Productive restructuring, State reform and educational policies in post 1990 Brazil

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DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15364

Abstract

ABSTRACT. The article aims to analyze the Brazilian educational policies of the nineties. Therefore, the international political-economic scenario of Latin America in the late seventies and eighties is presented. It is intended to identify, in the same way, trends and constitutive concepts of educational policies, especially the particular use that is made of the notion of “competences”, based on documents from national organizations and multilateral agencies. To support the choices and discussions developed in the article, historical-dialectical materialism is used, as it makes it possible to historically analyze the changes in educational legislation. The results reveal that the educational policies of that period were based on the perspective of capital, following the orientation of international organizations, of a neoliberal nature.

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Autor/innen-Biografien

Wanessa Cardoso Gomes Muniz, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Pós-graduação em Gestão Escolar e Orientação Educacional pela Faculdade Católica de Anápolis. Servidora efetiva da rede estadual de educação do Tocantins. Diretora da Escola Especial Lagoa da Confusão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política/gestão da educação básica e superior na perspectiva da filosofia da práxis. Atua como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas Práxis Socioeducativa e Cultural da Universidade Federal do Tocantins.

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas, Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE). Participa, como membro, da Associação nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Compõe o quadro de especialistas do Programa PRISME/Rede Colaboração Tocantins (RCT). É pesquisador na área de Sociedade, Política e Gestão Educacional e Currículo, vinculado ao: Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural; Núcleo de pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED); e Rede Universitas/Br.

Núbia Mária Soares de Souza, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda em Educação, do Curso de Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Paraíso do Tocantins (1998), ocupante do cargo efetivo de Professora da Educação Básica do Estado do tocantins . Atualmente sou Dirigente Municipal de Educação de Lagoa da Confusão - Tocantins. Possuo três especializações na área educacional, sendo :Especialização em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino de Ciências Naturais- Matemática e Ciências;Especialização em Tecnologias em Educação e Especialização em Gestão da Educação Municipal.

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Veröffentlicht

2023-10-21

Zitationsvorschlag

Muniz, W. C. G., Carvalho, R. F. de, & Souza, N. M. S. de. (2023). Productive restructuring, State reform and educational policies in post 1990 Brazil. Brazilian Journal of Rural Education, 8, e15364. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15364

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Rubrik

DOSSIÊ – POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES