Tecnologias Digitais e práticas inventivas na Educação do Campo: vivências com crianças em território de assentamento rural em Montes Claros-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19789

Resumo

Este artigo descreve práticas pedagógicas inventivas que, acopladas às Tecnologias Digitais (TD), foram implementadas por uma professora-pesquisadora em formação no mestrado em educação da Universidade Estadual de Montes Claros. As práticas foram desenvolvidas no projeto Web Guardians: navegando com segurança na internet, vinculado ao Grupo de Pesquisa HUB de Educação Digital da Unimontes e ocorreram em uma turma multisseriada dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola de assentamento rural em Montes Claros-MG. A proposta visou valorizar e integrar as vivências locais ao contexto educacional, contribuindo para a construção de um ambiente imersivo e promovendo a educação digital. A metodologia adotada neste estudo é o método da cartografia em pesquisa-intervenção e a autoetnografia, para a descrição das práticas inventivas na Educação OnLIFE. Os principais resultados indicam o engajamento e a motivação dos estudantes, demonstrando o potencial das práticas inventivas associadas às Tecnologias Digitais, para superação de abordagens tradicionais e valorização de saberes locais. Esses resultados foram observados mesmo diante de desafios estruturais, como a ausência de conectividade e tecnologias adequadas para o território, evidenciando as limitações impostas pela falta de infraestrutura em contextos rurais. Pode-se concluir que as práticas inventivas e as Tecnologias Digitais de fato potencializam a perspectiva da Educação do Campo, mas isso está condicionado ao enfrentamento das carências de infraestrutura.

Palavras-chave: práticas inventivas, tecnologias digitais, educação do campo, cartografia, autoetnografia.

 

Digital technologies and inventive practices in Rural Education: experiences with children in rural settlement territory in Montes Claros-MG

ABSTRACT. This article describes inventive pedagogical practices that, when coupled with Digital Technologies (DT), were implemented by a teacher-researcher pursuing a master’s degree in Education at the State University of Montes Claros (Unimontes). These practices were developed within the project Web Guardians: Navigating the Internet Safely, linked to the Digital Education HUB Research Group at Unimontes, and took place in a multigrade class of the early years of elementary education at a rural settlement school in Montes Claros, Minas Gerais, Brazil. The proposal sought to value and integrate local experiences into the educational context, contributing to the construction of an immersive environment and promoting digital education. The methodology adopted in this study combines the cartographic method in research-intervention with autoethnography, aiming to describe inventive practices within OnLIFE Education. The main findings reveal strong student engagement and motivation, demonstrating the potential of inventive practices associated with Digital Technologies to overcome traditional approaches and to value local knowledge. These outcomes were evident even in the face of structural challenges, such as limited connectivity and inadequate technological resources in the territory, highlighting the constraints imposed by the lack of infrastructure in rural contexts. It can be concluded that inventive practices and Digital Technologies indeed enhance the perspective of Rural Education; however, their effectiveness remains conditioned by the need to address infrastructure deficiencies.

Keywords: inventive practices, digital technologies, rural education, cartography, autoethnography.

 

Tecnologías digitales y prácticas inventivas en la Educación del Campo: experiencias con niños en un asentamiento rural en Montes Claros-MG

RESUMEN. Este artículo describe prácticas pedagógicas inventivas que, al integrarse con las Tecnologías Digitales (TD), fueron implementadas por una profesora-investigadora en formación en el programa de maestría en Educación de la Universidad Estatal de Montes Claros (Unimontes). Las prácticas se desarrollaron en el proyecto Web Guardians: navegando con seguridad en internet, vinculado al Grupo de Investigación HUB de Educación Digital de la Unimontes, y tuvieron lugar en una clase multigrado de los primeros años de la educación primaria en una escuela de un asentamiento rural en Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. La propuesta buscó valorar e integrar las experiencias locales al contexto educativo, contribuyendo a la construcción de un entorno inmersivo y promoviendo la educación digital. La metodología adoptada en este estudio combina el método de la cartografía en investigación-intervención y la autoetnografía, con el propósito de describir las prácticas inventivas en la Educación OnLIFE. Los principales resultados indican un alto nivel de compromiso y motivación de los estudiantes, lo que demuestra el potencial de las prácticas inventivas asociadas a las Tecnologías Digitales para superar enfoques tradicionales y valorar los saberes locales. Estos resultados se observaron incluso frente a desafíos estructurales, como la falta de conectividad y de tecnologías adecuadas para el territorio, lo que evidencia las limitaciones impuestas por la carencia de infraestructura en contextos rurales. Se puede concluir que las prácticas inventivas y las Tecnologías Digitales, en efecto, potencian la perspectiva de la Educación del Campo; sin embargo, su efectividad depende del enfrentamiento de las deficiencias de infraestructura.

Palabras-clave: prácticas inventivas, tecnologías digitales, educación rural, cartografia, autoetnografía.

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Biografia do Autor

Izabela Soares de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (2024), graduada em Pedagogia pela mesma universidade (UNIMONTES/2023). Possui especialização em Supervisão Escolar (2024). Atua como tutora na Pós-Graduação Lato Sensu em Formação Docente para a Cultura Digital da UNIMONTES/CEAD. É bolsista e integrante do Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação (EDUCAR). Pesquisadora nas áreas da educação, cidadania digital, tecnologias educacionais, práticas pedagógicas inovadoras, ambientes e tecnologias imersivas na educação.

Fábia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Educação - Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, MÍDIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS- FE/UnB (2009). Mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona- La Habana/Cuba (2000), título revalidado pela FE/UNB. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Atuou como professora de Tecnologias Educacionais no Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS/Unimontes, (2013-2019) e no Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO/Unimontes, (2017-2023). Atuou como coordenadora nos projetos: Universidade Aberta do Brasil/Unimontes - Coordenadora Geral, financiado pela CAPES (2006-2010); Projeto de Pesquisa A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA PELO SISTEMA UAB: SABERES E FAZERES, aprovado na CHAMADA MCTI /CNPq /MEC/CAPES N 18/2012. Atuou como BOLSISTA DE INCENTIVO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, DESTINADA A SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL, Fapemig, EDITAL: 06/2012 (2012-2013). Atuou como Comissão Técnica do processo de avaliação pedagógica do PNLD 2023 Ensino Fundamental Anos Iniciais (Objeto 4) COGEAM/SEB/MEC. Atualmente professora de Tecnologias Educacionais nos cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes. Bolsista do Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Coordenadora do projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão : Educar- Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação financiado pela Fapemig, Edital N 004/2023 - CENTROS DE TECNOLOGIA E INFRAESTRUTURA PARA PESQUISA NA UEMG E UNIMONTES; Coordenadora do Laboratório de Educação Digital (LED) financiado pelo Fapemig, Edital N 012/2023 - REDES ESTRUTURANTES, DE PESQUISA CIENTÍFICA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Coordenadora do projeto de pesquisa OBSERVATÓRIO TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO, financiado pela Fapemig, Edital N 001/2021 - DEMANDA UNIVERSAL. Membro do Projeto de Pesquisa em rede internacional Desenvolvimento de Competências Digitais em Educação, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro da Rede Internacional de Educação OnLIFE* RIEOnLIFE . Temas de interesse: Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Redes Colaborativas de Aprendizagem e Formação de Professores.

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Publicado

2025-12-22

Como Citar

Soares de Souza, I., & Santos Vieira, F. M. (2025). Tecnologias Digitais e práticas inventivas na Educação do Campo: vivências com crianças em território de assentamento rural em Montes Claros-MG . Revista Brasileira De Educação Do Campo, 10, e19789. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19789

Edição

Seção

Dossiê: Educação do Campo - Culturas e Territórios