Alfabetização Científica na Educação Infantil: experiência em uma escola do campo em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14489Resumo
O presente estudo analisou a implementação de um conjunto de atividades na Educação Infantil, baseadas na metodologia das Ilhas de Racionalidade (Fourez, 1997). A pesquisa, de caráter qualitativo, realizou-se de forma remota em duas turmas de Pré-Escola em uma escola do campo no município de São Gabriel/RS, durante o ano de 2020. Foram utilizadas diferentes estratégias metodológicas, tais como: desenhos, observação do entorno de suas casas, da paisagem local, entrevistas com familiares, escuta de rádio, elaboração de poemas e produção de maquetes. Os dados são apresentados segundo três categorias: i) Reflexões acerca do trabalho remoto na Escola do Campo; ii) A metodologia IIR na Educação Infantil e iii) Alfabetização Científica na Pré-escola. O trabalho remoto trouxe alguns desafios, em especial na Educação Infantil, considerando a necessidade de interação entre os sujeitos e mediação do professor. Verificou-se que a aprendizagem ocorreu em outros espaços e tempos, principalmente na interação com os familiares e na observação dos ambientes sociais e naturais do seu entorno, sendo importantes para a construção da identidade do sujeito do campo e a valorização das culturas e dos saberes locais. A utilização da metodologia das IIR desde a Educação Infantil vai ao encontro dos Campos de Experiência sinalizados pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Conclui-se que algumas habilidades relacionadas à Alfabetização Científica, como a autonomia, o domínio e a comunicação, podem ser alcançadas com o desenvolvimento de uma IIR na Pré-escola, mesmo que de forma remota.
Palavras-chave: pré-escola, projeto interdisciplinar, ensino remoto.
Scientific Literacy in Childhood Education: experience in a countryside school in times of pandemic
ABSTRACT. The present study analyzed the implementation of a set of activities in Early Childhood Education, based on the methodology of the Islands of Rationality (Fourez, 1997). The qualitative research was carried out remotely in two Pre-School classes in a rural school in the city of São Gabriel/RS, during the year 2020. Different methodological strategies were used, such as drawings, observation of the surroundings of their homes, the local landscape, interviews with family members, listening to the radio, writing poems, and producing models. Data are presented according to three categories: i) Reflections on remote work at Escola do Campo; ii) The IIR methodology in Early Childhood Education and iii) Scientific Literacy in Preschool. Remote work brought some challenges, especially in Early Childhood Education, considering the need for interaction between subjects and teacher mediation. It was found that learning took place in other spaces and times, mainly in the interaction with family members and in the observation of the social and natural environments of their surroundings, being important for the construction of the identity of the subject of the countryside and the appreciation of cultures and knowledge. locations. The use of the IIR methodology in Early Childhood Education is in line with the Experience Fields signaled by the National Curricular Common Base (Brasil, 2017). It is concluded that some skills related to Scientific Literacy, such as autonomy, mastery, and communication can be achieved with the development of an IIR in Preschool, even if remotely.
Keywords: preschool, interdisciplinary project, remote learning.
Alfabetización Científica en Educación Infantil: experiencia en una escuela rural en tiempos de pandemia
RESUMEN. El presente estudio analizó la implementación de un conjunto de actividades en Educación Infantil, a partir de la metodología de las Islas de la Racionalidad (Fourez, 1997). La investigación cualitativa se realizó de forma remota en dos clases de preescolar en una escuela rural en la ciudad de São Gabriel/RS, durante el año 2020. Se utilizaron diferentes estrategias metodológicas, tales como: dibujos, observación de los alrededores de sus casas, el paisaje local, entrevistas con familiares, escuchar la radio, escribir poemas y producir maquetas. Los datos se presentan según tres categorías: i) Reflexiones sobre el trabajo a distancia en la Escola do Campo; ii) La metodología IIR en Educación Infantil y iii) Alfabetización Científica en Preescolar. El trabajo a distancia trajo algunos desafíos, especialmente en Educación Infantil, considerando la necesidad de interacción entre sujetos y mediación docente. Se encontró que el aprendizaje se dio en otros espacios y tiempos, principalmente en la interacción con los miembros de la familia y en la observación de los ambientes sociales y naturales de su entorno, siendo importante para la construcción de la identidad del sujeto del campo y la apreciación de las culturas y los conocimientos. El uso de la metodología IIR desde la Educación Infantil está en línea con los Campos de Experiencia señalados por la Base Común Curricular Nacional (Brasil, 2017). Se concluye que algunas habilidades relacionadas con la Alfabetización Científica, como la autonomía, el dominio y la comunicación, se pueden lograr con el desarrollo de un IIR en Preescolar, aunque sea a distancia.
Palabras clave: preescolar, proyecto interdisciplinario, enseñanza a distancia.
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