Esse (des)conhecido sujeito social: a produção acadêmica sobre a juventude das EFAs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13825

Resumo

Este artigo surgiu do interesse em investigar a juventude das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), uma vez que, a sociedade brasileira experimentou nas últimas décadas a afirmação da juventude como categoria política e destinatária de ações sociais. Se a juventude do meio rural sentiu também os impactos desse novo lugar político, nossa curiosidade recaiu sobre a produção acadêmica sobre este tema. Assim, foi realizada uma revisão sistemática de literatura empreendida na base de dados da Plataforma Scielo, com buscas delimitadas entre os anos de 2011 e 2021. Os dados foram tratados através de gráficos e tabelas descritivos. O conjunto temático das pesquisas indica a persistência de temas historicamente recorrentes, mas também apontam para a inserção de temas que acompanham as questões trazidas pela conquista do novo lugar político da categoria jovem e que foram potencializadas nos anos recentes. Contudo, a publicação da comunicação das pesquisas à sociedade não acontece em conformidade com a distribuição das experiências educativas das EFAs ao longo do território brasileiro. A superação desse desafio estrutural exige a retomada de processos sociais e políticos que vem sendo desmontados nos últimos anos.

Palavras-chave: juventude, juventude do campo, escola família agrícola, educação do campo.

 

This (un)known social person: academic production on EFA youth

ABSTRACT. The context of this article is the interest in investigating the youth of Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), since, in recent decades, Brazilian society has experienced the affirmation of youth as a political category and recipient of social actions. If rural youth also felt the impacts of this new political place, our curiosity fell on the academic production on the selected topic. To this end, a systematic literature review was carried out in the Scielo Platform database, with searches delimited between the years 2011 and 2021. The data were treated through descriptive graphs and tables. The thematic set of research indicates the persistence of historically recurring themes, but also points to the insertion of themes that accompany the issues brought about by the conquest of the new political place of the young category and that have been strengthened in recent years. However, the publication and, therefore, the communication of the researches to the society does not happen in accordance with the distribution of the educational experiences of the EFAs throughout the Brazilian territory. Overcoming this structural challenge requires the resumption of social and political processes that have been dismantled in recent years.

Keywords: youth, countryside youth, agricultural family school, rural education.

 

Este sujeto social (des)conocido: la producción académica sobre los jóvenes de las EFA

RESUMEN. El contexto de este artículo es el interés de investigar la juventud de las Escolas Famílias Agrícolas (EFA), ya que, en las últimas décadas, la sociedad brasileña ha experimentado la afirmación de la juventud como categoría política y receptora de acciones sociales. Si la juventud rural también sintió los impactos de este nuevo lugar político, nuestra curiosidad recayó en la producción académica sobre el tema seleccionado. Para ello, se realizó una revisión sistemática de la literatura en la base de datos de la Plataforma Scielo, con búsquedas delimitadas entre los años 2011 y 2021. Los datos fueron tratados a través de gráficos descriptivos y tablas. El conjunto temático de la investigación indica la persistencia de temas históricamente recurrentes, pero también apunta a la inserción de temas que acompañan las cuestiones suscitadas por la conquista del nuevo lugar político de la categoría joven y que se han fortalecido en los últimos años. Sin embargo, la publicación y, por lo tanto, la comunicación de las investigaciones a la sociedad no ocurre de acuerdo con la distribución de las experiencias educativas de las EFA en todo el territorio brasileño. Superar este desafío estructural requiere retomar procesos sociales y políticos que se han desmantelado en los últimos años.

Palabras clave: juventud, juventud del campo, escuela de familia agrícola, educación de campo.

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Biografia do Autor

Júlio César de Almeida Pacheco, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Desenvolvi pesquisas nas áreas da Etnobiologia e Etnoecologia Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), movimentos sociais e Educação do Campo. Atuei como monitor (como são chamados os educadores na Pedagogia da Alternância) da Escola Família Agrícola Puris (EFA Puris) de Araponga-MG e como assessor técnico-pedagógico da Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (AMEFA). Obtive o título de Mestre pelo Departamento de Educação da UFV. Atualmente, doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

Luiz Paulo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

É psicólogo, mestre em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência e Doutor em Educação. Atua como professor adjunto e como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social.

Maria Isabel Antunes-Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Educação. Professora Titular na Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa, extensão e publicações nas seguintes temáticas: formação inicial e continuada de professores; Educação do Campo; Educação em contextos de rompimentos de barragens; Psicologia Social; Representações Sociais em Movimento.

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2023-07-19

Como Citar

de Almeida Pacheco, J. C., Ribeiro, L. P., & Antunes-Rocha, M. I. (2023). Esse (des)conhecido sujeito social: a produção acadêmica sobre a juventude das EFAs. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e13825. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13825

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