Desafios da inserção dos egressos e egressas da Licenciatura em Educação do Campo no trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12969Resumo
Com uma década e meia de existência, são pertinentes investigações sobre os alcances do projeto formativo da Licenciatura em Educação do Campo. Neste estudo, sistematizamos reflexões dos desafios da inserção no trabalho docente de egressos e egressas do referido curso da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolvemos pesquisa bibliográfica sobre o trabalho docente, além do projeto formativo desta licenciatura, a análise documental, a coleta de dados com a pesquisa de campo, de caráter exploratório, e a aplicação de questionário. Os resultados, ainda parciais, indicam como aspectos limitantes: a não inclusão da habilitação de Licenciatura em Educação do Campo em processos seletivos, a recusa do/a egresso/a por órgãos e/ou instituições educativas, ou a contratação como não habilitado. Algumas situações foram revertidas pelo diálogo e recursos aos editais, aspecto considerado como avanço. Como elemento contraditório e emergente ao debate se coloca a restrição do diploma para atuação apenas em escolas do campo. No aprofundamento das discussões sobre a titulação e a inserção no trabalho docente, pontuamos a relevância da organização coletiva dos/as egressos/as por meio dos movimentos de luta da Educação do Campo, elementos necessários ao horizonte de atuação para a transformação das escolas.
Palavras-chave: trabalho docente, licenciatura em educação do campo, inserção profissional.
Challenges of inserting graduates of the Licentiate Degree in Rural Education in a teaching profession
ABSTRACT. In this study, we made reflections of the challenges from inserting graduates into the teaching profession of the aforementioned course at the Universidade Federal Santa Catarina. We developed bibliographic research on the teaching work and the graduation project of this degree, document analysis, data collection with field research, of an exploratory nature, and the data gathering using a questionnaire. The results, still partial, indicate as limiting aspects: the non-inclusion of the qualification of a Licentiate Degree in Educação do Campo (Rural Education) in qualifying processes, the refusal of the graduate by the educational council and/or institutions, or being hired as non-qualified. Some situations were reversed by dialogue and appeals to public notices, an aspect considered as an enhancement. As a contradictory and emerging element to the debate, there is a restriction of the diploma and the job duties being valid only for rural schools. Advancing on the discussions about the degree and insertion in the teaching profession, we pointed out the relevance of the collective organization of the graduates through the movements that fights for Rural Education. Necessary improvements for the transformation of schools and for the future horizon.
Keywords: teaching profession/work, degree in rural education, professional insertion.
Desafíos de la inserción de los egresados y egresadas de la Licenciatura en Educación del Campo en el trabajo docente
RESUMEN. Con una década y media de existencia, las investigaciones sobre la Licenciatura en Educación del Campo son pertinentes. En este trabajo, sistematizamos reflexiones de los desafíos de la inserción de los egresados de dicha carrera de la Universidad Federal de Santa Catarina. Desarrollamos un estudio bibliográfico sobre el trabajo docente y el proyecto formativo de la licenciatura, el análisis de los documentos, la recolección de datos con la investigación de campo, de naturaleza exploratoria y la aplicación de un cuestionario. Los resultados, aún parciales, indican como aspectos limitadores: la no inclusión de la habilitación en los procesos de selección, el no reconocimiento del egresado por parte de los órganos y/o instituciones educativas, o su contratación como no habilitado. Algunas situaciones fueron invertidas mediante apelaciones ante los edítales. Sin embargo, como elemento contradictorio que se está debatiendo, se coloca la restricción del título para el ejercicio apenas en las escuelas del campo. En las discusiones avanzadas sobre esta exigencia para la inserción en el trabajo docente, apuntamos la relevancia de la organización colectiva de los egresados por medio de los movimientos de lucha de la Educación del Campo, medidas necesarias en vista del horizonte de actuación para la transformación de las escuelas.
Palabras clave: trabajo docente, licenciatura en educación del campo, inserción profesional.
Downloads
Referências
Andrade, F. M. R, & Rodrigues, M. O. M. (2020). Escolas do campo e infraestrutura: aspectos legais, precarização e fechamento. Educação em Revista, 36, 1-19. https://doi.org/10.1590/0102-4698234776
Anhaia, E. M. (2018). Formação de professores: realidade, contradições e possibilidade do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFFS – Campus de Laranjeiras do Sul: 2012 –2017 (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/190909/PEED1315-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y
Antunes-Rocha, M. I., & Martins, A. A. (Orgs.). (2009). Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica.
Azevedo, A. P. L, Lopes, S. N., & Lopes, F. M. N. (2019). Precarização do trabalho docente na educação básica: causas e consequências. Brazilian Journal of Development, 5(10), 19413-19428. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-167
Calazans, M. J. (1993). Para compreender a educação do Estado no meio rural – traços de uma trajetória. In Therrien, J., & Damasceno, M. N. (Eds.). Educação e escola no campo (pp. 172-184). Campinas: Papirus.
Caldart, R. S. (2010). Licenciatura em Educação do Campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In Caldart, R. S., Fetzner, A. R., Rodrigues, R., & Freitas, L. C. (Orgs.). (2010). Caminhos para a transformação da escola: reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo (s./p.). São Paulo: Expressão Popular.
Caldart, R. S., Fetzner, A. R., Rodrigues, R., & Freitas, L. C. (Orgs.). (2010). Caminhos para a transformação da escola: reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular.
Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). (2012). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Campos, A., Fonseca, C., Britto, F., Arcanjo, G., Britto,P., Lira, I., Castro, L., Lobato, P., Marquez, R., & Firmeza, Y. (2017). Expedição catástrofe: por uma arqueologia da ignorância. Rumos Itaú Cultural. Recuperado de https://expedicaocatastrofeblog.wordpress.com
Carvalho, L. C., Robaert, S., & Freitas, L. M. (2015). A Educação do Campo no contexto da educação brasileira: questões históricas, políticas e legais. Anais do Seminário Nacional de Formação de Professores. Universidade Federal de Santa Maria, p. 1 - 11. Recuperado de https://www.ufsm.br/eventos/snfp/
Edital de Convocação Nº 09, de 29 de abril de 2009. (2009, 29 de abril). Convoca as Instituições Públicas de Educação Superior – IES públicas – para apresentarem projetos de Cursos de Licenciatura em Educação do Campo… Recuperado de http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/edital_procampo_20092.pdf
Edital de seleção Nº 02/2012 (2012, s/d). Chamada Pública para seleção de Instituições Federais de Educação Superior – IFES, denominação utilizada para designar as Universidades Federais e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, para criação de cursos de Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade presencial. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11569-minutaeditais-selecao-ifesifets-03092012&Itemid=30192
Edital Nº 2, de 23 de abril de 2008. (2008, 23 de abril). Chamada pública para seleção de projetos de instituições públicas de ensino superior para o PROCAMPO. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/edital_procampo.pdf
Edital Nº 2271/2017/SED (2017, 14 de agosto). Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual para atuação nos seguintes cargos: Professor ... da Educação Básica, nas Unidades Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina. Recuperado de https://bityli.com/S2FNH
EDUCAMPO/UFSC. (2020). Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. Carta aos Egressos/as da Educampo/UFSC. Florianópolis.
Freitas, L. C. (2018). A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular.
Hanff, B. B. C. (2021). Pósfacio. In Britto, N. S. Q., & Guerrero, P. (Org.). Campo, Ciências da Natureza, Matemática e Agroecologia: fios e sujeitos que teceram uma década da Licenciatura em Educação do Campo da UFSC (pp. 273-304). Tubarão: Copiart.
Kosik, K. (1976). Dialética do Concreto. São Paulo: Paz e Terra.
Mészarós, I. (2008). O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. São Paulo: Boitempo. https://doi.org/10.5007/2175-7984.2008v7n13p17
Minayo, M. C., & Deslandes, S. F. (2002). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Molina, M. C. (2015) Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, 1(55), 145-166. https://doi.org/10.1590/0104-4060.39849
Molina, M. C. (2017). Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo para as políticas de formação de educadores. Educação & Sociedade, 38(140), 587-609. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302017181170
Molina, M. C., & Pereira, M. F. R. (2021). Atuação de egressos(as) das licenciaturas em Educação do Campo: reflexões sobre a práxis. Revista Da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 30(61), 138-159. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p138-159
Molina, M. C., Antunes-Rocha, M. I., & Martins, M. F. (2019). A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação, 24. https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240051
Molina, M., & Sá, L. (2012). Licenciatura em Educação do Campo. In Caldart, R. S., Pereira, I. B., Alentejano, P., & Frigotto, G. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (s./p.). Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Motta, V. C. (2012). Reajuste da ideologia do capital humano: introduzindo a ideologia do capital social no âmbito da educação escolar. In Motta, V. C. (Org.). Ideologia do capital social: atribuindo uma face mais humana do capital (s./p.). Rio de Janeiro: EdUERJ.
Motta, V. C., Leher, R., & Gawryszewski, B. (2018) A pedagogia do capital e o sentido das resistências da classe trabalhadora. Ser Social, 20(43). https://doi.org/10.26512/ser%20social.v20i43.18862
Munarim, A. (2008). Trajetória do movimento nacional de educação do campo no Brasil. Educação, 33(1), 57-72. http://dx.doi.org/10.5902/19846444
Nota Técnica Conjunta nº 3/2016 - SED/DIGR/DIGP (2016, 13 de dezembro). Reconhecimento da habilitação dos egressos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Recuperado de https://ledoc.paginas.ufsc.br/files/2021/01/1_nota-t%C3%A9cnica-_reconhecimento.-habilita%C3%A7%C3%A3o.sed_.-1.pdf
Oliveira, D. A. (2010). Trabalho docente. In Oliveira, D. A., Duarte, A. C., Vieira, L. F. (Orgs.). Dicionário Trabalho, profissão e condição docente. Recuperado de https://gestrado.net.br/verbetes/trabalho-docente/
Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018 (2018, 17 de dezembro). Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio… Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104101-rcp004-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192
Santos, C. A. (2012). Educação do Campo e políticas públicas no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais do campo na instituição de políticas públicas e a Licenciatura em Educação do Campo na UnB. Brasília: Liber Livro.
Saviani, D. (2009). Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, 14(40), 143155. https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012
Silva, K. A. C. P. C. (2018). Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. Campinas: Mercado das Letras.
Taffarel, C. Z., & Munarim, A. (2015). Pátria educadora e fechamento de escolas do campo: o crime continua. Revista Pedagógica, 17(35), 41-51. https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3053
UFSC. (2015). Proposta Político Pedagógica - adaptação curricular. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Recuperado de https://educampo.grad.ufsc.br/projeto-ppp/
Verdério, A., & Lima, A. G. (2021). A problemática acerca da inserção profissional dos licenciados em educação do campo na rede pública de educação do Paraná. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9576
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).