Política de expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios para a implantação do Programa Nacional de Educação do Campo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p633Resumo
O texto busca analisar o processo de implantação do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na perspectiva de compreender a morosidade do Estado brasileiro na execução da gestão das políticas educacionais. Para tanto, se leva em consideração as articulações recíprocas entre Estado, educação e educação do campo, na perspectiva marxiana. Nosso pressuposto de análise parte da totalidade das relações entre os homens, o que nos permite reintegrar nessa totalidade a base material e a base política do mundo dos homens. A política de formação de professores do campo é uma ação do Estado que pretende amenizar as pressões e as demandas apresentadas pelos movimentos sociais ligados à luta pela reforma agrária. A expansão da licenciatura em foco esbarra nas políticas de caráter neoliberais que reduzem as verbas destinadas à expansão dos cursos, o que afeta diretamente a autonomia das universidades e os fatores ideológicos decorrentes das características pedagógicas do curso, que tem na luta de classes o seu principal ponto de reflexão como outro entrave para a expansão da LEDUCAMPO.
Palavras-chave: Políticas Educacionais, Educação do Campo, Estado.
Policy of expansion of Undergraduate Course in Rural Education: Challenges for the implementation of the National Program of Education of the countryside in the Federal University of Mato Grosso do Sul
ABSTRACT. This text seeks to analyze the process of implementation of the Undergraduate Course in Rural Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul, in order to understand the slowness of the Brazilian State in the execution of the management of educational policies. In order to do so, one takes into account the reciprocal articulations between state, education and rural education, in the Marxian perspective. Our analysis presupposes the totality of relationships between men, which allows us to reintegrate into this totality the material basis and political basis of the world of men. The policy of training teachers in the countryside is an action of the State that seeks to soften the pressures and demands presented by social movements linked to the struggle for agrarian reform. The expansion of the bachelor's degree focuses on the neoliberal policies that reduce the funds destined to the expansion of the courses, which directly affects the autonomy of the universities and the ideological factors arising from the pedagogical characteristics of the course, which has in the class struggle its main point is another obstacle to the expansion of LEDUCAMPO.
Keywords: Educational Policies, Rural Education, State.
Política de expansión de las licenciaturas en Educación del Campo: desafíos para la implantación del Programa Nacional de Educación del Campo en la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul
RESUMEN. El texto busca analizar el proceso de implantación del curso de Licenciatura en Educación del Campo de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul, en la perspectiva de comprender la morosidad del Estado brasileño en la ejecución de la gestión de las políticas educativas. Para ello, se tiene en cuenta las articulaciones recíprocas entre Estado, educación y educación del campo, en la perspectiva marxiana. Nuestro supuesto de análisis parte de la totalidad de las relaciones entre los hombres, lo que nos permite reintegrar en su totalidad la base material y la base política del mundo de los hombres. La política de formación de profesores del campo es una acción del Estado que pretende amenizar las presiones y las demandas presentadas por los movimientos sociales ligados a la lucha por la reforma agraria. La expansión de la licenciatura en foco tropieza en las políticas de carácter neoliberales que reducen los fondos destinados a la expansión de los cursos, lo que afecta directamente la autonomía de las universidades y los factores ideológicos derivados de las características pedagógicas del curso, que tiene en la lucha de clases su principal punto de reflexión como otro obstáculo para la expansión de la LEDUCAMPO.
Palabras clave: Políticas Educativas, Educación del Campo, Estado.
Downloads
Referências
Arroyo, M. G. (2012). Formação de Educadores do Campo. In Caldart, R. S. (Org.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 359-367). Rio de Janeiro, RJ, São Paulo, SP: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Brasil (2002). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Resolução CNE/CEB n. 1, de 3 de abril de 2002. Institui as diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 de abril de 2002. Seção 1.
Brasil (2012). Diário Oficial. 05-09-2012. Recuperado de:
https://www.jusbrasil.com.br/diarios/DOU/2012/09/05/Secao-.1.
Brasil (2012). Edital de Seleção nº 02/2012- SESU/SETEC/SECADI/MEC de 2012. SESU/SETEC/SECADI/MEC. Chamada Pública para seleção de Instituições Federais de Educação Superior. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1156 9-minutaeditais-selecao-ifesifets-03092012&category_slug=setembro-2012- pdf&Itemid=30192.
Cavalcante, L. (2010). Das políticas ao cotidiano: entraves e possibilidades para a educação do campo alcançar as escolas do rural. Ensaio, 18(68), 549-564.
Engels, F. (1982). A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira.
Fonec. (2012). Notas para análise do momento atual da educação do campo. In Seminário Nacional. Brasília, DF.
Frigotto, G. (2010). Os circuitos da história e balanço da Educação no Brasil na primeira década do século XXI. In Conferência de Abertura da XXXIII Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED). Caxambu.
Frigotto, G. (2011). Prefácio. In Figuereido, E. (Org.). Ações afirmativas na Educação Superior: políticas de inclusão ou exclusão? (pp. 17-24). Bahia: UEFS Editora.
INEP. (2012). Educacenso. Brasília, DF.
IBGE. (2012). Estados. Censo.
Leite, S. P., & Medeiros, L. S. (2012). Agronegócio. In Caldart, R. S. (Org.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 81-87). Rio de Janeiro, RJ, São Paulo, SP: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Marx, K. (2010). Glosas Críticas Marginais ao artigo “O rei da Prússia e a reforma social. De um prussiano”. São Paulo, SP: Expressão Popular.
Marx, K. (2005). Crítica à filosofia de direito de Hegel. São Paulo, SP: Editora Boitempo.
Mészáros, I. (2004). Educação para além do capital. São Paulo, SP: Boitempo.
Molina, M. C. (2015). Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, 55, 145-166. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.39849
Molina, M. C., & Sá, L. M. (2011). A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: Estratégias Político Pedagógicas na formação de educadores do campo. In Molina, M. C., & Sá, L. M. (Orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo – Registros e reflexões a partir das experiências piloto (pp. 35-64). Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora.
Nawroski A. (2012). Aproximações a Pedagogia da Alternância com a Escola Nova. In Anais IX ANPED Sul 2012. Recuperado de: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/3321/80.
Palumbo, D. J. (1994). Public Policy in America – government in Action. Brace Company 1994.
Thomaz Jr. A. (2001). Desenho societal dos sem terra no Brasil (uma contribuição à “leitura” geográfica do trabalho). Revista Abra, 28(25), 773-794. Recuperado de: http://www2.prudente.unesp.br/ceget/pegada/.
UFMS. (2014). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Campo Grande, MS.
UFMS. (2017). Missão da UFMS. Recuperado de: https://cpcs.ufms.br/institucional/missao-evisao-da-ufms/
UFRB. (2013). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilidades em ciências da natureza e matemática. Recuperado de: http://docplayer.com.br/8619124-Projeto-pedagogico-do-curso-de-licenciatura-emeducacao-do-campo-com-habilitacoes-em-ciencias-da-natureza-e-matematica.html
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).