Pensando sobre as Artes na Educação Infantil: um olhar a partir do ponto de vista docente em duas instituições de ensino de Tocantinópolis-TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15631Resumo
Pensando na importância do ensino das Artes na Educação Infantil, esta pesquisa debate qual o entendimento das docentes que atuam com essa etapa de da Educação Básica acerca das Artes e de sua importância no processo de ensino e aprendizagem das crianças pequenas. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas unidades escolares do município de Tocantinópolis. O aporte metodológico utilizado neste trabalho é a pesquisa de cunho qualitativo, com a utilização de entrevistas e apoio da História Cultural para análise das informações. Foram entrevistadas quatro professoras do município de Tocantinópolis que trabalham em duas escolas da Educação Infantil, nas duas modalidades da Educação Infantil: Creche e Pré-escola. A pesquisa mostra a carência de formação em Artes por parte das professoras que atuam nessa etapa, bem como a predominância do trabalho com as Artes Visuais em detrimento das demais linguagens artísticas. Além disso, é possível perceber que embora as docentes não possuam formação na área das Artes, elas demonstraram gostar de trabalhar com a área e reconhecer a importância das Artes na vida das crianças, assim como seu potencial didático na Educação Infantil.
Palavras-chave: educação básica, professoras, ensino de artes, linguagens artísticas, Tocantins.
Thinking about Artes in Early Childhood Education: a look from the teaching point of view in two educational institutions in Tocantinópolis-TO
ABSTRACT. Thinking about the importance of teaching the Arts in Early Childhood Education, this research debates the understanding of teachers who work with this stage of Basic Education about the Arts and its importance in the teaching and learning process of young children. Therefore, the research was carried out in two school units in the city of Tocantinópolis. The methodological contribution used in this work is qualitative research, with the use of interviews and support of Cultural History for analysis of information. We interviewed four teachers from the city of Tocantinópolis who work in two schools of early childhood education, in the two modalities of early childhood education: daycare and preschool. The research shows the lack of training in Arts by the teachers who work at this stage, as well as the predominance of work with the Visual Arts at the expense of other artistic languages: Theater, Dance and Music. In addition, it is possible to realize that although teachers do not have training in Arts, they have shown to enjoy working with the area and value the importance of Arts in the lives of children, as well as their teaching potential in Early Childhood Education.
Keywords: basic education, teachers, arts teaching, artistic languages, Tocantins.
Pensando las Artes en la Educación Infantil: una mirada desde el punto de vista de la enseñanza en dos instituciones educativas de Tocantinópolis-TO
RESUMEN. Pensando en la enseñanza de las Artes en la Educación Infantil, esta investigación debate la comprensión de los docentes que trabajan con esta etapa de la Educación Básica sobre las Artes y su importancia en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los niños pequeños. Por lo tanto, la investigación se realizó en dos unidades escolares de la ciudad de Tocantinópolis. El aporte metodológico utilizado en este trabajo es la investigación cualitativa, con el uso de entrevistas y apoyo de la Historia Cultural para el análisis de la información. Entrevistamos a cuatro docentes de la ciudad de Tocantinópolis que actúan en dos escuelas de educación inicial, en las dos modalidades de educación inicial: guardería y preescolar. La investigación muestra la falta de formación en Artes por parte del profesorado que se desempeña en esta etapa, así como el predominio del trabajo con las Artes Visuales en detrimento de otros lenguajes artísticos: Teatro, Danza y Música. Además, es posible darse cuenta que si bien los docentes no tienen formación en Artes, han demostrado disfrutar trabajando con el área y valoran la importancia de las Artes en la vida de los niños, así como su potencial docente en Educación Infantil.
Palabras clave: educación básica, profesores, enseñanza de las artes, lenguajes artísticos, Tocantins.
Downloads
Referências
Amaral, C. S. (2011). John Ruskin e o ensino do desenho no Brasil. São Paulo, SP: Editora UNESP.
Araújo, G. C. (2014). O Ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência em Cuiabá (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.
Araújo, G. C., Oliveira, S. B., & Almeida, L. S. (2019). A formação do professor de Arte em Tocantins: Velhos desafios e problemas na educação brasileira. Laplage em Revista, 5(2), 176-189.
Barros, J. D. (2005). A História Cultural e a Contribuição de Roger Chartier. Diálogos, 9(1). 125-141.
Chartier, R. (1990). A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
Barbosa, A. M. (1988). Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte.
Barbosa, A. M. (2003). O Ensino da Arte no Brasil nos inícios do século XXI. Aprender.
Bogdan, R., & Birklen, S. K. (1982). Investigação qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Brasil. (2016). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República.
Brasil. (1996). Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar. 2.ed. Brasília: MEC/ SEF/DPEF.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
Brasil. Ministério da Educação. (2009) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5.
Brasil. Ministério da Educação e Cultura. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Costa, C. A. (2020). Um olhar reflexivo acerca da Arte na Educação Infantil na Escola Municipal Manoel de Sousa Lima (Tocantinópolis-TO) (Monografia de Graduação). Universidade Federal do Tocantins, Tocantinópolis.
Marques, I., & Brazil, F. (2014). Arte em questões. São Paulo: Cortez.
Mendes, R. P. (2013). A Formação Continuada na Educação Infantil e sua repercussão na prática docente (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres.
Neves, J. L. (1996). Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, 1(3), 1-5.
Oliveira, R. R. A., & Teixeira, B. B. (2014). Acesso à educação infantil: desafios à política municipal e a exigibilidade de seu direito. In Anais IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação. Porto, Portugal.
Santos, J. B., & Sousa Junior, L. (2021). Os Recursos Direcionados às Crianças de 0 a 5 Anos de Idade no Contexto do Fundeb em João Pessoa/PB. FINEDUCA-Revista de Financiamento da Educação, 11.
UFT. (s.d). Tocantinópolis. Município. Campus de Tocantinópolis. Universidade Federal do Tocantins.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gracilene dos Santos, Cassia Ferreira Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).