Participação comunitária na educação escolar quilombola: a Carta de Anuência no quilombo João Surá (PR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12409

Resumo

A Educação Escolar Quilombola nasce da luta das populações quilombolas pelo direito à uma educação escolar que corresponda às suas especificidades, sendo esta compreendida como uma educação escolar que vem a somar com a educação quilombola já realizada no cotidiano da vida comunitária. Desse modo, a participação comunitária na Educação Escolar Quilombola é fundamental para a sua realização. O quilombo João Surá, localizado no Paraná, conta com um Colégio Estadual Quilombola, onde, desde 2011, tem sido adotado a Carta de Anuência como um instrumento por meio do qual a comunidade escolhe os servidores que atuarão na escola. O estudo aqui apresentado teve como objetivo analisar a adoção da Carta de Anuência na escola mencionada sob a perspectiva da participação comunitária. A pesquisa foi realizada entre 2018 a 2020, tendo por base a metodologia de pesquisa-ação. Os resultados indicaram que a Carta de Anuência tem contribuído para um processo de maior participação comunitária na educação escolar, onde a comunidade se apropria e significa o instrumento, apontando possibilidades para outras comunidades.

Palavras-chave: Quilombo João Surá (PR), CEQ Diogo Ramos, participação comunitária, Carta de Anuência.

 

Community participation in quilombola school education: the Letter of Consent in the quilombo João Surá (PR)

ABSTRACT. Quilombola School Education arises from the struggle of quilombola populations for the right to a school education that corresponds to their particularities, which is understood as a school education that comes in addition to the quilombola education, already carried out in the daily life of community life. Thus, community participation in Quilombola School Education is essential for its realization. The João Surá quilombo, located in Paraná, has a Quilombola State School, in which since 2011 the Letter of Consent has been adopted as an instrument through which the community can appoint the civil servants to the school. The study here presented aims to analyze the adoption of the Letter of Consent at the aforesaid school, specially by taking the community participation in consideration. The research took place between 2018 and 2020, based on the action research methodology. The results indicate that the Letter of Consent has contributed to a process of greater community participation in school education, where the community appropriates from and signifies the instrument (i.e. the Letter of Consent), pointing out new possibilities for other communities.

Keywords: Quilombo João Surá (PR), CEQ Diogo Ramos, Community Participation, Letter of Consent.

 

Participación comunitaria en la educación escolar quilombola: la carta de consentimiento en el quilombo João Surá (PR)

RESUMEN. La Educación Escolar Quilombola nace de la lucha de las poblaciones quilombolas por el derecho a una educación escolar que corresponda a sus especificidades, entendida como una educación escolar que se suma a la educación quilombola ya realizada en la vida diaria de vida comunitaria. Así, la participación comunitaria en la Educación Escolar Quilombola es fundamental para su realización. El quilombo João Surá, ubicado en Paraná, cuenta con un Colegio Estatal Quilombola, donde, desde 2011, se adopto la Carta de Consentimiento como un instrumento a través del cual la comunidad elige a los servidores que trabajarán en la escuela. El estudio aquí presentado tuvo como objetivo analizar la adopción de la Carta de Consentimiento en la mencionada escuela desde la perspectiva de la participación comunitaria. La investigación se realizó entre 2018 y 2020, basado en la metodología de investigación acción, donde, además de encuestas bibliográficas y documentales sobre el tema, se realizaron entrevistas con líderes comunitarios y con empleados de esa escuela. Los resultados indican que la Carta de Consentimiento ha contribuido a un proceso de mayor participación comunitaria en la educación escolar, donde la comunidad se apropia y significa el instrumento, señalando posibilidades para otras comunidades.

Palabras clave: Quilombo João Surá (PR), CEQ Diogo Ramos, participación comunitaria, Carta de Consentimiento.


Palavras-chave: Quilombo João Surá (PR), CEQ Diogo Ramos, participação comunitária, Carta de Anuência.

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Biografia do Autor

Cassius Marcelus Cruz, Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Professor do Instituto Federal de Rondônia - IFRO. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de  Campinas-UNICAMP. Diretor do Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos (fevereiro de 2016 a setembro de 2021). Membro do Núcleo Afro CEBRAP e do LAPPA/UNICAMP.

Carla Fernanda Galvão Pereira, Secretaria de Educação e Desporto do Estado do Paraná - SEED/PR

Quilombola, integrante da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Bairro João Surá e professora do Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos. Licenciada em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná-UFPR.

Rosilene Komarcheski, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Bacharel em Gestão Ambiental, Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento e Doutora em Sociologia, pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Integra o Grupo de Estudos sobre Conflitos e Resistências no Campo.  

Vanessa Gonçalves da Rocha, Secretaria de Educação e Desporto do Estado do Paraná - SEED/PR

Professora da rede estadual de educação do Paraná. Licenciada em Letras pela Universidade Norte do Paraná e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Faz parte dos coletivos nacional e estadual de Educação Escolar Quilombola e do grupo de estudos e trabalho ErêYá da UFPR.

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Publicado

2022-03-20

Como Citar

Cruz, C. M., Galvão Pereira, C. F. ., Komarcheski, R., & Gonçalves da Rocha, V. (2022). Participação comunitária na educação escolar quilombola: a Carta de Anuência no quilombo João Surá (PR). Revista Brasileira De Educação Do Campo, 7, e12409. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12409

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