Teaching and learning methodologies in teaching Sciences at Euclides Moreira Pontes School located in the Quilombola Community São Benedito do Vizeu-Pará

Authors

  • Manoel Leão Lopes Júnior Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Erica Fernandes Cantão Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0002-5501-2047
  • Eder Jacson Dias Pereira Secretária Municipal de Educação - SEMED
  • Luely Oliveira da Silva Universidade Estadual do Pará - UEPA
  • Lourivaldo da Silva Santos Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0001-6698-1743
  • Railda Neyva Moreira Araújo Secretária Estadual de Educação do Pará - SEDUCPA https://orcid.org/0000-0001-7413-9759
  • Marivaldo José Costa Corrêa Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Gabriel Dante da Silva Monteiro Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0001-8136-2481

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12104

Keywords:

Quilombola Community, Experimentation, Games, Teaching and learning.

Abstract

ABSTRACT. This work deals with teaching and learning methodologies aimed at the science class at the Euclides Moreira Pontes School located in the Quilombola são Benedito do Vizeu community. The research discusses the fragmentation of teaching and learning in the area of sciences that are worked in a traditional way, thus proposing methodological proposals aimed at improving learning. Its objective is to propose methodologies in science education, focused on educational aspects, with educational practices that strengthen the historical singularity of the studied quilombola territory. For data collection, interviews were carried out following an application script, directed to students and a teacher of the science discipline, using observation in science classes, participation and development of new teaching methodologies such as: experiments, practical classes, research, games, in order to improve the teaching-learning process. At the end of this work it was possible to observe that the lack of differentiation of methodological practices in science classes, contributes to the lack of motivation, interest and enthusiasm of the students, harming the whole process of teaching and learning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Manoel Leão Lopes Júnior, Universidade Federal do Pará - UFPA

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pará, com Mestrado e Doutorado Química Orgânica pela Universidade Federal do Pará e Pós-doutorado realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Atualmente é professor efetivo adjunto II da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente no tema: Química de Microorganismos.

Erica Fernandes Cantão, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em licenciatura em educação do campo com Habilitação em ciências naturais. Professora da rede de ensino municipal de Mocajuba-PA.

Eder Jacson Dias Pereira, Secretária Municipal de Educação - SEMED

Licenciado em Letras Habilitação em Portuguesa pela Universidade Federal do Pará, com Mestrado em Educação e cultura pela UFPA. Atualmente é professor de Língua Portuguesa do quadro efetivo da prefeitura e secretaria de educação de Baião Pará e coordenador do conselho escolar da Escola Polo Municipal de Novo Tesouro Baião-Pará.

Luely Oliveira da Silva, Universidade Estadual do Pará - UEPA

Licenciada em Química, com mestrado e doutorado em Química Orgânica (UFPA) e Pós-doutorado em Síntese Orgânica (UFSCAR). Pesquisa química de produtos naturais, síntese orgânica e desenvolvimento profissional de Professores de Ciências com atenção especial à inovação educacional com produção de produtos e processos para formação docente. Professora da Universidade do Estado do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA).

Lourivaldo da Silva Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágio de Pós-doutorado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Barcelona-Espanha. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará e bolsista de produtividade Nível-2 do CNPq.

Railda Neyva Moreira Araújo, Secretária Estadual de Educação do Pará - SEDUCPA

Licenciada em Química, com mestrado e doutorado em Química Orgânica (UFPA). Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Universitat de Barcelona/ES. É concursada da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará-SEDUC/PA, atuando na E.E.E.M Agostinho Morais de Oliveira em Inhangapi/PA. Tem experiência no Ensino de Ciências Naturais e na área de Química de Produtos Naturais.

Marivaldo José Costa Corrêa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Formado em Química industrial, mestre em Química e Doutor em Química pela universidade federal do para. Atua nas áreas de educação ambiental, fitoquímica e produtos naturais. Atualmente é Professor associado IV, Faculdade de Química/ICEN- UFPA.

Gabriel Dante da Silva Monteiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

É estudante de graduação em Letras – Língua Portuguesa na Universidade Federal do Pará. Atualmente, é bolsista de iniciação científica e investiga vias para o ensino e aprendizagem de linguagens no ensino básico brasileiro.

References

Alarcão, I. (2003). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez.

Andrade, M. L. F., & Massabni, V. G. (2011). O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, 17(4), 835-854. https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000400005

Brasil. (1997). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.

Bushell, D. (1973). Classroom behavior: A little book for teachers. New Jersey: Prentice-Hall.

Cachapuz, A. P. J., & Jorge, M. (2004). Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, 10(3), 363-381. https://doi.org/10.1590/S1516-73132004000300005.

Caldart, R. S., & Paludo, C, D. J. (2006). Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças e educadores. Brasília: Pronera: Nead.

Carril, L. F. B. (2017). Os Desafios da Educação Quilombola no Brasil: o território como contexto e texto, 22(69), 539-564. https://doi.org/10.1590/s1413-24782017226927

Carvalho, W. (2000). (Org.). Biologia: o professor e a arquitetura do currículo. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola Ltda.

Dante, L. R. (1991). Didática da resolução de problemas de matemática. 2. ed. São Paulo: Ática.

Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Filho, E. B. et al. (2008). Palavras Cruzadas como Recurso Didático no Ensino de Teoria Atômica. Revista Química Nova na Escola, 31(2), 88-95. Recuperado de: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_2/05-RSA-1908.pdf

Gomes, R. R., & Friedrich, M. (2001). A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In Anais EREBIO,1, Rio de Janeiro, 389-92.

Krasilchik, M. (2012). Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: USP.

LEI n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996, 23 de dezembro). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, seção 1. Art. 28.

Lima, D.B., & Garcia, R. N. (2011). Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, 24(1), 201-224. https://doi.org/10.22456/2595-4377.22262

Marcone. A. M., & Lacatos. E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas S.A.

Martins, C. T., & Halasz, M. R. T. (2011). Educação Ambiental nos Manguezais dos Rios Piraquêaçu e Piraquê-mirim. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, 5(1), 177-187. https://doi.org/10.5935/2177-4560.20110011

Miranda, S. (2001). No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. In Ciência Hoje, 28, 64-66.

Monica, M. C. (2006). Educação do Campo e Pesquisa: questão para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Moreira, M. A. (2009). Teorias de aprendizagem. Pedagógica e Universitária: Porto Alegre.

Neves, L. O. R. (2007). O professor, sua formação e sua prática. Recuperado de: http://www.centrorefeducacional.com.br/profprat.htm. Acesso em 8 de jun de 2020.

Pará. (2010). Secretaria Especial e Instituto de Terras do Pará. Plano de Utilização das Comunidades Remanescentes de Quilombos do 2º Distrito. Belém: ITERPA. Recuperado de: http://www.icj.ufpa.br/arquivos/?action=download&file. Acesso em: 18 mar. 2018.

Penteado, R. M. R., & Kovaliczn, R. A. (2008). Importância de materiais de laboratório para ensinar ciências. Recuperado de: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/22-4.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

Piletti, C. (2004). Didática Geral. 23º edição. Editora Ática. São Paulo-SP.

Polon, S. A. M. (2012). Teoria e Metodologia do Ensino de Ciências. Biblioteca Central – UNICENTRO.

Rosito, B. A. (2003). O ensino de ciências e a experimentação. In MORAES, R. (Org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas (pp. 195-208). 2º ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

Sanmartí, N. (2002). Didáctica de las ciencias en la educación secundaria obligatoria. Madrid: Sintesis Educación.

Silva, M. G. L., & Neves, L. S. (2006). Instrumentação para o ensino de química I. Natal: EDUFRN.

Scarpa, D. L., Sasseron, L. H., & Silva, M. B. E. (2017). O Ensino por Investigação e a Argumentação em Aulas de Ciências Naturais. Tópicos Educacionais, 3(1), 7-27. https://doi.org/10.51359/2448-0215.2017.230486

Scarpa, D. L., & Silva, M. B. (2013). A Biologia e o ensino de Ciências por investigação: dificuldades e possibilidades. In Carvalho, A. M. P. (Org.) Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula (pp. 129-52). São Paulo: Cengage Learning.

Scarpa, D. L., & Campos, N. F. (2018). Potencialidades do ensino de botânica por investigação. Estudos Avançados, 32(94), 25-41. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0003

Veiga, M. S. M. et al. (2012). O Ensino de Química: Algumas Reflexões. In I Jornada de didática: O ensino como foco (pp. 189-198).

Published

2022-04-30

How to Cite

Leão Lopes Júnior, M., Cantão, E. F. ., Pereira, E. J. D. ., Silva, L. O. da ., Santos, L. da S. ., Araújo, R. N. M. ., … Monteiro, G. D. da S. . (2022). Teaching and learning methodologies in teaching Sciences at Euclides Moreira Pontes School located in the Quilombola Community São Benedito do Vizeu-Pará. Brazilian Journal of Rural Education, 7, e12104. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12104

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.