Federative autonomy, municipal education/education systems: impacts for education in Tocantins

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13425

Schlagworte:

Education policy and management, municipal education, municipality.

Abstract

ABSTRACT. In Brazil, there are four types of federal entities endowed with autonomy, two of them from traditional entities (Union and States) and two from recent entities (Federal District and Municipalities), unlike the classic federations in which there is a central political power (Union) and the regional centers of power (states). In the framework of the Federal Constitution of 1988, the Municipality is part of the Federation, with administrative, legislative and political autonomy within the scope of its attributions. In the field of education, the municipal federated entity, in contrast to the historical hierarchical condition, at least formally, achieves autonomy to organize its own teaching/education system, a fundamental feature of the Federal State safeguarded by the Constitution and legislation dealing with the subject. In this article, dialectically correlating society and education, the conditions of Tocantins Municipalities are problematized for the materialization of autonomy and education management, based on theoretical and documentaries’ bases and unsystematic observation. These entities face conceptual, cultural, political, administrative, financial, pedagogical and collaboration-related challenges. Therefore, care should be taken to avoid a precarious solution, that of nominees systems, created legally, but without real and effective action.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Carlos Roberto Jamil Cury, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Educação pela PUC São Paulo, Pós-doutorado na USP e na Universidade de Paris, Professor Adjunto da PUC Minas, Professor Emérito da Faculdade de Educação da UFMG, Pesquisador Sênior do CNPq.

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-Doutora em Educação (Unoesc, 2019), Doutora e Mestre em Educação (UFG, 2007; 1998). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus de Palmas: Curso de Pedagogia, Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/Educanorte).

Ítalo Bruno Paiva Gonçalves, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrando em Educação (UFT), graduado em História (UFG, 2009), professor da educação básica do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins e membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM), cadastrado no CNPQ/CAPES.

Literaturhinweise

Alves, T., Pinto, & J. M. R. (2020). As Múltiplas Realidades Educacionais dos Municípios no Contexto do Fundeb. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, 10(23), 1-24. https://doi.org/10.22491/fineduca-2236-5907-v10-104091

Arroyo, M. G. (2015). O direito à educação e a nova segregação social e racial – tempos insatisfatórios? Educação em Revista, 31(03), 15- 47. https://doi.org/10.1590/0102-4698150390

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988, 5 de outubro). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. (1967, 24 de janeiro). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm

Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (1946, 19 de setembro). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm.

Constituição dos Estados Unidos do Brasil. (1937, 10 de novembro). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm

Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (1934, 16 de julho). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm.

Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (1891, 24 de fevereiro). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao91.htm

Constituição Política do Império do Brasil de 1824. (1824, 22 de abril). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm

Cury, C. R. J. (2002). A educação básica no Brasil. Educ. Soc., 3(80), 168-200. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000010

Emenda Constitucional nº 1, de 17 de outubro de 1969. (1969, 20 de outubro). Edita o novo texto da Constituição Federal de 24 de janeiro de 1967. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc_anterior1988/emc01-69.htm

Emenda Constitucional nº 108, de 26 de agosto de 2020. (2020, 27 de outubro). Altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para disciplinar a disponibilização de dados contábeis pelos entes federados, para tratar do planejamento na ordem social e para dispor sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras providências. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc108.htm

Frigotto, G. (1987). O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional (Cap. 6, p. 75-110). São Paulo: Cortez Editora.

Lagares, R., Gonçalves, I. B. P., Silva, M. L. A. da & Santos, L. V. dos. (2020). A peleja por educação pública no contexto da Pandemia: reacendendo e alargando tramas. Revista Brasileira de Educação do Campo, 5(e10835), p. 1-19. http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e10835

Lagares, R. (2008). Organização da Educação Municipal no Tocantins: entre conservação de redes e processo efetivo de institucionalização de sistemas (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia. Recuperado de: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/6/o/Tese%20RosileneLagares.pdf

Lei nº 14.114, de 25 de dezembro de 2020. (2020, 25 de dezembro). Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Lei/L14113.htm

Lei nº 2.139, de 3 de setembro de 2009. (2009, 3 de setembro). Dispõe sobre o Sistema Estadual de Ensino e adota outras providências. Recuperado de: https://www.al.to.leg.br/arquivos/30465.pdf

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Meirelles, H. L. (2008). Direito Municipal Brasileiro. 16. ed. Atualizada por Márcio Schneider Reis e Edgard Neves da Silva. São Paulo: SP, Malheiros Editores.

Pires, M. C. S. (1999). O Município no Federalismo Brasileiro: constrangimentos e perspectivas. Cad. Esc. Legisl., 8(13), 55-84. Recuperado de: https://cadernosdolegislativo.almg.gov.br/seer/index.php/cadernos-ele/article/view/258/211.

Pires, M. C. S. (2013). Federalismo brasileiro: a emergência de um redesenho institucional do modelo. Revista Brasileira de Estudos Políticos, (106), 163-189. https://doi.org/10.9732/10.9732/P.0034-7191.2013v106p163

Rede ColaborAção Tocantins (RCT) (2021). Gestão das redes e dos Sistemas Educacionais: afirmação dos direitos à vida e à educação no retorno às atividades escolares em 2021. Palmas: Proex-UFT. Recuperado de: https://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/2853/1/Gest%C3%A3o%20de%20Redes%20e%20dos%20Sistemas%20Educacionais.pdf

Reis, A. C. A., & Chaves, V. L. J. (2021). Recursos Federais para a Educação Básica: pacto federativo e os municípios. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, 11(15), 1-19. https://doi.org/10.22491/2236-5907103022

Saviani, D. (1999). Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educação & Sociedade, (69), 119-136. https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000400006

Veröffentlicht

2021-12-19

Zitationsvorschlag

Jamil Cury, C. R., Lagares, R., & Bruno Paiva Gonçalves, Ítalo. (2021). Federative autonomy, municipal education/education systems: impacts for education in Tocantins. Brazilian Journal of Rural Education, 6, e13425. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13425

Ausgabe

Rubrik

DOSSIÊ: GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA CRISE DA COVID-19

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in