Desafios para diálogos entre currículo escolar e culturas ribeirinhas
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19726Resumo
Este trabalho objetiva apresentar possíveis relações entre o currículo escolar e a cultura ribeirinha, a fim de que seja efetivada uma educação que contemple as especificidades culturais desses sujeitos. Metodologicamente, este trabalho se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou análises a respeito das questões norteadoras que envolvem a temática. As discussões relacionadas ao currículo escolar, basearam-se principalmente em Moreira e Candau (2003, 2007), Sacristán (2013) e Arroyo (2008). Referente às questões de identidade e cultura, destacam-se os estudos de Hall (2006, 2014) e, no que se refere especificamente à cultura ribeirinha, foram levados em consideração os estudos de Chaves (2001), Cruz (2011) e Lima e Andrade (2010). Em relação à necessidade do diálogo entre educação e cultura, foram utilizadas obras de Canen e Xavier (2011), Carvalho (2012), Freire (1970) e Moreira e Candau (2003). Por meio das análises realizadas, com base no levamento bibliográfico, constatou-se que há desafios para o diálogo entre a educação escolar e a cultura das comunidades ribeirinhas, mas que esse diálogo é necessário para que as manifestações culturais que fazem parte dessa identidade cultural sejam valorizadas, por meio do currículo escolar, nas práticas pedagógicas, na vivência escolar e nas próprias comunidades.
Palavras-chave: Cultura ribeirinha, currículo escolar, diálogos.
Challenges for dialogues between school curriculum and riverside cultures
ABSTRACT. This work aims to present possible relationships between the school curriculum and the riverside culture, in order to carry out an education that contemplates the cultural specificities of these subjects. Methodologically, this work is characterized as a bibliographic research, which enabled analyses regarding the guiding issues that involve the theme. The discussions related to the school curriculum were mainly based on Moreira and Candau (2003, 2007), Sacristán (2013) and Arroyo (2008). Regarding issues of identity and culture, the studies of Hall (2006, 2014) stand out and, with regard specifically to riverside culture, the studies of Chaves (2001), Cruz (2011) and Lima and Andrade (2010) were taken into account. Regarding the need for dialogue between education and culture, works by Canen and Xavier (2011), Carvalho (2012), Freire (1970) and Moreira and Candau (2003) were used. Through the analyses carried out, based on the bibliographic survey, it was found that there is a challenge for the dialogue between school education and the culture of riverside communities, but that this dialogue is necessary so that the cultural manifestations that are part of this cultural identity are valued, through the school curriculum, in pedagogical practices, in the school experience and in the communities themselves.
Keywords: Riverside culture, school curriculum, dialogues.
Desafíos para los diálogos entre el currículo escolar y las culturas ribereñas
RESUMEN. El objetivo de este trabajo es presentar posibles relaciones entre el currículo escolar y la cultura ribereña, con el objetivo de llevar a cabo una educación que contemple las especificidades culturales de estas materias. Metodológicamente, este trabajo se caracteriza por ser una investigación bibliográfica, lo que nos permitió analizar en torno a las cuestiones orientadoras que involucraban el tema. Las discusiones relacionadas con el currículo escolar se basaron principalmente en Moreira y Candau (2003, 2007), Sacristán (2013) y Arroyo (2008). En cuanto a la problemática de identidad y cultura, se destacan los estudios de Hall (2006, 2014) y Chaves (2001), Cruz (2011) y Lima y Andrade (2010). En cuanto a la necesidad de diálogo entre educación y cultura, se utilizaron los trabajos de Canen y Xavier (2011), Carvalho (2012), Freire (1970) y Moreira y Candau (2003). A través de los análisis realizados, a partir de la pertinencia bibliográfica, se encontró que existe un desafío para el diálogo entre la educación escolar y la cultura de las comunidades ribereñas, pero este diálogo es necesario para que las manifestaciones culturales que forman parte de esta identidad cultural sean valoradas, a través del currículo escolar, en las prácticas pedagógicas, en la experiencia escolar y en las propias comunidades.
Palabras clave: Cultura ribereña, currículo escolar, diálogos.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2008). Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica.
Brandão, C. (2000). O que é Educação. São Paulo: Ática.
Caldart, R. S. (Org.) (2002). Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. Brasília: Articulação Nacional “Por Uma Educação Do Campo”. (Educação do campo: identidade e políticas públicas- Caderno 4).
Candau, V. M. (Org.). (2002). Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis, RJ: Vozes.
Canen, A., & Xavier, G. (2011). Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, 16(48).
Carvalho, M. (2012). A construção das identidades no espaço escolar. Revista Reflexão e Ação, 20(1), 209-227.
Chaves, M. (2001). Uma experiência de Pesquisa-ação para gestão de tecnologias apropriadas na Amazônia: o estudo de caso do assentamento de Reforma Agrária Iporá (Tese de Doutorado) Universidade de Campinas, Campinas.
Cruz, V. (2001). O Rio como Espaço de Referência Identitária na Amazônia: considerações sobre a Identidade Ribeirinha. In XIV Encontro Nacional da Anpur. Rio de Janeiro - RJ – Brasil.
Freire, P. (2005). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 42º ed.
Gil, A. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Hall, S. (1997). A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo.
Educação e Realidade,15.
Hall, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A.
Hall, S., & Woodward, K. (2014). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes.
Lakatos, E., & Marconi, M. (2017). Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas.
Lima., & Andrade. (2010). Os ribeirinhos e sua relação com os saberes. Revista Educação em Questão, 38(24), 58-87.
Moreira, A. F. B,, & Candau, V. M. (2003). Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, 23.
Moreira, A. F. B., & Macedo, E. F. (Org.) (2002). Currículo, Identidade e Diferença. Currículo, Práticas Pedagógicas e Identidade. Portugal: Porto Editora.
Neto, A. V. (2003). Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, 23.
Sacristán, G. J. (2013). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso.
Saviani, D. (2009). Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, 4(40), 143-155.
Saviani, D. (2009). Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, 4(40), 143-155.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Benedita Alho da Silva, Cezar Luís Seibt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).





