Educação do Campo, ensino e pesquisa no contexto da Pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13702Resumo
Os dois últimos anos trouxeram inúmeros desafios para a sociedade, especialmente devido à Pandemia da COVID-19, que mudou as vidas de todas as pessoas (UNESCO, 2020). Nesse período, muitas tiveram que desenvolver seu trabalho em casa, no formato de home office, buscando atender aos protocolos sanitários de saúde acerca da pandemia. Especificamente para estudantes e professores, muitos tiveram que desenvolver as suas atividades de pesquisa e aulas de forma remota, que associadas às tarefas domésticas, causaram um desgaste emocional na maioria deles (Langin, 2021). Há pesquisas, inclusive, que afirmam que a pandemia ainda afetará a vida das pessoas ainda por bastante tempo (Gruber, et al., 2021). No Brasil, o ano de 2021 também foi marcado pelo problema da propagação de desinformação (mais conhecida como fake news) no intuito de desacreditar a ciência quanto a eficácia das vacinas contra COVID-19 (Assis, Komesu & Pollet, 2021) e da importância da necessidade de manter o distanciamento social e uso de máscara para evitar o contágio e propagação da doença. Infelizmente, de acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa do Brasil a partir de dados de Secretarias Estaduais de Saúde, o país é um dos mais afetados pelo novo coronavírus, com 618.484 mortes registradas até 26 de dezembro de 2021. No entanto, semelhante ao ano de 2020, e buscando se manter atualizada na ciência internacional, dentre os inúmeros artigos recebidos ao longo do ano, a Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC) publicou outras pesquisas sobre a Pandemia da COVID-19, a partir de diferentes contextos e perspectivas internacionais, algo fundamental para elevar a qualidade da discussão no que concerne à formação docente em escolas e universidades, tanto do meio urbano quanto do campo. Além do fluxo contínuo, publicado regularmente no formato de Publicação Contínua desde 2019, a RBEC publicou importantes dossiês no ano de 2021 que abordam desde o ensino desenvolvido no período pandêmico, a pesquisas referentes à Educação do Campo na América Latina, egressos da Educação do Campo no Brasil, psicologia rural, além de estudos sobre a arte no campo. São estudos desenvolvidos em diferentes contextos sociais, que ajudam a ampliar um pouco mais o campo de investigação acerca da Educação do Campo no Brasil e em outros países. Desejamos a todos e a todas boas leituras e um próspero ano de 2022!
Downloads
Referências
Assis, J. A., Komesu, F., & Pollet, M.-C. (2021). A formação do leitor no contexto da desinformação e das fake news: desafios para os estudos de letramentos na pandemia da COVID-19 e além. Scripta, 25(54), 9-38. https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2021v25n54p9-38
Gruber, J., Van Bavel, J. J., Lewis JR. N. A., & Cunningham, W. A. (2021). Why the COVID-19 pandemic could lead to overdue change in academia. Science. https://doi.org/10.1126/science.abk3324.
Langin, K. (2021). On the verge of a breakdown. Report highlights women academics’ pandemic challenges. Science. https://doi.org/10.1126/science.caredit.abh4450.
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization – UNESCO. (2020). COVID-19: How the UNESCO Global Education Coalition is tackling the biggest learning disruption in history. Paris: UNESCO. Recuperado de https://en.unesco.org/news/covid-19-how-unesco-global-education-coalition-tackling-biggest-learning-disruption-history
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).