Editorial: (mis)paths of ethics in research and practice in education

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19571

Résumé

Diante das inúmeras questões éticas e metodológicas que permeiam o processo de pesquisa, este dossiê convida à leitura, à reflexão e à discussão aprofundada sobre as responsabilidades e os desafios envolvidos na realização de estudos científicos. Ao propor um diálogo crítico entre ética e metodologia, torna-se essencial considerar como esses aspectos podem se complementar na construção de conhecimentos que respeitem os direitos e a dignidade dos participantes, ao mesmo tempo que atendam aos mais altos padrões científicos. Que este convite inspire pesquisadores a repensarem suas práticas e seus compromissos, contribuindo para uma ciência mais ética, rigorosa e socialmente relevante.

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Bibliographies de l'auteur-e

Camila Mugnai Vieira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Professora no Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano da Unesp/Marília. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília, Linha Educação Especial no Brasil. Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional "Ensino em Saúde" da Pós-graduação da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), desde 2015. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Diferença, desvio e estigma", da Unesp de Marília. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília e Pós-Doutorado em Educação pela Unesp/Marília. Foi Docente da Disciplina de Psicologia da Famema de 2008-2022. Foi Chefe de Disciplina de Psicologia de 2013-2018. Orientadora na Sociedade Acadêmica Científica "Liga Acadêmica de Libras da Famema". 

Maewa Martina Gomes da Silva e Souza , Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Professora assistente junto ao Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília/SP. Pedagoga com habilitação em Deficiência Intelectual (Unesp), Psicopedagoga Clínica e Institucional (Indep), Especialista em Atendimento Educacional Especializado (Unesp), Mestra e Doutora na linha de Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília/SP. Vice-líder do Grupo de Pesquisa “Diferença, Desvio e Estigma”.

Adriana Alonso Pereira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutora e Mestra em educação, docente da Unesp/Marília/SP. Especialista em Educação Transformadora: Pedagogia, fundamentos e práticas pela PUCRS. Pedagoga pela Universidade de Marília/SP (Unimar). Membro do grupo de pesquisa “Diferença, Desvio e Estigma”.

Bianca Pereira Rodrigues Yonemotu , Faculdade João Paulo II - FAJOPA

Docente de Língua Brasileira de Sinas (Libras) na Faculdade João Paulo II (FAJOPA) em Marília/SP. Graduada em odontologia pela Universidade Santo Amaro - SP/SP (1996), licenciada em Biologia pelo Programa Especial de Formação Pedagógica em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano - Batatais/SP (2013), especialista em Educação Especial: práticas Inclusivas com ênfase em deficiência auditiva pela Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP (2007), mestre em Ensino em Saúde pela Faculdade de Medicina de Marília/SP (2019) e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Marília/SP.  Especialização em andamento em “Tradução e Interpretação de Libras: Educação, Arte e Cultura” no Instituto Singularidades/São Paulo-SP.

Sadao Omote, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1984), Livre-docência em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (1992) e provimento do cargo de Professor Titular mediante concurso público (1999). Aposentado em 2005, foi contratado em regime de CLT, como Professor Adjunto, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no mesmo ano. Foi aposentado compulsoriamente por idade em dezembro de 2020, mas continua como Professor Voluntário junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP. Fundador e Líder do Grupo de Pesquisa “Diferença, Desvio e Estigma” (1995-2020), continuando membro pesquisador até a data atual. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando e tendo vasta obra publicada.

Références

Brasil, Conselho Nacional de Saúde. (1996). Resolução CNS no 196, de 10 de outubro de 1996. Recuperado de: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegi/cns/1996/res0196_10_10_1996.html

Brasil, Conselho Nacional de Saúde. (2016). Resolução CNS no 510, de 07 de abril de 2016. Recuperado de https://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/conep/documentos/NORMAS-RESOLUCOES/Resoluo_n_510_-_2016_-_Cincias_Humanas_e_Sociais.pdf

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Publié-e

2025-06-15

Comment citer

Mugnai Vieira, C., Gomes da Silva e Souza , M. M., Alonso Pereira, A., Pereira Rodrigues Yonemotu , B., & Omote, S. (2025). Editorial: (mis)paths of ethics in research and practice in education. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19571. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19571

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: (DES) CAMINHOS DA ÉTICA EM PESQUISAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO