DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EM GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INTERATIVAS: O PROTAGONISMO DOCENTE
Keywords:
Teaching speeches, Curricular Formative Design, Creative Insubordination, GeogebraAbstract
O artigo em tela problematiza as prescrições de habilidades da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (Brasil, 2018) relativas à unidade temática Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental, trazendo uma proposta de curso de extensão dinamizado no ambiente Geogebra, com atividades interativas visando o desenvolvimento profissional de professores de Matemática dentro da teoria e prática de Insubordinação Criativa (D’AMBROSIO; LOPES, 2015). Como metodologia foi adotada a análise qualitativa de relatos e a produção de mapas mentais no intuito do incentivo às reflexões e promoção de práticas autônomas e insubordinadas no Ensino de Geometria. As atividades e os recursos evidenciaram um olhar além das habilidades para a visualização geométrica, permitindo aos docentes cursistas (DC) vislumbrarem possibilidades didáticas que extrapolam os applets estruturados a partir do Design Formativo Curricular adotado no curso de extensão.
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Matemática. Anos Finais do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BRIÃO, Gabriela. Algumas insubordinações criativas presentes na prática de uma professora de Matemática. In. Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos/Beatriz Silva D`Ambrosio, Celi Espasandin Lopes, organizadoras. Campinas, SP: Mercado de Letras. p. 87-102. Coleção Insubordinação Criativa, 2015.
BUZAN, Tony. Dominando A Técnica Dos Mapas Mentais. Rio de Janeiro: Editora Pensamento - Cultrix, 2019.
BUZAN, Tony. Mapas Mentais. Tradução de Paulo Polzonoff Jr; Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2009.
D’AMBROSIO, Beatriz Silva.; LOPES, Celi Espasandin. Trajetórias profissionais de educadoras matemáticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.
D'AMBROSIO, Ubiratan; D'AMBROSIO, Beatriz Silva. The role of ethnomathematics in curricular leadership in mathematics education. Journal of Mathematics Education at Teachers College. New York/NY, n. 4, p.10-16, 2013.
D'AMBROSIO, Beatriz Silva; LOPES, Celi Espasandin. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema[online]. v. 29, n. 51, p. 1-17, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564 . Acesso em 9 de jul. 2024.
GUIA, Daniella Assemany da. Insubordinação criativa, Auto(trans)formação e Conexões matemáticas: engendrando saberes na autoformação de professores portugueses. Tese de doutorado, 358 f. Programa doutoral em Ensino e divulgação das Ciências. Faculdade de Ciências. Universidade do Porto, 2020.
MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982, p. 3-20.
OLIVEIRA, Vanessa de; PAULO, Rosa Monteiro; FIRME, Ingrid Cordeiro. Entre redes, teias e fios: pensando e ensinando Matemática nos Anos Iniciais. REnCiMa, v. 8, n. 4, p. 106-119, 2017. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1497 Acesso em 1 de mar. 2024.
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; NACARATO, Adair Mendes. Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 119-135, dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VqMq5VmXSk45CKXtvFmZZrN/ Acesso em 2 de mar. 2024.
ROSA PIRES, Fabiele; ROCHA MARQUES, Dianifer Stefane; BRESOLIN MARINHO, Julio Cesar. A utilização de memes e mapas mentais e sua contribuição para a aprendizagem de biologia em tempos de pandemia. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23006, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.16761. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/16761 . Acesso em: 12 jul. 2024.
SANTOS, Marluce Alves dos; ALVES, Francisco Regis Vieira. Reflexões teóricas sobre didática profissional para formação de professores que ensinam matemática. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23009, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17739. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17739. Acesso em: 12 jul. 2024.
SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. A Insubordinação criativa na formação contínua do pedagogo para o ensino da Matemática: os subalternos falam? REnCiMa, v. 8, n. 4, p. 11-30, 2017. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1491 . Acesso em 8 fev. 2024.
SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; SCHIRLO, Ana Cristina. Conhecimentos Prévios de Geometria Plana: estudo de caso com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Revista Dynamis, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 58-68, jul. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p58-68 . Acesso em: 17 junho. 2024.
SILVA, Camila Rubira; SAMÁ, Suzi. Nas ondas da Insubordinação Criativa: uma interface entre a Educação Estatística e a Biblioteconomia. REnCiMa, v. 8, n. 4, p. 228-242, 2017. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1506 . Acesso em 2 de maio 2024.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Marcelo de Oliveira Dias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright Policy
Copyrights are retained by the authors, who grant RIEcim the exclusive rights for first publication. Authors will not be remunerated for the publication of their work in this journal. Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the work's published version in this journal (e.g., post it to an institutional repository, on a personal website, publish a translation, or as a book chapter), with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal. The Journal's editors have the right to make textual adjustments and adaptations to conform to publication standards.
Open Access Policy
This journal provides immediate open access to its content, following the principle that freely providing scientific knowledge to the public contributes to the global democratization of knowledge. Users can read, download, copy, distribute, print, search, or use the content for any legal purpose, respecting national copyright laws and without seeking prior permission from the publisher or the author. The opinions presented in the articles are the responsibility of the authors. The Journal does not charge Article Processing Charges (APCs).
Licensing Policy - Usage License
Licensed under the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) License. This license allows sharing, copying, redistributing the manuscripts published in RIEcim in any medium or format. Additionally, it allows adapting, remixing, transforming, and building upon the material, as long as proper credit is given to the author and initial publication in this journal is acknowledged.