Perfil docente y uso de la educación ambiental en escuelas rurales de São Caetano de Odivelas (Pará, Brasil)

Autores/as

  • Ivaney dos Santos Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA https://orcid.org/0000-0001-8855-5614
  • Jessica Paloma Pinheiro da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA https://orcid.org/0000-0002-5078-3125
  • Elaine Vasconcelos Bezerra Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA https://orcid.org/0000-0001-6462-2026
  • Antonia Rafaela Gonçalves Macedo Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Keila Renata Moreira Mourão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA
  • Fabricio Nilo Lima da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA https://orcid.org/0000-0002-6402-0540

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11777

Palabras clave:

Entorno, Interdisciplinariedad, Plan de Estudios, Aprendizaje, Profesores

Resumen

RESUMEN. El objetivo de este estudio era analizar el perfil docente y los aspectos de la educación ambiental en las escuelas rurales del municipio de São Caetano de Odivelas, Estado de Pará, Brasil. Para lograr este objetivo, se digitalizó un cuestionario en línea y se puso a disposición de los docentes que laboran en las escuelas del ámbito municipal. La investigación fue cualitativa y cuantitativa, se desarrolló entre los años 2020 al 2021, realizada con 20 docentes de 10 escuelas del rubro. Los datos recogidos fueron analizados por estadísticas descriptivas. Identificamos que la mayoría (60%) de los profesores son mujeres, de entre 21 y 30 años (65%). Nos dimos cuenta de que tienen cursos de pregrado en lengua y geografía portuguesa (50%), con Lato Sensu Postgrado (75%). Observamos que tienen un promedio de 4 años de experiencia en educación sobre el terreno y enseñan más de un componente curricular, en hasta dos escuelas (50%). Detectamos que el principal material pedagógico utilizado para la enseñanza de la educación ambiental es a través del libro de texto (60%). Hacemos hincapié en que la educación ambiental funciona de una manera mínima y aislada para diversificar las clases. También afirman que la metodología utilizada con los estudiantes es la investigación bibliográfica. En conclusión, hay un déficit en la difusión de la educación ambiental por parte de los maestros en las escuelas en el campo del estado de Pará, Brasil.

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Biografía del autor/a

Ivaney dos Santos Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Especialização em Inovações Curriculares na Educação do Campo, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Mestrado Acadêmico em Geografia, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará - PPGG/UEPA, (em andamento).

Jessica Paloma Pinheiro da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Agroextrativismo Sustentavel e Desenvolvimento Rural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Mestranda em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Elaine Vasconcelos Bezerra Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduada em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Língua Inglesa, pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin. Atualmente é docente em Letras EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Avançado Vigia.

Antonia Rafaela Gonçalves Macedo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Aquicultura pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Mestra em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares pelo IFPA. Doutorado em Ciência Animal (Ecologia Aquática e Aquicultura) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência em projetos na área de malacocultura em empreendimentos solidários.

Keila Renata Moreira Mourão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduada em Oceanografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado em Ciência Animal pela UFPA. Doutorado em Ecologia Aquática e Pesca pela UFPA. Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Avançado Vigia, atuando como Professora e Chefe do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica – NITT/IFPA.

Fabricio Nilo Lima da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA

Graduado em Aquicultura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Especialista em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IFPA. Mestre em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutorado em Ciência Animal (Ecologia Aquática e Aquicultura) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é docente do IFPA, Campus Avançado Vigia.

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Publicado

2022-03-31

Cómo citar

Cardoso, I. dos S. ., Paloma Pinheiro da Silva, J. ., Alves, E. V. B. ., Macedo, A. R. G. ., Mourão, K. R. M. ., & Silva, F. N. L. da. (2022). Perfil docente y uso de la educación ambiental en escuelas rurales de São Caetano de Odivelas (Pará, Brasil). Revista Brasileña De Educación Rural, 7, e11777. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11777

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