TECNOLOGIA SOCIAL COMO PRODUTO DOS SABERES LOCAIS

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia social, saberes locais, escola

Resumo

Pretendemos, neste artigo, abordar sobre a tecnologia social como produto dos saberes locais, precisamente no que diz respeito à sua relação com o conjunto de saberes populares que a constituem ou a possibilitem como suporte de atividade desenvolvida pela população ou comunidade. Pretendemos compreender também a evolução dos saberes locais e sua importância para os saberes modernos. Procuramos perceber até que ponto as tecnologias sociais são consideradas como produto dos saberes locais e qual é o papel da escola na preservação e disseminação dos saberes locais como saberes não convencionais ou complementares aos saberes modernos.

Biografia do Autor

Vicente Paulino, Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL), Timor-Leste, Ásia.

Possui doutorado em Estudos de Literatura e Cultura /especialidade em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa (2012). Professor Convidado da Universidade Nacional Timor Lorosae. Investigador do Centro de Estudos de Cultura e Artes (CECA, UNTL) e do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa (IELT – FCSH/NOVA). Atualmente é Diretor do Centro de Estudos de Cultura e Artes da Universidade Nacional de Timor-Lorosa'e . Tem como campo de pesquisa os repertórios das tradições orais de Timor-Leste, bem como as relações entre a cultura local e a formação da identidade. 

Suzani Cassiani, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil.

É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando também como visitante do Programa de PG em Ensino (RENOEN-UFS). É coordenadora do projeto de Implementação de um curso regular de Mestrado em Educação da Universidade Nacional de Timor Lorosae em Díli-Timor-Leste, financiado pela Diretoria de Cooperação Sul-Sul da Agência Brasileira de Cooperação, Ministério das Relações Exteriores. Desde 2004, é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação. É licenciada em Ciências Biológicas (PUCC) com Especialização, Mestrado, Doutorado em Educação (UNICAMP - 2000) e Estágio Sênior em Ciências Sociais (2015) na Universidade de Coimbra-Portugal. Durante 12 anos, atuou como professora de ciências e biologia na rede estadual paulista. A partir de 2002, na UFSC, atuou como gestora na Direção de Ensino, junto a PROGRAD e na coordenação do PPGECT-UFSC, bem como coordenou o programa internacional da CAPES com o Timor-Leste - Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa da CAPES. Coordenou projetos nacionais em rede (Observatório da Educação, Prodocência e Procad) , além de outros internacionais financiados: Pró Mobilidade Internacional-CAPES, CAPES-PRINT. Foi Secretária Executiva e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2015-2019). Sua área de investigação envolve estudos discursivos relacionados à formação de professores, efeitos de colonialidade e pedagogias decoloniais. Foi membro Comitê de Assessoramento do CNPq, na área de Educação (2019-2023). É editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Editora Assistente da Revista Ciência Educação, UNESP. Atuou como consultora do MEC, CAPES e PMF de Florianópolis. É pesquisadora bolsista produtividade em pesquisa do CNPq, desde 2012 (1B). Há 15 anos é coordenadora do Acordo de Cooperação Sul-Sul, entre a UFSC e Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (Timor-Leste), do qual é ponto focal da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores. 

Irlan von Linsingen, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil.

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) e como Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN/UFS) Polo da Universidade Federal de Sergipe. É graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado em Ciências Térmicas (EMC/PPGEM/UFSC), doutorado em Educação em Ciências - UFSC (2002) e pós-doutorado em Ciências Sociais (Estágio Sênior CAPES - 2015) na Universidade de Coimbra-Portugal. É Líder do Grupo e Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação (DiCiTE). Participa da coordenação de Cooperação Técnica entre a UFSC e Universidade Nacional de Timor Lorosa'e, através da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, desenvolvendo projetos com aquele país. Coordenou projeto internacional (Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa ? PQLP/CAPES) no âmbito do Acordo de Cooperação Educacional entre Brasil e Timor-Leste. Foi Diretor Acadêmico do campus da Universidade Federal de Santa Catarina/Blumenau. Sua área de investigação envolve as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade, educação CTS, aspectos discursivos da ciência e tecnologia, Tecnologias Sociais, Estudos decoloniais e Epistemologias do Sul.

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

PAULINO, Vicente; CASSIANI, Suzani; LINSINGEN, Irlan von. TECNOLOGIA SOCIAL COMO PRODUTO DOS SABERES LOCAIS. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, p. e24012, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19429. Acesso em: 19 jan. 2025.

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