Os métodos de ensinar e de aprender e suas relações com a história e a memória da educação

Autores

  • Francisca Rodrigues Lopes Universidade Federal do Norte do Tocantins image/svg+xml
  • José Ricardo Souza Mafra Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19419

Resumo

As vivências na infância talvez sejam as lembranças mais significativas para uma pessoa, pois se constituem na memória de suas experiências. Ações como brincar, ir à escola, trabalhar e participar dos eventos familiares ou na comunidade trazem aprendizagens e deixam marcas na memória. Este texto é fruto de uma pesquisa cujo principal objetivo é investigar a memória dos métodos de ensinar e os recursos pedagógicos que eram utilizados para alfabetizar as crianças das décadas de 1950 a 1990, a fim de evidenciar o lugar que os instrumentos, os métodos e os castigos utilizados no ensino ocupam nas lembranças que marcaram a infância de pessoas de várias gerações. A metodologia envolve as categorias de pesquisa bibliográfica, documental e iconográfica, através do levantamento de ícones como: Livros, Cartilhas, ABC, Tabuadas, Réguas, Varas, Palmatórias etc., que eram utilizados no ensino. A pesquisa inclui também visitas a Museus e Centros de Memórias que tenham em seus acervos objetos representativos das práticas de ensinar as primeiras letras e números. Já foram visitados o Museu de Artes de São Paulo (MASP), Museu do Catavento (SP), o Museu Histórico de Carolina (MA) e o Centro de Memória da Educação (Cemed) do CEHS de Tocantinópolis.

Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino, História, Memória.

 

Teaching and learning methods and their relationship with the history and memory of education

ABSTRACT: Childhood experiences are perhaps the most significant memories for a person, as they constitute the memory of their experiences. Actions such as playing, going to school, working and participating in family or community events bring learning and leave marks on the memory. This text is the result of a research whose main objective is to investigate the memory of the teaching methods and the pedagogical resources that were used to teach children to read and write from the 1950s to the 1990s, in order to highlight the place that the instruments, methods and punishments used in teaching occupy in the memories that marked the childhood of people of various generations. The methodology involves the categories of bibliographic, documentary and iconographic research, through the survey of icons such as: Books, Booklets, ABC, Multiplication Tables, Rulers, Rods, Paddling, etc., which were used in teaching. The research also includes visits to Museums and Memory Centers that have in their collection’s objects representative of the practices of teaching the first letters and numbers. The São Paulo Museum of Arts (MASP), the Catavento Museum (SP), the Carolina Historical Museum (MA) and the Education Memory Center (Cemed) of the CEHS in Tocantinópolis have already been visited.

Keywords: Learning, Teaching, History, Memory.

 

Métodos de enseñanza y aprendizaje y su relación con la historia y la memoria de la educación

RESUMEN: Las experiencias de la infancia son quizás los recuerdos más significativos para una persona, ya que constituyen la memoria de sus experiencias. Acciones como jugar, ir a la escuela, trabajar y participar en eventos familiares o comunitarios traen aprendizajes y dejan marcas en la memoria. Este texto es el resultado de una investigación cuyo objetivo principal es indagar en la memoria de los métodos de enseñanza y los recursos pedagógicos que se utilizaron para enseñar a leer y escribir a los niños desde la década de 1950 hasta la década de 1990, con el fin de resaltar el lugar que ocupan los instrumentos, métodos y castigos utilizados en la enseñanza en las memorias que marcaron la infancia de personas de diversas generaciones. La metodología involucra las categorías de investigación bibliográfica, documental e iconográfica, a través del levantamiento de íconos como: Libros, Cuadernillos, Abecedario, Tablas de Multiplicar, Reglas, Varas, Palmatorias, etcétera, los cuales fueron utilizados en la enseñanza. La investigación también incluye visitas a Museos y Centros de Memoria que tienen en sus colecciones objetos representativos de las prácticas de enseñanza de las primeras letras y números. Ya se visitaron el Museo de Arte de São Paulo (MASP), el Museo del Catavento (SP), el Museo Histórico de Carolina (MA) y el Centro de Memoria Educativa (Cemed) del CEHS en Tocantinópolis.

Palabras clave: Aprendizaje, Enseñanza, Historia, Memoria.

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Biografia do Autor

Francisca Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professora da Uiversidade Federal do Tocantins - Campus de Tocantinópolis. Curso de Pedagogia.

Doutora em Comunicação e Semiótica.

Autora dos livro:

- Quando Deus quer (2010)

- Da sedução de ensinar, do desejo de aprender: (Inter)mediações do processo ensino-aprendizagem (2011)

José Ricardo Souza Mafra, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará; Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Educação, área de concentração em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA. Atua como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia Doutorado em Educação em Rede PPGEDA/UFPA e no Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/UFMT) Associação em Rede intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Lopes, F. R., & Souza Mafra, J. R. (2024). Os métodos de ensinar e de aprender e suas relações com a história e a memória da educação . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, 19419 . https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19419

Edição

Seção

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares