EXPLORANDO A EVOLUÇÃO: UMA PROPOSTA LÚDICO PEDAGÓGICA BASEADO NA TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17995Palavras-chave:
Ensino de biologia, jogos didáticos, pandemia, residencia pedagógicaResumo
Diante os desafios envolvidos no ensino-aprendizagem de evolução, como a falha envolvida na cultura do locutor e interlocutor que influencia na transmissão do conteúdo e até mesmo no próprio ensino que negligência a individualidade do aluno ao mediar o conhecimento. Este trabalho buscou apresentar uma proposta pedagógica por meio de um jogo lúdico que fosse capaz de auxiliar no ensino de Evolução voltado para alunos do Ensino Médio. A proposta pedagógica consiste em um jogo de tabuleiro com atividades diversificadas entrelaçado ao desejo de elucidar os conceitos chaves sobre evolução e refletir sobre o desenvolvimento de múltiplas inteligências a partir das diferentes atividades propostas. A proposta pedagógica ainda abre possibilidade de inserção e adaptação a outras habilidades da BNCC, para além dos assuntos de evolução, conferindo-lhe uma característica de flexibilidade que pode, e deve, se adequar às realidades locais da escola e da comunidade.
Referências
ALENCAR, E. O. C.; WILLIAM, R. A importância do ensino de Paleontologia e Evolução. Maiêutica – Curso de Ciências Biológicas, v. 1, n. 1, p 27-29, 2011. Disponível: http://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/BID_EaD/article/view/371. Acesso em: 20 dez. 2023.
ALMEIDA, R. S. et al. A teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e suas contribuições para a educação inclusiva: construindo uma educação para todos. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 2, p. 89-89, 2017. Disponível: http://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/4218. Acesso em: 20 dez. 2023.
ARAÚJO, C. F. de. A importância dos jogos no ensino da matemática. Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática). Departamento de Matemática/Universidade Federal da Paraíba, 40f. 2020. Disponível: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19208. Acesso em: 20 dez. 2023.
AUSANI, P. C.; ALVES, M. A. Gamification and teaching: the dialogue game as an active and innovative didactic strategy. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e139962736, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.2736.
BACICH, L.; TANZI, N. A.; TREVISANI, F. M. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRENNAND, E. G. DE G.; VASCONCELOS, G. C. O Conceito de potencial múltiplo da inteligência de Howard Gardner para pensar dispositivos pedagógicos multimidiáticos. Ciências & Cognição, v. 5, n. 11. P. 19-35. 2005.
COLLI, P., COLUSSI BASTOS, V., BOLOGNA S. A.M. O papel da Evolução biológica no ensino de Biologia a partir da visão de professores. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 41, p. 237-254, dez. 2022.: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13443.
CONCEIÇÃO, A. R.; MOTA, M. D. A.; BARGUIL, P. M. Jogos didáticos no ensino e na aprendizagem de Ciências e Biologia: Concepções e práticas docentes. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 5, 2020. Disponível: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3290. Acesso em: 20 dez. 2023.
FIGUEIREDO, F. J. de. Problemas e perspectivas sobre o ensino de Evolução. Revista Sustinere, v. 9, n. 2, p. 757-768, 2021.
FONSECA, P. S. Proposta de definição de inteligência de máquina inspirada na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. 2002. Disponível: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82664. Acesso em: 20 dez. 2023.
GARDNER, H. Estruturas da mente. Porto Alegre: Artmed, 1994.
GARDNER, H. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. Porto Alegre: Artmed, 2010.
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: A teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.
GÁSPARI, J. C. de.; SCHWARTS, G. M. Inteligências múltiplas e representações. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 18, p. 261-266, 2002.
GOEDERT, L. A formação do professor de Biologia e o ensino da Evolução Biológica. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/101549/213161.pdf. Acesso em 10 out. de 2023.
GRILLO, M. C.; FREITAS, A. L. S. de. Autoavaliação: por que e como realizá-la. IN: GRILLO, M, C; GESSINGER, R.M (Org). Por que falar ainda em avaliação? EdiPUCRS. Porto Alegre. 2010.
LIMA, J. M. de; LIMA, M. R. C. de. A importância do jogo na perspectiva das inteligências múltiplas. Nuances: estudos sobre educação, v. 9, n. 9/10, 2003. https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.400
MALAFAIA, G.; RODRIGUES, A. S. de L. O uso da teoria das inteligências múltiplas no ensino de biologia para alunos do ensino médio. SaBios-Revista de Saúde e Biologia, v. 6, n. 3, p.08-1, 2011. Disponível: https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios/article/view/762. Acesso em: 20 dez. 2023.
Monteiro, P. S., Santos, N. S., Figueredo, C. A., Mello, T. M. de, Medeiros, T. de Á. Ensino de Biologia: a teoria da evolução na sala de aula. Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José, 13. n.1. p. 02-15, 2019. https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/345. Acesso em: 10 out. 2023.
MOURA, G. C. et al. A teoria das inteligências múltiplas e suas contribuições para a educação. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 3, n. 2, p. 153-168, 2016. Disponível: https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/2597. Acesso em: 20 dez. 2023.
NICOLLIER, V.; VELASCO, F. G. C. Conhecer a Mata Atlântica na infância: uma contribuição da teoria das inteligências múltiplas para a educação ambiental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 3, p. 421–456, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/350 . Acesso em: 11 out. 2023.
OLIVEIRA, V. S. Educação musical e interdisciplinaridade: uma proposta mediada pelas inteligências múltiplas. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 23454-23468, 2021. Disponível: https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/25966. Acesso em: 20 dez. 2023.
PINTO, M,D.S.; OLIVEIRA, M. G.; SOUSA, T.P.. Professor de Ciências e Biologia: Caminhos e Experiências Formativas do Programa de Residência Pedagógica em Tempos de Pandemia. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, Dossiê temático, 2023. DOI: 10.20873/RP2023_2. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15119. Acesso em: 20 dez. 2023.
PROTÁZIO, A. dos S; LIMA, V. B. Dificuldades em ensinar evolução: uma abordagem centrada na teoria dos sistemas. Ensino em Foco, v. 3, n. 7, p. 49-61, 2020. Disponível: http://www.publicacoes.ifba.edu.br/ensinoemfoco/article/view/683. Acesso em: 20 dez. 2023.
SABINO, M. A.; ROQUE, A. A Teoria das Inteligências Múltiplas e sua contribuição para o ensino de língua italiana no contexto de uma escola pública. Revista Eletrônica dos Núcleos de Ensino da UNESP, São Paulo, p. 410-429, 2006. Disponível: https://www.unesp.br/prograd/PDFNE2006/artigos/capitulo3/ateoriadasinteligencias.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.
SANTOS, B. M. As Estratégias Lúdicas no Desenvolvimento das Inteligências Múltiplas. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Pedagogia. Centro Universitário UNIFACIG, Manhuaçu, Minas Gerais, 2021. Disponível em: https://www.pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/repositoriotcc/article/view/3400/2429. Acesso em 07 out. 2023.
SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004. Disponível: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n1/10.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.
TEIXEIRA, G. Modelo de rotação por estações como ferramenta didática: uma proposta para professores de Biologia sobre conteúdos de Genética e Evolução. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - EaD. Universidade Federal de Santa Catarina, Tubarão, RS, 2021. Disponível: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232496. Acesso 10 ago. 2022.
TEZANI, T. C. R. O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. Educação em revista, v. 7, n. 1-2, p. 1-16, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Katrine de Souza Pinto, Mac David da Silva Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.