O ENSINAR E O APRENDER FÍSICA EM TEMPOS REMOTOS:
UM (RE)OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA FORMATIVA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v1i1.11798Palavras-chave:
Ensino de Física, Ensino remoto, Narrativa autobiográfica, Aprendizagem científicaResumo
Neste artigo apresento uma vivência docente com o objetivo de compreender como se constituem o ensinar e o aprender (apreender) Física em uma experiência formativa no ensino remoto. Como pesquisador qualitativo, assumo a narrativa autobiográfica para (re)contar e (re)viver uma história que, certamente está sendo vivida por todos os professores no Brasil. No caminhar metodológico, anuncio duas dimensões, a saber: (a) planejar é preciso: um lançar-se sobre as perspectivas do ensinar Física em tempos remotos; e, (b) a aprendizagem em Física em evidência: o agir pedagogicamente. Estas dimensões tecem apontamentos importantes do planejamento pedagógico subsidiado para o ensino remoto, a fim sistematizar saberes científicos na formação (e na aprendizagem) dos estudantes.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso: 15 mar. 2021.
BROLEZZI, Antonio Carlos. Empatia na relação aluno/professor/conhecimento. Encontro:
Revista de Psicologia, Londrina/PR, v.17, n.27, p. 1-21, 2014.
DESLAURIERS Jean-Pierre. Recherche qualitative: guide pratique. Québec (Ca):
McGrawHill, Éditeurs, 1991
DESLAURIERS, Jean-Pierre; KÉRISIT, Michéle. O delineamento de pesquisa qualitativa.
IN: POUPART, Jean; DESLAURIERS, Jean-Pierre; GROULX; Lionel-H.; LAPERRIÈRE,
Anne; MAYER, Robert; PIRES, Álvaro P. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques
epistemológicos e metodológicos. 4.ed. Tradução Ana Cristina Nasser. Petrópolis: Vozes,
p. 127-53. 464p.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método autobiográfico. In: FINGER, Mathias;
NÓVOA, António Sampaio da. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Cadernos de
Formação 1. Lisboa: Ministério da Saúde, p.19-34, 1988.
GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. Coordenação de Luiz Carlos Menezes,
João Zanetic e Yassuko Hosoume. Física 2: Física Térmica e Óptica. 4. ed., São Paulo:
EDUSP, 1998.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade.
Petrópolis: Vozes, 2001.
PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tayana Mabel; CARRILHO, Maria de
Fátima; MELO, Maria José Medeiros de; COSTA, Patrícia Lúcia da. Formação e Pesquisa
autobiográfica. In: SOUZA, Elizeu Clementino de (Org.) Autobiografias, histórias de vida e
formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS: EDUNEB, 2006.
RODRIGUES-MOURA, Sebastião. Por entre a realidade e as possibilidades narradas por
professores em formação: em tela, o ensino remoto em tempos de pandemia. In: Ensino
remoto em debate. Francisco Pessoa de Paiva Júnior (Organizador). - 1. ed. -- Belém: RFB
Editora, 2020. DOI: https://doi.org/10.46898/rfb.9786558890607.6
SHAMAY-TSOORY, Simone G. Empathic processing: its cognitive and affective dimensions
and neuroanatomical basis. In: DECETY, Jean; ICKES, William John. (Org.) The social
neuroscience of empathy. Cambridge: MIT, 2009. p. 215-232.
WENGER, Etienne. Communities of practice: Learning, meaning and identity. Cambridge,
England: Cambridge University Press, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Sebastião Rodrigues-Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.