Resenha: Granereau, A. (2020). O Livro de Lauzun: onde começou a Pedagogia da Alternância. Fortaleza: Edições UFC.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10380Resumo
A Obra de Abbé Granereau, Le livre de Lauzun - Une histoire des premières Maisons Familiales Rurales, publicada pela Editora Gerbert à Áurillac, Paris, 1969, com segunda edição pela Editora L’Harmattan, Paris, 2007, é fruto do diário que produziu consecutivamente descrevendo o processo de criação e expansão das escolas de formação em alternância, as Maisons Familiales Rurales (MFR). O presente trabalho é uma resenha dessa Obra publicada em 2020 no Brasil pelas Edições UFC, que pode ser apontada como a “Certidão de Nascimento” da Pedagogia da Alternância. Granereau discorre como, administrativa, filosófica e pedagogicamente foi sendo estruturada uma nova modalidade de cunho político-educacional em favor dos agricultores historicamente até então reféns de uma escola que decanta os valores urbanos. O livro retrata em detalhes a gênese da Pedagogia da Alternância, através da chamada Fórmula Pedagógica de Lauzun, enfocando: as dificuldades de implementação de novas ideias que diferem das fórmulas pedagógicas arraigadas; alternância de formação entre o tempo espaço escolar e o tempo espaço familiar-comunitário; organização didático-pedagógica interligando os dois momentos de estudo e trabalho; e a assunção dos agricultores da gestão da escola camponesa.
Palavras-chaves: Maison Familiale Rurale, Fórmula Pedagógica de Lauzun, Escola Camponesa.
Review: Granereau, A. (2020). O Livro de Lauzun: onde começou a Pedagogia da Alternância. Fortaleza: Edições UFC.
ABSTRACT. The work of Abbé Granereau, Le livre de Lauzun - Une histoire des premières Maisons Familiales Rurales, published by Editora Gerbert à Áurillac, Paris, 1969, with a second edition by Editora L'Harmattan, Paris, 2007, is the result of the diary he produced consecutively describing the process of creating and expanding alternating training schools, the Maisons Familiales Rurales (MFR). The present work is a review of this work published in 2020 in Brazil by UFC Editions, which can be identified as the “Birth Certificate” of Pedagogy of Alternation. Granereau discusses how, philosophically and pedagogically, a new modality of political and educational nature was being structured in favor of farmers historically hitherto held hostage by a school that decanted urban values. The book portrays in detail the genesis of Pedagogy of Alternation, through the so-called Pedagogical Formula of Lauzun, focusing on: the difficulties of implementing new ideas that differ from ingrained pedagogical formulas; alternation of training between school and family-community time; didactic-pedagogical organization linking the two moments of study and work; and, the farmers taking over the management of the peasant school.
Keywords: Maison Familiale Rurale, Pedagogical Formula of Lauzun, Peasant School.
Revisión: Granereau, A. (2020). O Livro de Lauzun: onde começou a Pedagogia da Alternância. Fortaleza: Edições UFC.
RESUMEN. La obra del Abbé Granereau, Le livre de Lauzun - Une histoire des premières Maisons Familiales Rurales, editada por Editora Gerbert à Áurillac, París, 1969, con una segunda edición de Editora L'Harmattan, París, 2007, es el resultado del diario que producido consecutivamente describiendo el proceso de creación y expansión de las escuelas de formación alterna, las Maisons Familiales Rurales (MFR). El presente trabajo es una revisión de este trabajo publicado en 2020 en Brasil por UFC Editions, que puede ser identificado como el “Certificado de Nacimiento” de la Pedagogía de la Alternancia. Granereau analiza cómo, filosófica y pedagógicamente, se estaba estructurando una nueva modalidad de carácter político y educativo a favor de los campesinos históricamente rehén de una escuela que decantó los valores urbanos. El libro retrata en detalle la génesis de la Pedagogía de la Alternancia, a través de la denominada Fórmula Pedagógica de Lauzun, centrándose en: las dificultades para implementar nuevas ideas que difieran de las fórmulas pedagógicas arraigadas; alternancia de formación entre tiempo escolar y familiar-comunitario; organización didáctico-pedagógica que vincula los dos momentos de estudio y trabajo; y los agricultores asumiendo la dirección de la escuela campesina.
Palabras clave: Maison Familiale Rurale, Fórmula Pedagógica de Lauzun, Escuela Campesina.
Downloads
Referências
Granereau, A. (2020). O Livro de Lauzun: onde começou a Pedagogia da Alternância. Fortaleza: Edições UFC.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).