Educação do Campo no Tocantins: reflexões sobre a transdisciplinaridade no componente Saberes e Fazeres do Campo
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e17276Resumo
O presente artigo objetiva analisar como o Documento Curricular do Território do Tocantins – DCT-TO aborda as questões pedagógicas da Educação do Campo. A investigação propõe também refletir sobre a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade enquanto abordagens metodológicas presentes no trabalho com o componente curricular intitulado Saberes e Fazeres do Campo, bem como em que medida elas são articuladas ao longo do documento. A pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta reflexões baseadas na literatura e em documentos que tratam do tema focalizado. Para teorizar a nossa abordagem, mobilizamos autores de diferentes áreas da pesquisa, de forma que o próprio artigo se enquadre no modelo metodológico da transdisciplinaridade. Os resultados da pesquisa revelam que embora o DCT-TO ainda não ofereça uma proposta específica ao currículo da Educação no campo, esse documento não descarta as possibilidades didáticas para o componente de Saberes e fazeres do campo. Por compor a parte flexível do Ensino Médio, consideramos que a proposta em tela permite esse passeio pelos demais componentes para a abordagem em sala de aula. Assim, a efetivação da transdisciplinaridade no ambiente escolar vai depender da proposta pedagógica de cada unidade escolar.
Palavras-chave: Educação do Campo, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, Documento Curricular do Território do Tocantins.
Rural Education in Tocantins: reflections on transdisciplinarity in the Saberes e Fazeres do Campo component
ABSTRACT. This article aims to analyze how the Tocantins Territory Curriculum Document (DCT-TO) addresses the pedagogical issues of rural education. This research also proposes to reflect on interdisciplinarity, and transdisciplinarity as methodological approaches present in the teaching with the curricular component entitled Saberes e Fazeres do Campo, as well as the extent to which they are articulated throughout the document. The research has a qualitative approach and presents reflections based on the literature and documents dealing with the topic in question. In order to theorize our approach, we have mobilized authors from different areas of research, so that the article itself fits into the methodological model of transdisciplinarity. The results show that although the DCT-TO does not yet offer a specific proposal for the rural education curriculum, this document does not rule out the didactic possibilities for the rural knowledge and activities component. As it is part of the flexible part of secondary education, we believe that this proposal allows for a tour of the other components to be approached in the classroom. Thus, the implementation of transdisciplinarity in the school environment will depend on the pedagogical proposal of each school.
Keywords: Rural education, interdisciplinarity, transdisciplinarity, Tocantins Territory Curriculum Document.
La Educación Rural en Tocantins: reflexiones sobre la transdisciplinariedad en el componente de Saberes e Fazeres do Campo
RESUMEN. Este artículo pretende analizar cómo el Documento Curricular del Territorio de Tocantins (DCT-TO) aborda las cuestiones pedagógicas de la Educación rural. La investigación también pretende reflexionar sobre la interdisciplinariedad y la transdisciplinariedad como enfoques metodológicos presentes en el trabajo con el componente curricular titulado Saberes e Fazeres do Campo, así como el grado en que se articulan a lo largo del documento. La investigación tiene un enfoque cualitativo y presenta reflexiones basadas en la literatura y documentos que tratan del tema en cuestión. Para teorizar nuestro enfoque, hemos movilizado a autores de diferentes áreas de investigación, de modo que el propio artículo se inscribe en el modelo metodológico de la transdisciplinariedad. Los resultados de la investigación muestran que, aunque el DCT-TO aún no ofrece una propuesta específica para el currículo de educación rural, este documento no descarta posibilidades didácticas para el componente de conocimientos y actividades rurales. Al formar parte de la parte flexible de la educación secundaria, creemos que esta propuesta permite hacer un recorrido por los demás componentes para abordarlos en el aula. Así, la implementación de la transdisciplinariedad en el ámbito escolar dependerá de la propuesta pedagógica de cada unidad escolar.
Palabras clave: Educación rural, interdisciplinariedad, transdisciplinariedad, Documento Curricular del Territorio de Tocantins.
Downloads
Referências
Almeida, R. C. M. (2016). Movimentos sociais do campo e práxis política: trajetória de luta por uma educação do campo no Tocantins. In Silva, C., Miranda, C. F., Aires, H. Q. P., & Oliveira, U. F. (Orgs.). Educação do Campo, artes e formação docente (pp. 25-52). Palmas: EDUFT.
Arroyo, M. (2007). Políticas de formação de educadores(as) do campo. Cadernos Cedes, 27(72), 157-176.
Fazenda, I. (2009). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez.
Fazenda, I. (2017). A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores. In Fazenda, I. (Org.). Didática e interdisciplinaridade (pp. 11-20). Campinas: Papirus.
Freire, P. (1989). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez.
Pinho, M. J., & Nascimento, E. P. (2016). Pedagogia da alternância e a prática inter e transdisciplinar em escolas do campo. Revista Eventos Pedagógicos, 7(3), 1484-1505. https://doi.org/10.30681/reps.v7i3.9848
Resolução CEE-TO Nº 108 (21 de junho de 2022). Institui o Documento Curricular para o Território do Tocantins - DCT-TO - Etapa Ensino Médio, orienta a sua implementação e dá outras providências. D.O.E., 6.115, 18. Recuperado de https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwj02bLi9uGEAxXUppUCHfjzAbUQFnoECA0QAQ&url=https%3A%2F%2Fdoe.to.gov.br%2Fdiario%2F4664%2Fdownload&usg=AOvVaw2z5ut6Pl-grEYmXnGeMtpj&opi=89978449
Rojo, R. H. R. (2012). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial.
Silva, C. (2018). Pedagogia da Alternância: práticas de letramentos em uma Escola Família Agrícola brasileira (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Tocantins, Araguaína.
Silva, C. (2019). Formação e letramento no contexto de ensino da Pedagogia da Alternância: alguns apontamentos. Entrepalavras, 9(2), 473-491. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21667
Silva, C. (2020a). Plano de Formação, letramento e práticas educativas na Pedagogia da Alternância. Educação e Pesquisa, 46, e219182. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046219182
Silva, C. (2020b). Tocantins, um berço de lutas: como nasce a Pedagogia da Alternância no estado mais jovem do Brasil. In Ruas, J. J., Brasil, A., & Silva, C. (Orgs.). Educação do Campo: Diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas (pp. 49-83). Campinas: Pontes Editores.
Silva, C., Suarte, L. B. O., & Leitão, R. R. S. (2020). A Educação do Campo na rede pública de ensino do estado do Tocantins, Brasil (1999-2013). Education Policy Analysis Archives, 28(54). https://doi.org/10.14507/epaa.28.4526
Soares, M. (2004). Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, 25, 5-17. https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002
Sommerman, A. (2012). Inter ou transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus.
Tocantins (2022). Documento Curricular do Território do Tocantins – Etapa Ensino Médio. Recuperado de https://www.to.gov.br/seduc/1-formacao-geral-basica/4714fqcpfzqc
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kayla Pacheco Nunes, Rute da Silva Santos, Cícero da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).