Thinking about Artes in Early Childhood Education: a look from the teaching point of view in two educational institutions in Tocantinópolis-TO

Auteurs-es

  • Gracilene dos Santos Escola Municipal Professor Antonio Farias - EMPAF, Tocantinópolis-TO
  • Cássia Ferreira Miranda Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA https://orcid.org/0000-0003-0925-2792

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15631

Résumé

ABSTRACT.  Thinking about the importance of teaching the Arts in Early Childhood Education, this research debates the understanding of teachers who work with this stage of Basic Education about the Arts and its importance in the teaching and learning process of young children. Therefore, the research was carried out in two school units in the city of Tocantinópolis. The methodological contribution used in this work is qualitative research, with the use of interviews and support of Cultural History for analysis of information. We interviewed four teachers from the city of Tocantinópolis who work in two schools of early childhood education, in the two modalities of early childhood education: daycare and preschool. The research shows the lack of training in Arts by the teachers who work at this stage, as well as the predominance of work with the Visual Arts at the expense of other artistic languages: Theater, Dance and Music. In addition, it is possible to realize that although teachers do not have training in Arts, they have shown to enjoy working with the area and value the importance of Arts in the lives of children, as well as their teaching potential in Early Childhood Education.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gracilene dos Santos, Escola Municipal Professor Antonio Farias - EMPAF, Tocantinópolis-TO

Mestre em Ensino em Ciência e Saúde (PPGECS) pela Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz. Pós-Graduada em Gestão do Trabalho Escolar pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Pós Graduada em Educação Infantil pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Tocantins(UFT) a qual desenvolveu a pesquisa: BARRO E ARGILA: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NAS OLARIAS EM TOCANTINÓPOLIS-TO NA DÉCADA DE 1990. Graduada em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música pela UFT, campus Tocantinópolis a qual desenvolveu a pesquisa: O ENSINO DE ARTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA INDÍGENA APINAYÉ. Foi Bolsista do Programa Institucional de Monitoria Indígena( PIMI) da UFT. Tem experiência na educação escolar indígenas por meio do acompanhamento acadêmico dos estudantes indígenas que estudam no curso de Educação do Campo-Artes e Musicas da UFT-Tocantinópolis. Participa do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais e Educação (GPAVE/CNPq).

Cássia Ferreira Miranda, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Sou Licenciada Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas. No ano de 2003 comecei a atuar em grupos amadores de teatro da cidade de Pelotas-RS, participando de diversas montagens teatrais. Desenvolvi oficinas de teatro e montagens teatrais com crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos em instituições que atuam com projetos sociais. Tenho experiência nas áreas de Educação, História e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: história do teatro, história cultural, história oral, acervos, teoria da arte, estética e filosofia da arte, mulheres, trabalho, anarquismo, movimento camponês e educação do campo. Atualmente sou Doutoranda em Teatro, no PPGT-CEART-UDESC pesquisando sobre a forma como os trabalhadores rurais fazem uso da linguagem teatral em sua militância. Atuo como Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Tocantins no curso de Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Artes e Música.

Références

Amaral, C. S. (2011). John Ruskin e o ensino do desenho no Brasil. São Paulo, SP: Editora UNESP.

Araújo, G. C. (2014). O Ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência em Cuiabá (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

Araújo, G. C., Oliveira, S. B., & Almeida, L. S. (2019). A formação do professor de Arte em Tocantins: Velhos desafios e problemas na educação brasileira. Laplage em Revista, 5(2), 176-189.

Barros, J. D. (2005). A História Cultural e a Contribuição de Roger Chartier. Diálogos, 9(1). 125-141.

Chartier, R. (1990). A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Barbosa, A. M. (1988). Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte.

Barbosa, A. M. (2003). O Ensino da Arte no Brasil nos inícios do século XXI. Aprender.

Bogdan, R., & Birklen, S. K. (1982). Investigação qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Brasil. (2016). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República.

Brasil. (1996). Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar. 2.ed. Brasília: MEC/ SEF/DPEF.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.

Brasil. Ministério da Educação. (2009) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5.

Brasil. Ministério da Educação e Cultura. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Costa, C. A. (2020). Um olhar reflexivo acerca da Arte na Educação Infantil na Escola Municipal Manoel de Sousa Lima (Tocantinópolis-TO) (Monografia de Graduação). Universidade Federal do Tocantins, Tocantinópolis.

Marques, I., & Brazil, F. (2014). Arte em questões. São Paulo: Cortez.

Mendes, R. P. (2013). A Formação Continuada na Educação Infantil e sua repercussão na prática docente (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres.

Neves, J. L. (1996). Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, 1(3), 1-5.

Oliveira, R. R. A., & Teixeira, B. B. (2014). Acesso à educação infantil: desafios à política municipal e a exigibilidade de seu direito. In Anais IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação. Porto, Portugal.

Santos, J. B., & Sousa Junior, L. (2021). Os Recursos Direcionados às Crianças de 0 a 5 Anos de Idade no Contexto do Fundeb em João Pessoa/PB. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, 11.

UFT. (s.d). Tocantinópolis. Município. Campus de Tocantinópolis. Universidade Federal do Tocantins.

Publié-e

2023-05-30

Comment citer

dos Santos, G., & Miranda, C. F. (2023). Thinking about Artes in Early Childhood Education: a look from the teaching point of view in two educational institutions in Tocantinópolis-TO. Brazilian Journal of Rural Education, 8, e15631. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15631

Numéro

Rubrique

Dossiê: Olhares na Educação Infantil