La educación rural y los desafíos para la educación brasileña y la publicación científica.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8132Resumen
No ano de 2019, buscando dar continuidade à qualidade dos artigos publicados e maior inserção da revista em bases internacionais, a Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) aumentou significativamente a quantidade de textos publicados em outros idiomas, especialmente em inglês, além da diversidade de autores e instituições que publicaram no periódico ao longo do ano, o que reforça a importância da RBEC em ser um importante veículo de comunicação científica na área educacional nacional e internacional. Com o objetivo de atender as atualizações acerca da editoração científica internacional, visando ampliar e defender o acesso aberto, as boas práticas de publicação, a importância da pesquisa para o desenvolvimento de uma nação e a rapidez na publicação dos artigos, a RBEC adotou no ano de 2019 o formato de publicação contínua (PC), que consiste em acelerar o processo de comunicação e disseminação das pesquisas aos leitores e à comunidade acadêmica, disponibilizando-as de forma mais rápida às pessoas. Dentro desse novo formato, a revista continua a publicar os artigos recebidos em fluxo contínuo, além de números especiais ao longo do ano. Além do fluxo contínuo, a revista publicou dois dossiês no ano de 2019: o primeiro diz respeito a “Políticas para a Educação e a Diversidade Sociocultural”, que reúne trabalhos de diferentes instituições acerca da política pública em educação e diversidade, cujas pesquisas são importantes para ampliação do debate no que se refere aos avanços e desafios ao enfrentamento das desigualdades. No segundo dossiê, intitulado “50 anos de alternância no Brasil: o que dizem as pesquisas nacionais e internacionais”, foram publicados trabalhos relevantes sobre a Pedagogia da Alternância no Brasil e em outros países, como Canadá, África, Espanha entre outros, que enaltecem, a partir de diferentes experiências e pesquisas, a relevância desse sistema educativo para a Educação do Campo e Educação em geral, fundamental e necessário para ampliar ainda mais o debate sobre a Alternância em diferentes contextos nacionais e internacionais. Nesse sentido, podemos afirmar que o ano de 2019 foi um ano de desafios, mas de avanços também para a RBEC, tanto no que diz respeito ao aumento das pesquisas publicadas e na sua diversidade quanto ao atendimento às novas atualizações da editoração científica e no enfrentamento das desigualdades, exercendo o seu compromisso social com a divulgação de conhecimento. Para isso, é preciso continuarmos a ter força e a resistir sempre contra as mazelas que assolam a Educação brasileira, para ampliarmos a luta por uma excelência acadêmica, pela defesa da Universidade Pública, com alcance social e político. Desejamos a todos e a todas boas leituras e um próspero ano de 2020!
Descargas
Citas
Como citar este Editorial / How to cite this Editorial
APA
Araújo, G. C., & Silva, C. (2019). Educação do Campo e os desafios para a educação brasileira e editoração científica. Rev. Bras. Educ. Camp., 4, e6110. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e5869
ABNT
ARAÚJO, G. C.; SILVA, C. Educação do Campo e os desafios para a educação brasileira e editoração científica. Rev. Bras. Educ. Camp., Tocantinópolis, v. 4, e6110, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e5869
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).