Galinheiro Pedagógico: um espaço de alfabetização científica no Clube de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11573Palavras-chave:
Scientific Literacy; Meaningful Learning; Country Science and Education Club.Resumo
Este artigo teve como objetivo verificar se as atividades desenvolvidas no Clube de Ciências a partir da realidade dos educandos contribuíram para uma aprendizagem significativa dos alunos do 3°, 4° e 5° anos de uma escola do/no campo. Para realização desta pesquisa foram elaboradas oito atividades, em dois meses que envolveu a construção de um galinheiro, evolução da terra e estudo sobre as galinhas. Para levantamento dos dados foi realizado a construção de um livro com os conteúdos estudados. Na análise dos dados se utilizou da Análise Textual Discursiva. Concluiu-se que a Educação em Ciências na escola do/no campo, partindo da realidade dos estudantes através do Clube de Ciências, potencializaram uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave: popularização da ciência, aprendizagem significativa, clube de ciências, educação do campo.
Pedagogical chicken: a space for scientific literacy in the science club
ABSTRACT. This article aimed to verify if the activities developed in the Science Club based on the reality of the students contributed to a significant learning of the students of the 3rd, 4th and 5th years of a school in the countryside. In order to carry out this research, eight activities were carried out in two months, which involved the construction of a chicken coop, the evolution of the land and a study on the hens. To collect the data, a book with the studied contents was built. In the analysis of the data it was used the Discursive Textual Analysis where it was concluded that the Science Education in the school of/in the countryside, starting from the reality of the students through the Science Club, potentiated a significant learning.
Keywords: popularization of science, meaningful learning, countryside science, and rural education.
Gallinero pedagógico: un espacio de alfabetización científica en el club de ciencias
RESUMEN. Este artículo tuvo como objetivo verificar si las actividades desarrolladas en el Club de Ciencias a partir de la realidad de los alumnos contribuyeron a un aprendizaje significativo de los alumnos de 3º, 4º y 5º curso de una escuela en el campo. Para la realización de esta investigación se elaboraron ocho actividades, en dos meses, que involucraron la construcción de un gallinero, evolución de la Tierra y estudio de las gallinas. Para la recogida de datos se construyó un libro con los contenidos estudiados. En el análisis de los datos se utilizó el Análisis Textual Discursivo donde se concluyó que la Educación Científica en la escuela de/en el campo, a partir de la realidad de los estudiantes a través del Club de Ciencias, potenció un aprendizaje significativo.
Palabras clave: popularización de la ciencia, aprendizaje significativa, club de ciencia, educación rural.
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