Educational pathways for rural students in the Acrean Amazon and the transgressive curriculum 

Auteurs-es

  • Klebe Miranda de Lima Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0009-0008-6805-3244
  • Beatriz França de Morais Universidade Federal do Acre (Ufac)
  • Tânia Mara Rezende Machado Pontíficia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19740

Résumé

ABSTRACT. In this study we aim to analyze the Single Reference Curriculum of Acre (SRCA) with a focus on Rural Education in order to understand how this curriculum is organized in the context of training itineraries and, from this, reflect on the contrast of this organization with the idea of ​​transgressing the prescribed curriculum and traditional teaching in pedagogical practices for High School (H.S). This is a study with a qualitative approach in which we used the documentary research methodology in SRCA and in the Opinion of the National Education Council (NEC) No. 03/2018, which deals with updates to the National Curricular Guidelines (NCG’s) for H.S, using the following authors as the theoretical analysis framework: Molina (2004; 2006) and Spivak (2010). The study realized pointed out that the training itineraries of secondary education for Rural Education show evidences of being organized in a colonial way in that it does not allow greater flexibility for the social construction of the curriculum. We conclude, therefore, that there are difficulties in the viability of critical and liberating pedagogical practices for the marginalized subjects of Rural Education and their epistemologies inferred from the documentary study carried out.

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Bibliographies de l'auteur-e

Klebe Miranda de Lima, Universidade Federal do Acre

Doutorando em Educação pela rede Educanorte - Polo Rio Branco/Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestre em Educação pela UFAC. Especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade Dom Alberto. Licenciado em Filosofia pela UFAC e Licenciando em Pedagogia pelo Centro Universitário Única (UniÚnica). É membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, das Águas e das Florestas nas Amazônias (Gecafa). Tem interesse nas áreas de Ética, Currículo, Educação do Campo, Educação Inclusiva, Metafísica e História da Filosofia. Fez parte da comissão do Simulado Semestral do Enade - Senade, no curso de Filosofia da Ufac (2023 - 2024). Atuou como professor temporário na escola Colégio Batista Betel (CBB), ministrando as disciplinas de Religião, Sociologia, Filosofia e Projeto de Vida para alunos do 5 ao 9 ano do Ensino Fundamental II e 1 ao 3 ano do Ensino Médio no ano de 2022. Atualmente é Professor substituto na área de Filosofia, lotado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFAC.

Beatriz França de Morais, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Licenciada em Letras/Libras pela UFAC (2022). Especialista em Educação Especial Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica (2024). Graduanda de Licenciatura em Filosofia/Ufac (2023 - presente), exerceu monitoria entre 2018 e 2022 da discente surda Monalisa Abreu Teixeira, atuou como Professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) no turno vespertino e também Professora mediadora no período matutino na Escola Estadual Jorge Kalume, localizada na zona rural de Rio Branco/AC e atualmente exerce a função de Professora do Atendimento Educacional Especializado na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Clícia Gadelha, também localizada em Rio Branco/AC. É bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Licenciatura em Filosofia da UFAC desde 2024. No Mestrado em Educação atua na linha de pesquisa: Formação de Professores, Educação e Linguagens e faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, Águas e Florestas na Amazônia Acreana (Gecafa). Tem interesse nas áreas de Educação Especial, Currículo, Educação do Campo, História da Filosofia, Ética e Lógica. 

Tânia Mara Rezende Machado, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1993), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. É líder do Grupo de Estudos da Educação do Campo - GECAFA. Compõe o Conselho Editorial da Revista de Letras e Humanidades Muiraquitã com sede na UFAC. Também é membro do Fórum da Educação do Campo, das Águas e Florestas - FAECAF. É professora associada IV da Universidade Federal do Acre, professora permanente do Mestrado Acadêmico em Educação da UFAC e do mestrado Profissionalizante em Ensino de História da mesma instituição e do Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em diferentes concepções de organizações curriculares e seus rebatimentos na formação humana; Ensino de História; Formação de professores de História; Formação de professores dos Campos, Águas e Florestas nas Amazônias.

Références

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Publié-e

2025-12-22

Comment citer

Miranda de Lima, K., França de Morais, B., & Rezende Machado, T. M. (2025). Educational pathways for rural students in the Acrean Amazon and the transgressive curriculum . Brazilian Journal of Rural Education, 10, e19740. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19740

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios