Aspectos éticos para a escuta de crianças nas pesquisas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19513Palavras-chave:
educação, ética, criançasResumo
Em 1996, foi aprovada a Resolução nº 196, a qual apresenta diretrizes e normas para as pesquisas que envolvem seres humanos. Nesse mesmo ano, foi criado o Comitê de Ética em Pesquisa. Dentre as investigações, há as realizadas com crianças, compreendidas como pessoas com até 12 anos incompletos. Nessa perspectiva, o objetivo geral consiste em analisar aspectos éticos das pesquisas feitas com crianças, na escola, enquanto os específicos, em compreender elementos éticos das pesquisas com crianças contidos no site da Plataforma Brasil e nas pesquisas que utilizaram a escuta de crianças, como aspectos metodológicos. Realizaram-se pesquisa documental e bibliográfica, consultando a Plataforma Brasil e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A análise dos textos selecionados, possibilitou compreender que os aspectos éticos contidos na Plataforma Brasil, associados às crianças, enfocam no consentimento dos responsáveis e assentimento das crianças, que, a partir dos 7 anos, têm no termo de assentimento uma obrigatoriedade. Ademais, há uma preocupação em explicitar claramente todos os passos da pesquisa aos responsáveis e, especialmente, às crianças, lembrando-se que as crianças são sujeitos de direitos que também precisam ser ouvidas.
Palavras-chave: pesquisa, educação, ética, crianças.
Ethical aspects for listening to children in educational research
ABSTRACT. In 1996, Resolution No. 196 was approved, presenting guidelines and standards for research involving human beings. In that same year, the Research Ethics Committee was established. Among the research conducted are those involving children, defined as individuals under 12 years of age. From this perspective, the general objective is to analyze the ethical aspects of research conducted with children in schools, while the specific objectives focus on understanding the ethical elements of research with children found on the Brazil Platform and in studies that utilized children's voices as methodological aspects. Documentary and bibliographic research was carried out, consulting the Brazil Platform and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. The analysis of the selected texts allowed for an understanding that the ethical aspects contained in the Brazil Platform, associated with children, focus on the consent of guardians and the assent of children, which, starting at the age of 7, has a mandatory requirement. Additionally, there is a concern to clearly explain all steps of the research to guardians and, especially, to the children, reminding that children are subjects of rights who also need to be heard.
Keywords: research, education, ethic, children.
Aspectos éticos para la escucha de los niños en la investigación educativa
RESUMEN. En 1996, se aprobó la Resolución nº 196, que presenta directrices y normas para las investigaciones que involucran seres humanos. En ese mismo año, se creó el Comité de Ética en Investigación. Entre las investigaciones, están las realizadas con niños, comprendidos como personas de 12 años incompletos. Desde esta perspectiva, el objetivo general consiste en analizar aspectos éticos de las investigaciones realizadas con niños, en la escuela, mientras que los específicos se centran en comprender elementos éticos de las investigaciones con niños contenidas en el sitio de la Plataforma Brasil y en las investigaciones que utilizaron la escucha de los niños, como aspectos metodológicos. Se llevaron a cabo investigaciones documentales y bibliográficas, consultando la Plataforma Brasil y la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones. El análisis de los textos seleccionados permitió comprender que los aspectos éticos contenidos en la Plataforma Brasil, asociados a los niños, se enfocan en el consentimiento de los responsables y el asentimiento de los niños, que, a partir de los 7 años, tienen en el término de asentimiento una obligatoriedad. Además, hay una preocupación por explicitar claramente todos los pasos de la investigación a los responsables y, especialmente, a los niños, recordando que los niños son sujetos de derechos que también necesitan ser escuchados.
Palabras clave: buscar, educación, principio moral, niños.
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