A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.17080Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de Física, ContextualizaçãoResumo
As concepções são elaborações que as pessoas constroem sob a influência do meio e das pessoas que as cercam. Na formação de professores podem ter impacto tanto no planejamento como nas práticas pedagógicas. O objetivo deste trabalho é compreender e discutir sobre as concepções dos estudantes de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo com enfoque em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí, sobre a contextualização no ensino de Física. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas. Os dados foram analisados com as etapas da Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os estudantes possuem uma visão simplista da contextualização, vista apenas como relacionar o conhecimento escolar com o cotidiano. Constatou-se que reconhecem possuir dificuldades em contextualizar o ensino de Física na Educação do Campo.
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