Os itinerários formativos para os estudantes do campo na Amazônia Acreana e o currículo transgressor

Autores

  • Klebe Miranda de Lima Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0009-0008-6805-3244
  • Beatriz França de Morais Universidade Federal do Acre (Ufac)
  • Tânia Mara Rezende Machado Pontíficia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19740

Resumo

Nesse estudo temos por objetivo analisar o Currículo de Referência Único do Acre (CRUA) com foco na Educação do Campo a fim de compreender de que modo este currículo está organizado no contexto dos itinerários formativos e, a partir disso, refletir sobre o contraste dessa organização com a ideia de transgredir ao currículo prescrito e o ensino tradicional nas práticas pedagógicas para o Ensino Médio (E.M). Trata-se de um estudo com uma abordagem qualitativa na qual utilizamos a metodologia da pesquisa documental no CRUA e no Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) Nº 03/2018 que trata das atualizações nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para o E.M tendo como referencial teórico de análise os seguintes autores: Molina (2004; 2006), Gadotti (1995) e Spivak (2010). O estudo realizado apontou que os itinerários formativos do ensino médio para a Educação do Campo demonstram indícios de estar organizado de maneira colonial na medida em que não permite uma maior flexibilidade para a construção social do currículo. Concluímos, assim, que há dificuldades para a viabilidade de práticas pedagógicas críticas e libertadoras para os sujeitos marginalizados da Educação do Campo e suas epistemologias inferidas a partir do estudo documental concretizado.

Palavras-chave: Amazônia Acreana, Educação do Campo, Itinerários Formativos, Currículos Transgressores.

 

Educational pathways for rural students in the Acrean Amazon and the transgressive curriculum 

ABSTRACT. In this study we aim to analyze the Single Reference Curriculum of Acre (SRCA) with a focus on Rural Education in order to understand how this curriculum is organized in the context of training itineraries and, from this, reflect on the contrast of this organization with the idea of ​​transgressing the prescribed curriculum and traditional teaching in pedagogical practices for High School (H.S). This is a study with a qualitative approach in which we used the documentary research methodology in SRCA and in the Opinion of the National Education Council (NEC) No. 03/2018, which deals with updates to the National Curricular Guidelines (NCG’s) for H.S, using the following authors as the theoretical analysis framework: Molina (2004; 2006) and Spivak (2010). The study realized pointed out that the training itineraries of secondary education for Rural Education show evidences of being organized in a colonial way in that it does not allow greater flexibility for the social construction of the curriculum. We conclude, therefore, that there are difficulties in the viability of critical and liberating pedagogical practices for the marginalized subjects of Rural Education and their epistemologies inferred from the documentary study carried out.

Keywords: Acre Amazon, Rural Education, Formation Itineraries, Transgression Curriculum.

 

Rutas educativas para estudiantes rurales de la Amazonia Acreana y el currículo transgresor

RESUMEN. En este estudio pretendemos analizar el Currículo Único de Referencia de Acre (CURA) con enfoque en la Educación Rural para comprender cómo se organiza este currículo en el contexto de los itinerarios formativos y, a partir de ello, reflexionar sobre el contraste de esta organización con la idea de transgredir el currículo prescrito y la enseñanza tradicional en las prácticas pedagógicas para la Escuela Secundaria (E.S). Este es un estudio con enfoque cualitativo en el que utilizamos la metodología de investigación documental en el CURA y en el Dictamen del Consejo Nacional de Educación (CNE) No. 03/2018, que aborda las actualizaciones de las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) para la E.M., tomando como marco de análisis teórico los siguientes autores: Molina (2004; 2006) y Spivak (2010). El estudio realizado señaló que los itinerarios formativos de la educación secundaria para la Educación Rural presentan signos de estar organizados de manera colonial en cuanto no permite una mayor flexibilidad para la construcción social del currículo. Concluimos, por tanto, que existen dificultades en la viabilidad de prácticas pedagógicas críticas y liberadoras para los sujetos marginados de la Educación Rural y sus epistemologías inferidas del estudio documental realizado.

Palabras clave: Acre Amazonía, Educación del Campo, Itinerarios Formativos, Currículums Transgresores.

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Biografia do Autor

Klebe Miranda de Lima, Universidade Federal do Acre

Doutorando em Educação pela rede Educanorte - Polo Rio Branco/Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestre em Educação pela UFAC. Especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade Dom Alberto. Licenciado em Filosofia pela UFAC e Licenciando em Pedagogia pelo Centro Universitário Única (UniÚnica). É membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, das Águas e das Florestas nas Amazônias (Gecafa). Tem interesse nas áreas de Ética, Currículo, Educação do Campo, Educação Inclusiva, Metafísica e História da Filosofia. Fez parte da comissão do Simulado Semestral do Enade - Senade, no curso de Filosofia da Ufac (2023 - 2024). Atuou como professor temporário na escola Colégio Batista Betel (CBB), ministrando as disciplinas de Religião, Sociologia, Filosofia e Projeto de Vida para alunos do 5 ao 9 ano do Ensino Fundamental II e 1 ao 3 ano do Ensino Médio no ano de 2022. Atualmente é Professor substituto na área de Filosofia, lotado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFAC.

Beatriz França de Morais, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Licenciada em Letras/Libras pela UFAC (2022). Especialista em Educação Especial Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica (2024). Graduanda de Licenciatura em Filosofia/Ufac (2023 - presente), exerceu monitoria entre 2018 e 2022 da discente surda Monalisa Abreu Teixeira, atuou como Professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) no turno vespertino e também Professora mediadora no período matutino na Escola Estadual Jorge Kalume, localizada na zona rural de Rio Branco/AC e atualmente exerce a função de Professora do Atendimento Educacional Especializado na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Clícia Gadelha, também localizada em Rio Branco/AC. É bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Licenciatura em Filosofia da UFAC desde 2024. No Mestrado em Educação atua na linha de pesquisa: Formação de Professores, Educação e Linguagens e faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo, Águas e Florestas na Amazônia Acreana (Gecafa). Tem interesse nas áreas de Educação Especial, Currículo, Educação do Campo, História da Filosofia, Ética e Lógica. 

Tânia Mara Rezende Machado, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1993), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. É líder do Grupo de Estudos da Educação do Campo - GECAFA. Compõe o Conselho Editorial da Revista de Letras e Humanidades Muiraquitã com sede na UFAC. Também é membro do Fórum da Educação do Campo, das Águas e Florestas - FAECAF. É professora associada IV da Universidade Federal do Acre, professora permanente do Mestrado Acadêmico em Educação da UFAC e do mestrado Profissionalizante em Ensino de História da mesma instituição e do Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em diferentes concepções de organizações curriculares e seus rebatimentos na formação humana; Ensino de História; Formação de professores de História; Formação de professores dos Campos, Águas e Florestas nas Amazônias.

Referências

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Miranda de Lima, K., França de Morais, B., & Rezende Machado, T. M. (2025). Os itinerários formativos para os estudantes do campo na Amazônia Acreana e o currículo transgressor. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19740. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19740

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios