v. 1 n. 2 (2016): Jul./Dez.

					Visualizar v. 1 n. 2 (2016): Jul./Dez.

Apresentamos aos nossos leitores o volume 1, n. 2, da Revista Brasileira de Educação do Campo – RBEC, ISSN 2525-4863, periódico do Departamento de Educação do Campo, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis. Esta edição traz 19 artigos dos recebidos no período de submissão, de julho a outubro de 2016 e, alguns, recebidos no primeiro semestre. Considerando o escopo da revista e a política editorial, 2 artigos discutem a perspectiva epistemológica da Educação do Campo e suas interfaces, 6 focalizam a Formação de professores nas Licenciaturas em Educação do Campo, 3 tratam de experiências formativas de camponeses em escolas do campo na perspectiva da Pedagogia da Alternância, 2 focalizam Material didático da Educação do Campo, 3 discutem Movimentos Sociais, Educação do Campo e Questões agrárias, 2 estabelecem relação entre sistema educativo e inclusão social e 1 trata de Cultura Popular e interfaces com a educação. Destacamos neste número a presença de pesquisadores de Cuba, Quênia e Moçambique, sendo publicados um artigo em Espanhol, um em Inglês e outro em Português.

Publicado: 2016-12-13

Expediente / Masthead

Editorial

  • Editorial

    Cícero da Silva, Gustavo Cunha de Araújo
    171-176
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p171

Artigos / Articles / Artículos

  • Da Educação Rural à Educação do Campo: uma luta de superação epistemológica/paradigmática

    Maria Lemos Costa, Carmen Lúcia de Oliveira Cabral
    177-203
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p177
  • Pronera no Sertão Mineiro Goiano: Reflexões sobre emancipação social e Educação do Campo

    Maria da Conceição da Silva Freitas, Cláudia Valéria de Assis Dansa, Joice Marielle da Costa Moreira
    204-230
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p204
  • Educação do campo, experiência e formação docente numa perspectiva política emancipadora

    Raimunda Pereira da Silva, Ivânia Paula Freitas de Souza Sena
    231-254
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p231
  • Discutindo articulações entre ensino de Ciências e Educação do Campo através da análise dos cadernos

    Crisna Daniela Krause Bierhalz, Eril Medeiros da Fonseca
    255-278
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p255
  • Licenciatura em Educação do Campo: Intencionalidades da formação docente no Marajó

    Eliane Miranda Costa
    279-298
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p279
  • Reflexões sobre a Pedagogia Paulo Freire com os alunos de Pedagogia da Terra

    Mariana Cunha Pereira, Francisco Hudson da Cunha Lustosa
    299-317
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p299
  • O conhecimento sobre o lazer no curso de Licenciatura em Educação Física da UNEB campus/DCH IV e a especificidade da Educação do Campo

    Cristóvão da Cruz Santos, Amália Catharina Santos Cruz
    318-343
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p318
  • Escola do campo: uma visão dos jovens sobre as aulas de Biologia de uma comunidade rural no município de Cunha/SP

    Juliana Souza de Oliveira, Tatiana Souza de Camargo, Ramofly Bicalho dos Santos
    344-363
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p344
  • El Sistema Educativo Cubano y su carácter inclusivo

    Lídice Mesa Gómez
    364-380
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p364
  • Desvelando cercas: um olhar sobre a Educação do Campo no Sudeste do Tocantins

    Thiago Ferreira dos Santos, Idemar Vizolli, Adriana Demite Stephani
    381-401
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p381
  • Práticas pedagógicas: interações, desafios e possibilidades no cotidiano de uma Escola Família Agrícola

    Andrêssa Paula Fadini de Sousa, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, João Assis Rodrigues
    402-427
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p402
  • Contribuição da Casa Rural Familiar para a permanência da família no campo: o caso de Realeza/PR

    Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Eloir Angelo Barbacovi
    428-452
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p428
  • Educação infantil do campo: um estudo no município de Chopinzinho/PR

    Marta Regina Coppe, Jurema Fátima Knopf
    453-475
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p453
  • Diálogos com a Educação do Campo: o livro didático em questão

    Marcio da Costa Berbat, Gabriela de Carvalho Feijó
    476-494
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p476
  • Pedagogia da Alternância nas produções acadêmicas no Brasil (2007-2013)

    Glaucia Maria Ferrari, Oséias Soares Ferreira
    495-523
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p495
  • Compreendendo os movimentos sociais do campo e o MST: projeto educativo

    Janaina Santana da Costa, Edson Caetano
    524-549
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p524
  • Por uma Educomunicação Ciberpopular: Ativismo e Diálogo nas Mídias Digitais

    Rafael Duarte Oliveira Venancio
    550-571
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p550
  • Os desafios de educação em Moçambique em relação à questão agrária e agrícola

    Ernesto Jorge Macaringue
    572-583
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p572
  • School based factors affecting learning of Kenyan sign language in primary schools for hearing impaired in Embu and Isiolo counties, Kenya

    Samuel Muthomi Rwaimba
    584-605
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p584

Nominata de Avaliadores ad hoc / Reviewers and Referees

Política Editorial / Editorial Policy

Diretrizes e Normas para Publicação / Guidelines and Instructions for Authors

Revista Completa / Full Journal