IDEAS OF THE AMAZON IN THE AMAZONAS CURRICULUM FRAMEWORK

Authors

Keywords:

Amazon, Curriculum, Discourse, Science Teaching

Abstract

This work problematizes the speeches that define the ways of seeing and discuss the Amazon in the Amazonense Curricular Reference (2020), a guiding document for education in the state of Amazonas. With a Foucault-based discursive approach, we seek to analyze the ideas of Amazon and Amazonians shown in the document, as well as the effects on an Amazonian environmental education. Our results show a  production in which the Amazon is seen as nature that is there, far from people. By highlighting only its nature, the document makes it impossible to look at the multiplicity and instability present in the inventive and unnoticed “Amazons” in everyday life. We therefore consider that curricular proposals do not appear harmlessly, but, on the contrary, are linked to historical conditions that drive the need of statements and practices. The creation of a curriculum, in this way, appears linked to a regime of truth that determines how the Amazon should be represented and interpreted. In this sense, some “Amazons” are seen as more true and representative than others. In this way, this work opens space for “Amazons” thought through concerns, doubts, people, uncertainties and by a perspective that envisions innovations in Amazonian education and science teaching. An Amazon in which limits are expanded and exposed to tensions, doubts and escapes that result in a movement that does not constitute just a single way of seeing and saying, but rather varied possibilities of being, seeing and saying the Amazons and the Amazonians.

Author Biographies

Fabiane Andrade Batista, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia- PPGEEC na Universidade do Estado do Amazonas - Normal Superior (ENS), atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, currículo escolar, anos inicias, na educação e no ensino de ciências.

Anny Roberta Gonçalves Furtado , Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Mestranda no Programa de Educação e Ensino de Ciências e Matemática na Amazônia, Orientada pela professora Dra. Mônica Costa, participante do Grupo de Pesquisa Vidar em In-tensões. Graduada em Pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas - UEA.Término: 2022Experiência Profissional: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, fomentado pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.Mediação PIBID na Instituição: Escola Estadual Libertador Simon Bolívar. (Ensino Fundamental). Função: Mediação pedagógica. Período: 1 ano e 9 meses.Participante do PAIC/FAPEAM - Com o projeto ESCOLA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA, atuando no Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para Educação em Ciências na Amazônia - GEPEC, fomentado pela Fapeam.Finalizado: 31/07/2021Orientadora: Professora Mestre Monica Silva AikawaAtualmente participante do PAIC/FAPEAM - HYPOMNÉMATA DO ESTAGIAR: O cuidado de si na relação escola-famíliaem tempos de pandemia, atuando no Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para Educação em Ciências na Amazônia - GEPEC, fomentado pela FAPEAMFinalizado: 30/07/2022Orientadora: Professora Mestre Monica Silva Aikawa Coordenadora: Professora Doutora Caroline Barrocas da SilvaAtuei no Programa Residência Pedagógica nas Escolas Publicas de Educação Básica, no período de abril de 2021 a abril de 2022.

Mônica de Oliveira Costa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Tenho me mobilizado nas/pelas discussões pós-estruturalistas na formação de professores e no currículo, na educação e no ensino de ciências. Assim, cursei graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática a partir do qual pesquiso os temas: Currículo, Estágio, Formação de professores e Amazônia na perspectiva pós-estruturalista. Atualmente sou professora/pesquisadora na Universidade do Estado do Amazonas.

Caroline Barroncas de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, Amazonas, Brasil.

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2007). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Gestão para o Etnodesenvolvimento (Antropologia) pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2010). Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática / REAMEC-UFMT; UFPA e UEA, (2020). Coordenou o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Escola Normal Superior - ENS/UEA (2021-2023). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA, professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Pedagogia e do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Vidar em In-tensões. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores em Educação em Ciências, Currículo, Práticas de Subjetivação e Narrativas (Auto)biográficas no viés pós-estrutural.

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Published

2024-08-12

How to Cite

BATISTA, Fabiane Andrade; FURTADO , Anny Roberta Gonçalves; COSTA, Mônica de Oliveira; OLIVEIRA, Caroline Barroncas de. IDEAS OF THE AMAZON IN THE AMAZONAS CURRICULUM FRAMEWORK. Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 4, p. e24009, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19308. Acesso em: 19 sep. 2024.

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