Avaliação do trabalho docente durante a Pandemia: a realidade da Educação Infantil, no interior do estado do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15593Resumo
O presente trabalho trata da avaliação do desempenho docente na pandemia. Resultado de uma pesquisa com professoras que atuam na área de Educação Infantil, no interior do estado do Tocantins. O objetivo é analisar a avaliação do desempenho docente na Educação Infantil, considerando a participação da família como seguimento avaliador desse processo. A fundamentação teórica consistiu em uma revisão bibliográfica de autores como: Gatti (2014), Duarte; Hypólito (2020), Zatti; Minhoto (2019), dentre outros. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário desenvolvido pelo grupo de pesquisa – GIEPEES. O questionário foi dirigido ao conjunto das professoras da educação básica, entretanto, neste artigo foram analisadas somente as respostas das professoras de Educação Infantil. O estudo evidencia que a avaliação do desempenho docente na Educação Infantil, durante a pandemia, não se caracterizou por uma ação sistemática das redes de ensino ou escolas, mas, sim, por um olhar específico das famílias que valorizou a linguagem adequada ao processo educativo, o domínio de conteúdos e a interação com a família.
Palavras-chave: avaliação do desempenho docente, educação infantil, pandemia.
Evaluation of teaching work during the Pandemic: the reality of Early Childhood Education, in the interior of the state of Tocantins
ABSTRACT. The present work deals with the evaluation of teaching performance in the pandemic. Result of a survey with teachers who work in the area of Early Childhood Education, in the interior of the state of Tocantins. The objective is to analyze the evaluation of teaching performance in Early Childhood Education, considering the participation of the family as an evaluative follow-up of this process. The theoretical foundation consisted of a bibliographic review of authors such as: Gatti (2014), Duarte; Hypólito (2020), Zatti; Minhoto (2019), among others. Data collection took place through a questionnaire developed by the research group – GIEPEES. The questionnaire was addressed to all primary education teachers, however, in this article only the responses of early childhood education teachers were analyzed. The study shows that the evaluation of teacher performance in Early Childhood Education, during the pandemic, was not characterized by a systematic action by teaching networks or schools, but by a specific look at families that valued the language appropriate to the educational process, mastery of content and interaction with the family.
Keywords: teacher performance evaluation, early childhood education, pandemic.
Evaluación del trabajo docente durante la Pandemia: la realidad de la Educación Infantil, en el interior del estado de Tocantins
RESUMEN. El presente trabajo trata sobre la evaluación del desempeño docente en la pandemia. Resultado de una encuesta con docentes que actúan en el área de Educación Infantil, en el interior del estado de Tocantins. El objetivo es analizar la evaluación del desempeño docente en Educación Infantil, considerando la participación de la familia como seguimiento evaluativo de este proceso. La fundamentación teórica consistió en una revisión bibliográfica de autores como: Gatti (2014), Duarte; Hypólito (2020), Zatti; Minhoto (2019), entre otros. La recolección de datos ocurrió a través de un cuestionario desarrollado por el grupo de investigación – GIEPEES. El cuestionario estaba dirigido a todos los docentes de educación primaria, sin embargo, en este artículo solo se analizaron las respuestas de los docentes de educación infantil. El estudio muestra que la evaluación del desempeño docente en Educación Infantil, durante la pandemia, no se caracterizó por una actuación sistemática de las redes docentes o de las escuelas, sino por una mirada específica a las familias que valoraban el lenguaje adecuado al proceso educativo, dominio de los contenidos e interacción con la familia.
Palabras clave: evaluación del desempeño docente, educación infantil, pandemia.
Downloads
Referências
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. (2018). Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Duarte, A. W. B., & Hypolito, Á. M. (2020). Docência em tempos de Covid-19: uma análise das condições de trabalho em meio a pandemia. Revista Retratos da Escola, 14(30), 736-753, set./dez. 2020. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1207
Dourado, L. F., & Siqueira R. M. (2020). Trabalho e formação de professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Revista Retratos da Escola, 14(30), 842-857. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1211
Gatti, B. A. (2014). Avaliação e qualidade do desenvolvimento profissional docente. Avaliação, 19(2), 373-384. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200006
Gonçalves, A. P. O., & Constantino, P. R. P. (2020). Desafios para avaliação do desempenho docente em tempos de pandemia da Covid-19: O contexto do IFSP, 442-452, 11. Recuperado de: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/1021/af27676bb72caa1f12cd095da789837e.pdf
Maués, O. C. (2016). As Políticas de Avaliação da Educação Básica e o Trabalho Docente. Linhas Críticas, 22(48), 442-461. https://doi.org/10.26512/lc.v22i48.4918
Oliveira, D. A., & Junior P. E. A. (2020). Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola, 14(30), 719-735, set./dez. 2020. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1212
Vieira, L. M. F., & Falciano, B. T. (2020). Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores. Revista Retratos da Escola, 14(30), 788-805. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1224
Zatti, A. M & Minhoto, M. A. P. (2019) Política de avaliação do desempenho docente nas redes estaduais de ensino do Brasil. Educação e Pesquisa, 45. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945188993
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ângela Maria Vasconcelos Santana, Cleomar Locatelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).