Potencialidades da inter-relação entre a formação docente na graduação e na pós-graduação: contribuições a partir de experiências do Estágio Docência na Licenciatura em Educação do Campo na UnB
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10323Resumo
O texto traz reflexões sobre contribuições teórico-epistemológicas da Educação do Campo à docência universitária. Objetiva discutir inter-relações didáticas e possíveis avanços do constructo da Educação do Campo à formação de mestres e doutores em Educação, a partir de experiências de Estágio Docência realizados na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília-UnB, apresentando práticas pedagógicas de resistências à proposta de Educação Superior hegemônica, que limita a elevação de consciência de estudantes nesse nível de ensino. O percurso metodológico abrangeu levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, através da busca pelos termos Estágio Docência e Pós-Graduação stricto sensu. Considerou-se o período entre 2000 e 2019, identificando-se dezesseis trabalhos (três teses e treze dissertações), que tratam da temática. Foram analisados títulos, resumos e considerações finais destas pesquisas. Apresenta-se também uma reflexão sobre experiências de Estágio Docência, materializadas pela Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo, entre 2016-2019, cuja intencionalidade foi ressignificar os processos formativos que ocorreram nesse componente curricular, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UnB. A análise desvelou possibilidades de uma atuação pedagógica comprometida com o princípio da práxis transformadora, que sinaliza possíveis práticas de resistência construídas na formação de mestres e doutores.
Palavras-chave: Educação do Campo, Docência Universitária, Estágio Docência, Práxis Transformadora.
Potentials of the inter-relationship between teacher’s training in the graduation and post-graduation levels: contributions from the experiences of the Teaching Intership in the Licensing in Education for the Rural Area Course at the University of Brasília (UnB)
ABSTRACT. The text brings reflections on theoretical-epistemological contributions of the Education for rural areas to university teacher’s training. It aims at discussing didactic interrelationships and possible advances in the construct of Education for rural areas to the formation of masters and doctors in Education, from the experiences of the Teaching Internship carried out in this Degree Course, presenting pedagogical practices of resistance to the hegemonic Higher Education proposal, which limits the raising of students' awareness at this level. The methodology covered a survey at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, through the search for the terms Teaching Internship and Post-Graduation stricto sensu. Sixteen papers (three theses and thirteen dissertations) were identified, in the period between 2000 and 2019, which deal with the theme, whose titles, abstracts and final considerations were analysed. It also presents a reflection on experiences of the Teaching Internship, carried on by the Environmental Education and Education for rural areas Research Line, between 2016-2019, whose intention was to redefine the training processes that occurred in this curricular component, in the Postgraduate Program of Education at UnB. The analysis revealed possibilities for a pedagogical performance committed to the principle of transformative, or resistance, praxis.
Keywords: Education for Rural Areas, University Teaching, Teaching Internship, Transformative Praxis.
Potencialidades de la interrelación entre la formación docente en graduación y pos graduación: contribuciones de las experiencias de la Pasantía Docente en el Licenciamiento en Educación de Campo en la Universidad de Brasilia (UnB)
RESUMEN. El texto trae reflexiones sobre los aportes teórico-epistemológicos de la Educación de Campo a la docencia universitaria. Objetiva discutir las interrelaciones didácticas y posibles avances en el constructo de la Educación de campo para la formación de Maestros y Doctores en Educación, a partir de experiencias de la pasantía docente realizada en la Licenciatura en Educación de campo de la Universidad de Brasilia-UnB, presentando prácticas pedagógicas de resistência a la propuesta hegemónica de Educación Superior, que limita la conciencia de los estudiantes en este nivel educativo. La metodología abarcó una encuesta en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones, a través de la búsqueda de los términos Pasantía Docente y Posgrado stricto sensu. Se identifico dieciséis trabajos (tres tesis y trece disertaciones) compreendendo el período de 2000 hasta 2019, que abordan el tema, de los cuales se analizaron títulos, resúmenes y consideraciones finales. También presenta una reflexión sobre las experiencias de Pasantía Docente, materializadas por la Línea de Investigación en Educación Ambiental y Educación de campo, entre 2016-2019, cuya intención fue resignificar los procesos de formación en este componente curricular. El análisis reveló las posibilidades de una actuación pedagógica comprometida con el principio de praxis transformadora o de resistencia.
Palabras clave: Educación de Campo, Docencia Universitaria, Pasantía Docente, Praxis Transformadora.
Downloads
Referências
Alves, M. F., & Oliveira, J. F. (2014). Pós-Graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 30, 351-378.
Anselmo, K. B., & Lima, M. S. L. (2017). Estágio de docência: possibilidade para formação contínua. In: VEIGA, I. P. A. et al. (Orgs.). Docência, currículo e avaliação: territórios referenciais para a formação docente (pp. 79-92). Curitiba: CRV.
Arroyo, M. G. (2007). Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica.
Azevedo, M. L. N., Silva-Júnior, J. R., & Catani, A. M. (2015). A internacionalização da educação superior em diálogos: circulação de ideias, bem público e imperialismo cultural. In Silva-Júnior, J. R. et al. (Orgs.). Educação Superior: internacionalização, mercantilização e repercussões em um campo de disputa (pp. 49-67). Belo Horizonte: Fino Traço.
Caldart, R. S. (2015a). Sobre a especificidade da Educação do Campo e os desafios do momento atual. Porto Alegre: Mimeo.
Caldart, R. S. (2015b). Pedagogia do movimento e complexos de estudo. In Sapelli, M., & Freitas, L. C. ______. Caminhos para a transformação da escola 3: organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo: ensaios sobre complexo de estudo (pp. 19-66). São Paulo: Expressão Popular.
Caldart, R. S. (no prelo). Educação do Campo 20 anos: um balanço da construção político-formativa. In Guedes, C. G. et al. (Orgs.). Memória dos 20 anos da Educação do Campo e do PRONERA (pp. 100-112). Brasília: Universidade de Brasília; Cidade Gráfica.
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Portaria nº 76, de 14 de abril de 2010. Aprova o novo Regulamento do Programa de Demanda Social constante do Anexo. Diário Oficial da União, 19.4.2010, seção 1, p. 31-32, Brasília, 2010. Recuperado de: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_076_RegulamentoDS.pdf.
Cunha, M. I. (2004). Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação. Educação, 54(3), 525-536.
Curado Silva, K. A. P. C. (2012). Políticas públicas na formação de professores e a relação teoria e prática: um debate com Gramsci. In Cunha, C., Sousa, J. V., & Silva, M. A. (Orgs.). Avaliação de políticas públicas de educação (pp. 261-284). Brasília: FE/UnB; Liber Livro.
Curado Silva, K. A. P. C. (2008). Professores com formação stricto sensu e o desenvolvimento da pesquisa na educação básica da rede pública de Goiânia: realidade, entraves e possibilidades (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Dias Sobrinho, J. (2013). Educação superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação - Revista da Avaliação da Educação Superior (UNICAMP), 18, 107-126. https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000100007
Duarte, N. (2006). A pesquisa e a formação de intelectuais críticos na pós-graduação em educação. Perspectiva, 24(1), 89-110.
Ferreira, M. J. L. (2015). Docência na Educação do Campo e formação de educadores: qual o lugar do trabalho coletivo? (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília.
Freitas, H. C. L. (2002). Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e Sociedade, 23(80), 136-167. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000009
Freitas, L. C. (1995). Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus.
Freitas, L. C. (2011). Neotecnicismo e formação do educador. In Alves, N. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer (pp. 95-108). São Paulo: Cortez.
Freitas, L. C. (2018). Escolas aprisionadas em uma democracia aprisionada: anotações para uma resistência propositiva. Revista HISTEDBR [on-line], 18(4), 906-926. https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8654333
Frigotto, G. (2016). As novas e velhas faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. In ______, & Ciavatta, M. (Org.). Teoria da educação no labirinto do capital (pp. 45-86). São Paulo: Expressão Popular.
Kosik, K. (1989). Dialética do concreto. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Lima, M. F., & Zanlorense, M. J. (2014). O estado da arte em docência universitária. Olhar de Professor, 17(2), 191-201. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.17i2.0005
Mancebo, D. (2015). Políticas de educação superior no Brasil. In Silva-Júnior, J. R. et al. (Orgs.). Educação superior: internacionalização, mercantilização e repercussões em um campo de disputa (pp. 141-161). Belo Horizonte: Fino Traço.
Mancebo, D. (2019). Políticas, gestão e direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção. In Molina, M. C., & Hage, S. M. (Orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão (pp. 28-43). Florianópolis: LANTEC /CED/UFSC.
Martins, L. M. (2006). As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas em pesquisa. In 29º Reunião Anual da ANPED - Educação, Cultura e Conhecimento: desafios e compromissos (pp. 1-17).
Marx, K. (2002). O capital: crítica da economia política. Livro 1. Volume 2. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Molina, M. C., & Sá, L. M. (2011). A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: estratégias político-pedagógicas na formação de educadores do campo. In ______, & ______. (Orgs.). Licenciatura em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto (pp. 35-61). Belo Horizonte: Autêntica.
Molina, M. C., Antunes-Rocha, M. I., & Martins, M. F. A. (2019). A produção do conhecimento na Licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação, 24. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240051
Molina, M. C. (Orgs.). (2019). Licenciaturas em Educação do Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão. Florianópolis: LANTEC/CED/UFSC, v. 1.
Molina, M. C. (2014). Análises de práticas contra-hegemônicas na formação de educadores: reflexões a partir do curso de Licenciatura em Educação do Campo. In Cunha, C., Sousa, J. V., & Silva, M. A. (Orgs.). O método dialético na pesquisa em educação (pp. 263-290). Campinas/SP: Autores Associados; Brasília: FE/UnB.
Molina, M. C. (2015). Política de formação de educadores do campo no contexto da expansão da educação superior. Revista Educação em Questão, 51(37), 121-146. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7174
Molina, M. C. (2017). Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo para as políticas de formação de educadores. Educação & Sociedade, 38(140), 587-609. https://doi.org/10.1590/es0101-73302017181170
Molina, M. C., & Brito, M. M. B. (2017). Epistemologia da Práxis: referência no processo de formação inicial e continuada de formadores na Educação do Campo. In______et al. (Orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de ciências naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar - Volume II (pp. 337-374). Brasília: Ed. Universidade de Brasília.
Molina, M. C., Masson, G., & Hage, S. M. (2019). Apresentação. In ______, & Hage, S. M. (Orgs.) Licenciaturas em Educação do Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão (pp. 14-22). Florianópolis: LANTEC/CED/UFSC.
Molina, M. C., & Hage, S. M. (2016). Riscos e potencialidades na expansão dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. RBPAE, 32(3), 805-828. https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68577
Moraes, M. C. M. (Org.). (2003). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente (pp. 151-169). Rio de Janeiro: DP&A.
Noronha, O. M. (2010). Epistemologia, formação de professores e práxis educativa transformadora. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, 12(1), 5-24.
Noronha, O. M. (2017). Notas teórico-metodológicas sobre as relações entre vivência e práxis: contribuição à análise de uma prática pedagógica. Argumentos Pró-Educação, 2(6), 5-16.
Oliveira, J. F. (2015). A Pós-Graduação e a pesquisa no Brasil: processos de regulação e de reconfiguração da formação e da produção do trabalho acadêmico. Práxis Educativa (Impresso), 10, 343-363. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0004
Pistrak, M. M. (2009). A escola comuna. São Paulo: Expressão Popular.
Ribeiro, M. (2012). Educação Rural. In Caldart, R. S. et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo (pp. 293-299). Rio de Janeiro: Expressão Popular.
Roldão. M. C. (2007). Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, 12(34), 94-103. https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008
Silva Júnior, J. R., & Sguissardi, V. (2013). Universidade Pública Brasileira no Século XXI: educação superior orientada para o mercado e intensificação do trabalho docente. Espacios en Blanco – Revista de Educación, 23, 119-156.
Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez.
Vázquez, A. S. (2011). Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Wanderley, M. N. B. (2001). A ruralidade no Brasil moderno: por um pacto social pelo desenvolvimento rural. In Giarracca, N. (Org.). Una nueva ruralidad en América Latina? (pp. 31-44). Buenos Aires: Clasco.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).