EXPLORANDO LA EVOLUCIÓN: UNA PROPUESTA EDUCATIVA LÚDICA BASADA EN LA TEORÍA DE LAS INTELIGENCIAS MÚLTIPLES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17995

Palabras clave:

Enseñanza de biologia, juegos educativos, Pandemia, residencia pedagógica

Resumen

Frente a los desafíos involucrados en la enseñanza y aprendizaje de la evolución, como la falla incrustada en la cultura del hablante y del interlocutor que influye en la transmisión del contenido e incluso en la enseñanza misma, que descuida la individualidad del estudiante al mediar el conocimiento. Este trabajo buscó presentar una propuesta pedagógica a través de un juego lúdico que pudiera ayudar en la enseñanza de la Evolución dirigida a estudiantes de secundaria. La propuesta pedagógica consiste en un juego de mesa con actividades diversas entrelazadas con el deseo de elucidar conceptos clave sobre la evolución y reflexionar sobre el desarrollo de múltiples inteligencias a partir de las diferentes actividades propuestas. La propuesta pedagógica también abre la posibilidad de inserción y adaptación a otras habilidades de la BNCC, más allá de los temas de evolución, otorgándole una característica de flexibilidad que puede (y debe) adaptarse a las realidades locales de la escuela y la comunidad.

Biografía del autor/a

Katrine de Souza Pinto, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Residente do Programa de Residência Pedagógica em Biologia (2019-2022), Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

Mac David da Silva Pinto, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Porto Nacional, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins e Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal de Rondônia. É professor adjunto do curso de Ciências Biológicas, campus de Porto Nacional. Tem experiência na área de Ecologia e ensino de ciências, com ênfase em Ecologia de Comunidades e metodologia para o ensino de ciências e biologia.

Citas

ALENCAR, E. O. C.; WILLIAM, R. A importância do ensino de Paleontologia e Evolução. Maiêutica – Curso de Ciências Biológicas, v. 1, n. 1, p 27-29, 2011. Disponível: http://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/BID_EaD/article/view/371. Acesso em: 20 dez. 2023.

ALMEIDA, R. S. et al. A teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e suas contribuições para a educação inclusiva: construindo uma educação para todos. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 2, p. 89-89, 2017. Disponível: http://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/4218. Acesso em: 20 dez. 2023.

ARAÚJO, C. F. de. A importância dos jogos no ensino da matemática. Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática). Departamento de Matemática/Universidade Federal da Paraíba, 40f. 2020. Disponível: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19208. Acesso em: 20 dez. 2023.

AUSANI, P. C.; ALVES, M. A. Gamification and teaching: the dialogue game as an active and innovative didactic strategy. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e139962736, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.2736.

BACICH, L.; TANZI, N. A.; TREVISANI, F. M. (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRENNAND, E. G. DE G.; VASCONCELOS, G. C. O Conceito de potencial múltiplo da inteligência de Howard Gardner para pensar dispositivos pedagógicos multimidiáticos. Ciências & Cognição, v. 5, n. 11. P. 19-35. 2005.

COLLI, P., COLUSSI BASTOS, V., BOLOGNA S. A.M. O papel da Evolução biológica no ensino de Biologia a partir da visão de professores. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 41, p. 237-254, dez. 2022.: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13443.

CONCEIÇÃO, A. R.; MOTA, M. D. A.; BARGUIL, P. M. Jogos didáticos no ensino e na aprendizagem de Ciências e Biologia: Concepções e práticas docentes. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 5, 2020. Disponível: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3290. Acesso em: 20 dez. 2023.

FIGUEIREDO, F. J. de. Problemas e perspectivas sobre o ensino de Evolução. Revista Sustinere, v. 9, n. 2, p. 757-768, 2021.

FONSECA, P. S. Proposta de definição de inteligência de máquina inspirada na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. 2002. Disponível: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82664. Acesso em: 20 dez. 2023.

GARDNER, H. Estruturas da mente. Porto Alegre: Artmed, 1994.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: A teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GÁSPARI, J. C. de.; SCHWARTS, G. M. Inteligências múltiplas e representações. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 18, p. 261-266, 2002.

GOEDERT, L. A formação do professor de Biologia e o ensino da Evolução Biológica. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/101549/213161.pdf. Acesso em 10 out. de 2023.

GRILLO, M. C.; FREITAS, A. L. S. de. Autoavaliação: por que e como realizá-la. IN: GRILLO, M, C; GESSINGER, R.M (Org). Por que falar ainda em avaliação? EdiPUCRS. Porto Alegre. 2010.

LIMA, J. M. de; LIMA, M. R. C. de. A importância do jogo na perspectiva das inteligências múltiplas. Nuances: estudos sobre educação, v. 9, n. 9/10, 2003. https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.400

MALAFAIA, G.; RODRIGUES, A. S. de L. O uso da teoria das inteligências múltiplas no ensino de biologia para alunos do ensino médio. SaBios-Revista de Saúde e Biologia, v. 6, n. 3, p.08-1, 2011. Disponível: https://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios/article/view/762. Acesso em: 20 dez. 2023.

Monteiro, P. S., Santos, N. S., Figueredo, C. A., Mello, T. M. de, Medeiros, T. de Á. Ensino de Biologia: a teoria da evolução na sala de aula. Ciência Atual – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário São José, 13. n.1. p. 02-15, 2019. https://revista.saojose.br/index.php/cafsj/article/view/345. Acesso em: 10 out. 2023.

MOURA, G. C. et al. A teoria das inteligências múltiplas e suas contribuições para a educação. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 3, n. 2, p. 153-168, 2016. Disponível: https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/2597. Acesso em: 20 dez. 2023.

NICOLLIER, V.; VELASCO, F. G. C. Conhecer a Mata Atlântica na infância: uma contribuição da teoria das inteligências múltiplas para a educação ambiental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 3, p. 421–456, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/350 . Acesso em: 11 out. 2023.

OLIVEIRA, V. S. Educação musical e interdisciplinaridade: uma proposta mediada pelas inteligências múltiplas. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 23454-23468, 2021. Disponível: https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/25966. Acesso em: 20 dez. 2023.

PINTO, M,D.S.; OLIVEIRA, M. G.; SOUSA, T.P.. Professor de Ciências e Biologia: Caminhos e Experiências Formativas do Programa de Residência Pedagógica em Tempos de Pandemia. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, Dossiê temático, 2023. DOI: 10.20873/RP2023_2. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15119. Acesso em: 20 dez. 2023.

PROTÁZIO, A. dos S; LIMA, V. B. Dificuldades em ensinar evolução: uma abordagem centrada na teoria dos sistemas. Ensino em Foco, v. 3, n. 7, p. 49-61, 2020. Disponível: http://www.publicacoes.ifba.edu.br/ensinoemfoco/article/view/683. Acesso em: 20 dez. 2023.

SABINO, M. A.; ROQUE, A. A Teoria das Inteligências Múltiplas e sua contribuição para o ensino de língua italiana no contexto de uma escola pública. Revista Eletrônica dos Núcleos de Ensino da UNESP, São Paulo, p. 410-429, 2006. Disponível: https://www.unesp.br/prograd/PDFNE2006/artigos/capitulo3/ateoriadasinteligencias.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

SANTOS, B. M. As Estratégias Lúdicas no Desenvolvimento das Inteligências Múltiplas. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Pedagogia. Centro Universitário UNIFACIG, Manhuaçu, Minas Gerais, 2021. Disponível em: https://www.pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/repositoriotcc/article/view/3400/2429. Acesso em 07 out. 2023.

SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004. Disponível: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n1/10.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

TEIXEIRA, G. Modelo de rotação por estações como ferramenta didática: uma proposta para professores de Biologia sobre conteúdos de Genética e Evolução. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - EaD. Universidade Federal de Santa Catarina, Tubarão, RS, 2021. Disponível: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232496. Acesso 10 ago. 2022.

TEZANI, T. C. R. O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. Educação em revista, v. 7, n. 1-2, p. 1-16, 2006.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

PINTO, Katrine de Souza; PINTO, Mac David da Silva. EXPLORANDO LA EVOLUCIÓN: UNA PROPUESTA EDUCATIVA LÚDICA BASADA EN LA TEORÍA DE LAS INTELIGENCIAS MÚLTIPLES. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23017, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17995. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17995. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Seção Especial - Políticas públicas e programas federais na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: experiências, caminhos e possibilidades

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.