DESENVOLVIMENTO CURRICULAR EM GEOMETRIA POR MEIO DE ATIVIDADES INTERATIVAS: O PROTAGONISMO DOCENTE
Palavras-chave:
Unidade Temática Geometria, registros docentes, Design Formativo Curricular Interacional, Insubordinação Criativa, GeogebraResumo
O artigo em tela problematiza as prescrições de habilidades da Base Nacional Comum Curricular- BNCC (Brasil, 2018) relativas à unidade temática Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental, trazendo uma proposta de curso de extensão dinamizado no ambiente Geogebra, com atividades interativas visando o desenvolvimento profissional de professores de Matemática dentro da teoria e prática de Insubordinação Criativa (D’AMBROSIO; LOPES, 2015). Como metodologia foi adotada a análise qualitativa de relatos e a produção de mapas mentais no intuito do incentivo às reflexões e promoção de práticas autônomas e insubordinadas no Ensino de Geometria. As atividades e os recursos evidenciaram um olhar além das habilidades para a visualização geométrica, permitindo aos docentes cursistas (DC) vislumbrarem possibilidades didáticas que extrapolam os applets estruturados a partir do Design Formativo Curricular adotado no curso de extensão.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Matemática. Anos Finais do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BRIÃO, Gabriela. Algumas insubordinações criativas presentes na prática de uma professora de Matemática. In. Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos/Beatriz Silva D`Ambrosio, Celi Espasandin Lopes, organizadoras. Campinas, SP: Mercado de Letras. p. 87-102. Coleção Insubordinação Criativa, 2015.
BUZAN, Tony. Dominando A Técnica Dos Mapas Mentais. Rio de Janeiro: Editora Pensamento - Cultrix, 2019.
BUZAN, Tony. Mapas Mentais. Tradução de Paulo Polzonoff Jr; Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2009.
D’AMBROSIO, Beatriz Silva.; LOPES, Celi Espasandin. Trajetórias profissionais de educadoras matemáticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.
D'AMBROSIO, Ubiratan; D'AMBROSIO, Beatriz Silva. The role of ethnomathematics in curricular leadership in mathematics education. Journal of Mathematics Education at Teachers College. New York/NY, n. 4, p.10-16, 2013.
D'AMBROSIO, Beatriz Silva; LOPES, Celi Espasandin. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema[online]. v. 29, n. 51, p. 1-17, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8564 . Acesso em 9 de jul. 2024.
GUIA, Daniella Assemany da. Insubordinação criativa, Auto(trans)formação e Conexões matemáticas: engendrando saberes na autoformação de professores portugueses. Tese de doutorado, 358 f. Programa doutoral em Ensino e divulgação das Ciências. Faculdade de Ciências. Universidade do Porto, 2020.
MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982, p. 3-20.
OLIVEIRA, Vanessa de; PAULO, Rosa Monteiro; FIRME, Ingrid Cordeiro. Entre redes, teias e fios: pensando e ensinando Matemática nos Anos Iniciais. REnCiMa, v. 8, n. 4, p. 106-119, 2017. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1497 Acesso em 1 de mar. 2024.
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; NACARATO, Adair Mendes. Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 119-135, dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VqMq5VmXSk45CKXtvFmZZrN/ Acesso em 2 de mar. 2024.
ROSA PIRES, Fabiele; ROCHA MARQUES, Dianifer Stefane; BRESOLIN MARINHO, Julio Cesar. A utilização de memes e mapas mentais e sua contribuição para a aprendizagem de biologia em tempos de pandemia. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23006, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.16761. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/16761 . Acesso em: 12 jul. 2024.
SANTOS, Marluce Alves dos; ALVES, Francisco Regis Vieira. Reflexões teóricas sobre didática profissional para formação de professores que ensinam matemática. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23009, 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.17739. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/17739. Acesso em: 12 jul. 2024.
SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa. A Insubordinação criativa na formação contínua do pedagogo para o ensino da Matemática: os subalternos falam? REnCiMa, v. 8, n. 4, p. 11-30, 2017. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1491 . Acesso em 8 fev. 2024.
SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; SCHIRLO, Ana Cristina. Conhecimentos Prévios de Geometria Plana: estudo de caso com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Revista Dynamis, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 58-68, jul. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p58-68 . Acesso em: 17 junho. 2024.
SILVA, Camila Rubira; SAMÁ, Suzi. Nas ondas da Insubordinação Criativa: uma interface entre a Educação Estatística e a Biblioteconomia. REnCiMa, v. 8, n. 4, p. 228-242, 2017. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1506 . Acesso em 2 de maio 2024.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo de Oliveira Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.