Práticas pedagógicas de Educação Física em escolas do campo na perspectiva libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19730

Resumo

Este artigo tem como objetivo conceituar e aprofundar a compreensão das práticas pedagógicas de Educação Física em escolas do campo sob uma perspectiva libertadora, fundamentada nas contribuições teóricas de Paulo Freire e Elenor Kunz. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com a utilização de observação participante, entrevistas semiestruturada e registros em diário de campo, envolvendo cinco professores de Educação Física das escolas do campo do município de Conceição do Castelo/ES. Nos pressupostos teóricos, delineia-se uma trama conceitual apoiada nas contribuições que orientam o estudo de Educação Física sob a perspectiva libertadora. Fica evidente um distanciamento entre as práticas pedagógicas do Componente Curricular Educação Física e os saberes construídos pelos sujeitos do contexto local. Observam-se pequenos avanços nas práticas; contudo, ainda é necessária uma problematização crítica junto aos/às estudantes acerca das fragilidades e potencialidades que emergem no cotidiano escolar. Diante disso, destaca-se a necessidade de promoção de estudos e ações que contribuam para caracterizar e fortalecer essa modalidade educacional no território do campo, assegurando uma educação transformadora, pautada em experiências formativas que favoreçam a reflexão, o diálogo e a emancipação.

Palavras-chave: educação do campo, educação física, paulo freire, prática pedagógica.

 

Pedagogical Practices of Physical Education in Rural Schools from a Liberating Perspective

ABSTRACT. This article aims to conceptualize and deepen the understanding of Physical Education pedagogical practices in rural schools from a liberating perspective, grounded in the theoretical contributions of Paulo Freire and Elenor Kunz. A qualitative approach was adopted, utilizing participant observation, semi-structured interviews, and field diary entries, involving five Physical Education teachers from rural schools in the municipality of Conceição do Castelo, Espírito Santo. The theoretical premises outline a conceptual framework supported by the contributions that guide the study of Physical Education from a liberating perspective. A gap is evident between the pedagogical practices of the Physical Education Curricular Component and the knowledge constructed by individuals in the local context. Small advances in practices are observed; however, critical problematization with students regarding the weaknesses and strengths that emerge in everyday school life is still necessary. Therefore, the need to promote studies and actions that contribute to characterizing and strengthening this educational modality in rural areas is highlighted, ensuring a transformative education based on formative experiences that foster reflection, dialogue, and emancipation.

Keywords: rural education, physical education, paulo freire, pedagogical practice.

 

Prácticas pedagógicas de Educación Física en escuelas rurales desde una perspectiva liberadora

RESUMEN. Este artículo tiene como objetivo concebir y profundizar la comprensión de las prácticas pedagógicas de la Educación Física en las escuelas del campo con una perspectiva libertadora, fundamentada en las contribuciones teóricas de Paulo Freire y Elenor Kunz. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com a utilização de observação participante, entrevistas semiestruturadas e registros em diário de campo, involucrando cinco profesores de Educação Física das escolas do campo do município de Conceição do Castelo/ES. Nos pressupostos teóricos, delineia-se uma trama conceitual apoiada nas contribuições que orientam o estudo de Educação Física sob a perspectiva libertadora. Fica evidente um distanciamento entre las prácticas pedagógicas del Componente Curricular Educação Física y los saberes construidos pelos sujetos al contexto local. Observam-se pequenos avanços nas práticas; Sin embargo, todavía es necesaria una problematización crítica junto a los estudiantes acerca de las fragilidades y potencialidades que emergen en el cotidiano escolar. Diante disso, destaca la necesidad de promover estudios y acciones que contribuyan a caracterizar y fortalecer esa modalidad educativa en el territorio del campo, asegurando una educación transformadora, pautada en experiencias formativas que favorezcan la reflexión, el diálogo y la emancipación.

Palavras-chave: educação do campo, educação física, paulo freire, prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Martins de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Mestre no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação PPGPE/CE/UFES, na Linha "Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão Escolar". Pós graduada em Educação Infantil pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá e em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José em Cachoeiro de Itapemirim, atual Centro Universitário São Camilo, (2001). Experiência na área da Educação como professora do Núcleo Comum nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Componentes Curriculares Específicos nos Anos Finais e Ensino Médio. Experiência como Técnica Educacional (Pedagoga) nos Anos Finais do Ensino Fundamental e como Coordenadora Municipal de Programas Federais.

Débora Monteiro do Amaral, Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. É Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar, na linha de pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos". Pesquisadora na área de Educação Popular na perspectiva de Paulo Freire, Educação do Campo e Movimentos Sociais do Campo. Atualmente é docente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo do Espírito Santo (GEPECES) e é uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF - UFES). Atua como docente do Mestrado Profissional em Educação da UFES. Membro no Comitê Estadual de Educação do Campo do Espírito Santo (COMECES). Membro do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GT PAUA) na Associação de Docentes da UFES (ADUFES).

Referências

Cardoso, A. L. (2005). Futebol co-educativo na concepção crítico emancipatória: possibilidade pedagógicas. In Kunz, E. (org.). Didática da Educação Física 3: futebol (pp. 133-163). 2. ed. Ijuí, RS: Unijuí.

Cardoso, C. L. (2001). Concepção de Aulas Abertas. In Kunz, E. (Org.). Didática da Educação Física 1. (pp. 121-158). 2. ed. Ijuí, RS: Unijuí.

Carvalho, S. M. (2025). A formação permanente freireana de professores e professoras de Educação Física de Escolas do Campo no município de Conceição do Castelo/ES, com base em suas práticas pedagógicas (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

Freire, P. (2001). A educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez.

Freire, P. (1982). A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez.

Freire. P. (1981). Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In Brandão, C. R. (Org.). Pesquisa participante (pp. 34-41). São Paulo, SP: Brasiliense.

Freire, P. (1967). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Freire, P. (1983). Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática. 25. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra.

Freire, P. (1992). Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Freire, P. (2014). Pedagogia da tolerância. 3. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra.

Freire, P. (2022). Pedagogia do oprimido. 83. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Freire, P. (2016). Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 26. ed. São Paulo, SP: Paz e Terra.

Giovedi, V. M. (2016). Violência curricular e a práxis libertadora na escola pública. Curitiba, PR: Appris.

Kunz, E. (2001). Educação Física: ensino e mudanças. 2. ed. Ijuí, RS: Unijuí.

Kunz, E. (2005). Práticas Didáticas para um “Conhecimento de si’; de crianças e

jovens na Educação Física. In Kunz, E. (Org.). Didática da Educação Física 2 (pp. 15-52). 3. ed. Ijuí, RS: Unijuí.

Kunz, E. (1994). Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, RS: Unijuí.

Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. (2003, 9 de janeiro). Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Recuperado de: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm#:~:text=Nos%20estabelecimentos%20de%20ensino%20fundamental,Hist%C3%B3ria%20e%20Cultura%20Afro%2DBrasileira.

Maldonado, D. T. (2023). Paulo Freire com a educação física escolar: 15 problematizações sobre educar como ato político. In Bossle, F., Prodócimo, E., & Maldonado, D. T. (Orgs.). Diálogos da educação libertadora de Paulo Freire com a educação física escolar (pp. 15-25). Florianópolis, SC: Tribo da Ilha.

Minayo, M. C. S. (2007). Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In Minayo, M. C. S. et al. (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (pp. 61-77). 26. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Pereira, A. S., & Prodócimo, E. (2023). Paulo Freire, um sujeito que amou profundamente. In Bossle, F., Prodócimo, E., & Maldonado, D. T. (Orgs.). Diálogos da educação libertadora de Paulo Freire com a educação física escolar (pp. 80-102). Florianópolis, SC: Tribo da Ilha.

Saul, A. M., & Saul, A. (2018). Educação Permanente. In Streck, D. R., Redin, E., & Zitkoski, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire (pp. 169-170). 4. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Saul, A. M., & Saul, A. (2022). Tramas conceituais do pensamento freireano: uma construção para o ensino e a pesquisa. In Oliveira, I. A. de, & Santos, T. R. L. dos (Orgs.). Tramas conceituais sobre o pensamento educacional de Paulo Freire (pp. 15-34). São Carlos, SP: Pedro & João Editores.

Staviski, G., & Kunz, E. (2017). Sem tempo de ser criança: o se-movimentar como possibilidade de transgredir uma insensibilidade para o momento presente. In Kunz, E. (Org.). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança (pp. 39-70). 2. ed. ampl. Ijuí, RS: Unijuí.

Surdi, A. C., Marques, D. A. P., & Kunz, E. (2017). A sensibilidade na Educação Infantil: professoras advertem – as crianças precisariam brincar com mais liberdade – mas na escola é diferente. In Kunz, E. (Org.). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança (pp. 83-102). 2. ed. ampl. Ijuí, RS: Unijuí.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

Martins de Carvalho, S., & Monteiro do Amaral, D. (2025). Práticas pedagógicas de Educação Física em escolas do campo na perspectiva libertadora . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19730. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19730

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios