SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA:
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11933Palavras-chave:
COVID-19; Ensino remoto; Colonialidade; Ferramentas digitais Aprendizagem;.Resumo
O presente artigo objetivou refletir e discutir o meu percurso enquanto professor de matemática no atual período de pandemia da COVID-19, apontando as dificuldades e os desafios encontrados na utilização de ferramentas virtuais nas aulas remotas. O relato de expriência apresentado neste texto aproxima-se de uma narrativa autobiográfica (memórias), pois busco resgatar minha experiência como professor de matemática da Educação Básica em meio a pandemia da COVID-19. As reflexões sobre a utilização desses meios virtuais tomaram como base a aprendizagem matemática dos alunos na perspectiva freireana aliada aos pressupostos da Etnomatemática. Entre as ferramentas virtuais utilizadas, destaco neste relato de experiência o Google Sala de Aula, o Google Meet, o WhatsApp e a Plataforma Palmas Home School. A partir deste relato, concluo que, para construir uma educação que realmente coloque o aluno como protagonista no processo de transformação social, faz-se necessário ainda avançar nos métodos disponíveis para a aplicação desses recursos virtuais.
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