Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha

Autor/innen

  • Luiz Paulo Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11829

Abstract

Maria Isabel Antunes-Rocha é professora titular do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Ela se graduou em Psicologia pela UFMG (1983), fez mestrado em Psicologia e doutorado em Educação. Realizou dois estágios pós-doutorais: um na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), desenvolvendo estudos sobre Territorialidades, e um na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC São Paulo) sobre Representações Sociais. Como professora da UFMG desde 1995, ela atua em cursos de formação de professores, mantendo sua referência na Psicologia Social e direcionando olhares e ações aos movimentos sociais e sindicais campesinos. Nesse envolvimento, em atenção às demandas desses movimentos por educação e vislumbrando o compromisso social das universidades públicas brasileiras, Maria Isabel colaborou intensamente na execução da primeira turma de formação de professores para atuar em escolas do campo, em 2004, e participou, em 2008, da oferta piloto, juntamente com a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), de cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Desde então, sua relação e contribuição com a área da Educação do Campo e da formação de professores para atuar nas escolas do campo é extensa e com muitas repercussões. Assim, esta entrevista foi feita para entender, através da história profissional da professora Maria Isabel, formas de aproximação da psicologia com as populações do campo no Brasil e, em específico, as correlações entre a psicologia e o campesinato.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Luiz Paulo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Possui doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FaE-UFMG), mestrado em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG) e é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Literaturhinweise

Antunes-Rocha, M. I. (2004). Representações sociais de professores sobre alunos no contexto da luta pela terra. (Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil).

Antunes-Rocha, M. I. (2012). Da cor da terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra. Belo Horizonte: Editora UFMG. https://doi.org/10.7476/9788542303193

Aquino, L. V. (2013). Representações sociais de educandas e educandos do curso de licenciatura em Educação do Campo sobre a leitura de textos acadêmicos. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil). Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9F5FLG

Araújo, A. F. (2020). Representações sociais de educadores das Escolas Família Agrícola (EFAs) do Brasil e da Argentina sobre o uso pedagógico das tecnologias. (Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil). Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/33484

Barroso, E. M. (2018). Escritas de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM: um estudo na perspectiva das Representações Sociais em Movimento. (Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil). Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8M87

Benfica, W. A. (2017). A escrita de educandos (as) em formação para atuação nas escolas do campo na perspectiva das representações sociais. (Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil). Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AP9NQF

Carvalho, C. A. (2017). Representações sociais das práticas artísticas na atuação de professores do Campo. (Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil). Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW7MEQ

Castilho-Pereira, W. C. (2011). Dinâmicas de Grupos Populares (21ª ed.). Petrópolis/RJ: Vozes.

Justino, É. F. (2021). Movimento das Representações sociais sobre campo de professores que atuam na Educação por Alternância no Peru e no Brasil. (Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil). Disponível em:

Kolling, E., Nery, F., & Molina, M. (1999). Por uma educação básica do campo. São Paulo: Perez.

Lane, S., & Codo, W. (1989). Psicologia Social: o homem em movimento (8ª ed.). São Paulo: Brasiliense.

Ministério da Educação. (2010). Decreto no. 7.352, de 4 de Novembro de 2010. Fonte: Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file

Moscovici, S. (2012). A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis/RJ: Vozes.

Ribeiro, L. P. (2016). Representações sociais de educandos do curso de licenciatura em Educação do Campo sobre a violência. (Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil). Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AEXPX4

Ribeiro, L., & Antunes-Rocha, M. (2018). Representações Sociais em Movimento: pesquisas em contextos educativos geradores de mudança. Curitiba: Appris.

Rocha, M. I. (1992). Desafios e enfrentamentos do trabalho social no meio rural. Anais do 1° Congresso Brasileiro de Psicologia da Comunidade e Trabalho Social: autogestão, participação e cidadania. Belo Horizonte.

Teixeira, I. A. (2020). Urdiduras (memorial). Curitiba: Brazil Publishing.

Telau, R. (2015). Ensinar - incentivar - mediar: dilemas nas formas de sentir, pensar e agir dos educadores dos CEFFAS sobre os processos de ensino/aprendizage. (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil). Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4LHGD

Vasconcelos, E. M. (1985). O que é Psicologia Comunitária. Brasiliense: São Paulo

Veröffentlicht

2021-07-12

Zitationsvorschlag

Ribeiro, L. P. (2021). Uma caminhada da Psicologia com a Educação do Campo: entrevista com Maria Isabel Antunes-Rocha. Brazilian Journal of Rural Education, 6, e11829. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11829

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Temático: Educación en contextos rurales y la Psicología Rural