O Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurguéia (NAGU): uma práxis cultural em defesa da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14602

Resumo

Partimos das experiências acumuladas no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão do Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurguéia, ligado à Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, para refletir sobre a atuação do Núcleo, sobretudo em seu aspecto cultural. Nesse exercício, buscamos compreender o papel da arte na construção de uma educação agroecológica cultural. Metodologicamente, a pesquisa tem características da pesquisa-ação e considerou para análise, qualitativa, ações realizadas pelo NAGU em duas linguagens: a do teatro e a do audiovisual. Situada em uma área de conflitos entre o campesinato e o agronegócio, a pesquisa evidencia a agroecologia como elemento de resistência e de educação popular e a arte como elemento constitutivo e fundamental da cultura agroecológica, revelando o estético como um front a ser ocupado na construção por um projeto educativo popular, do campo e com seus sujeitos. Esse projeto passa pela aprendizagem da luta coletiva e da elaboração de uma cultura política compartilhada entre universidade e comunidades.

Palavras-chave: campesinato, educação do campo, socioagrobiodiversidade, estética.

 

Agroecology and Arts Center of Gurgueia Valley (NAGU): praxis in defense of life

ABSTRACT. The current study takes experiences accumulated in the research, teaching and extension fields at Vale do Gurguéia Center for Agroecology and Arts - which is linked to the Undergraduate Course in Rural Education of Federal University of Piauí - as basis to reflect about the performance of the aforementioned Center, mainly in its cultural aspect. Its aim is to understand the role played by art in building a cultural agroecological education. In methodological terms, the present study has action-research features and takes into consideration actions carried out by NAGU in two different languages – i.e., the theater and audiovisual language -, for qualitative analysis purposes. The current research, which is inserted in a field of conflict between peasantry and agribusiness, highlights agroecology as element of resistance and popular education, whereas art is considered a constitutive and fundamental element of agroecological culture. Thus, aesthetics is herein depicted as front to be occupied in the construction for a popular educational project focused on the countryside and on its subjects. This project involves learning about collective struggles and the process to elaborate a political culture shared between universities and communities.

Keywords: peasantry, rural education, socioagrobiodiversity, aesthetics.

 

El Núcleo de Agroecologia y Artes de Vale do Gurguéia (NAGU): una praxis cultural en defensa de la vida)

RESUMEN. Partimos de las experiencias acumuladas en el campo de la investigación, docencia y extensión del Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurguéia, vinculado a la Licenciatura en Educación Rural de la Universidad Federal de Piauí, para reflexionar sobre el desempeño del Núcleo, especialmente en su aspecto cultural. En este ejercicio buscamos comprender el papel del arte en la construcción de una educación cultural agroecológica. Metodológicamente, la investigación tiene características de investigación acción y consideró para el análisis cualitativo, acciones realizadas por NAGU en dos lenguajes: teatro y audiovisual. Ubicada en una zona de conflicto entre el campesinado y la agroindustria, la investigación destaca la agroecología como elemento de resistencia y la educación popular y el arte como elemento constitutivo y fundamental de la cultura agroecológica, revelando la estética como un frente a ocupar en la construcción de un proyecto del campo educativo popular y con sus sujetos. Este proyecto implica el aprendizaje de la lucha colectiva y la elaboración de una cultura política compartida entre universidades y comunidades.

Palabras clave: campesinado, educación rural, socioagrobiodiversidad, estética.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelci Anne Pereira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação. Professora da Licenciatura em Educação do Campo da UFPI/Campus Bom Jesus. Membro do "Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurguéia" (NAGU) e coordenadora da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular "Cenas Camponesas" (UFPI). Integra o Programa de Pesquisa e Extensão "Terra em Cena" (UnB).

Millena Ayla da Mata Dias, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Brasília, graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Egressa do grupo de Educação Tutorial (PET- MEC /SESu) Intervenção Socioambiental em Uruçuí- Una e integrante do Núcleo de Agroecologia e Arte do Vale do Gurguéia, desde 2018.

Railson Borges Lima, Universidade de Brasília - UnB

Licenciado em Educação do Campo/Ciências Humanas e Sociais (UFPI); Licenciado em Pedagogia (UESPI); Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPGMader -UnB). Integra o grupo de  grupo de pesquisa "Terra em Cena: teatro, audiovisual na educação do campo" da Universidade de Brasília.

Valcilene Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, Campus CPCE. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco.

 

Referências

Acosta, A. (2019). O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Editora Elefante.

Alves, V. E. L. (2020). Expansão do Agronegócio e os Impactos Socioambientais na Região de Cerrados do Centro-Norte do Brasil (MATOPIBA). Confins. Revue franco-brésilienne de géographie/Revista franco-brasileira de geografia, 45.

Arroyo, M. G. (2017). Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Editora Vozes.

Boal, A. (1996). Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira.

Caldart, R., & Frigotto, G. (2021). Educação Politécnica e Agroecologia. In Dias, A. P. et al. (Orgs.). Dicionário de Agroecologia e Educação (pp. 368 -375). São Paulo: Escola Politécnica de Educação e Saúde Joaquim Venâncio e Editora Expressão Popular.

Chã, A. (2019). Agronegócio e Indústria Cultural. São Paulo: Editora Expressão Popular.

Estevam, D., Costa, I. C., & Villas-Bôas, R. (2015). Agitprop: cultura política. São Paulo: Expressão Popular.

Grosfoguel, R. (2008). Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista crítica de ciências sociais, 80, 115-147.

Lacey, H. (2008). Valores e atividade científica. São Paulo: Editora 34.

Leff, E. (2002). Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável, 3(1), 36-51.

Leff, E. (2008). Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Editora Vozes.

Lima, R. B., da Silva, M. R., dos Santos, T. A., & Freitas, B. M. C. (2020). Alternância pedagógica na Educação do Campo: práxis educativas de fortalecimento da agroecologia e territorialização camponesa. Cadernos de Agroecologia, 15(2), s./p.

Machado, A. (1999). Antologia Poética. Seleção, tradução, prólogo e notas de José Bento. Lisboa: Editorial Cotovia.

Mignolo, W. D. (2003). Histórias locais-projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Percassi, J., Bonassa, J., & Guilherme, S. Cultura e Agroecologia. (2021). In Dias, A. P. et al. (Org.). Dicionário de Agroecologia e Educação (pp. 287-294). São Paulo: Escola Politécnica de Educação e Saúde Joaquim Venâncio e Editora Expressão Popular.

Porto-Gonçalves, C. W. (2004). Geografia da riqueza, fome e meio ambiente: pequena contribuição crítica ao atual modelo agrário/agrícola de uso dos recursos naturais. INTERthesis: Revista Internacional Interdisciplinar, 1(1), 1.

Porto-Gonçalves, C. W. (2008). De Saberes e de Territórios: Diversidade e Emancipação a Partir da Experiência Latino-Americana. In Ceceña, A. E. De los saberes de la emancipación y de la dominación (pp. 15-35). Buenos Aires: CLACSO.

Porto-Gonçalves, C. W. (2019). Dos Cerrados e de suas riquezas: de saberes vernaculares e de conhecimento científico. Rio de Janeiro/Goiânia: FASE/CPT.

Porto-Gonçalves, C. W., Cuin, D., Panez, A., da Silva, M. N., Sotto-Maior, M. B., & Leal, L. (2016). Os cerrados e os fronts do agronegócio no Brasil. Conflitos no Campo–Brasil, (75-86). Goiânia: CPT.

Quijano, A. (1992). Colonialidad y modernidad/racionalidad. Perú indígena, 13(29), 11-20.

Santos, B. S. (2018). Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In Santos, B. S., & Menezes, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Revista Crítica de Ciências Sociais, 78, 1-33. https://doi.org/10.4000/rccs.753

Shiva, V. (2003). Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gaia.

Silva, V. R. (2021). A complexidade da agroecologia no caminhar para agroecossistemas e sociedades sustentáveis: uma mirada desde o Semiárido de Pernambuco (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

Souza, S. M. R., & Freitas, B. M. C. (2021). A questão agrária, o campesinato e a construção da agroecologia no território piauiense. In Pereira, K. A., Silva, V. R., & Dias, M. A. M. (Orgs.). Faz escuro, mas cantamos: agroecologia e política no sul do Piauí (pp. 43 – 61). Curitiba: Editora CRV.

Toledo, V. M., & Barrera-Bassols, N. (2015). A memória biocultural: a importância ecológica das sabedorias tradicionais: Editora Expressão Popular.

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, 31, 443-466.

Vicente, J. S., de Barros Junior, O. A., & Dulci, L. B. (2021). Estratégias de financeirização no agro: três casos de investimentos na agricultura e nos mercados de terras no Brasil [1]. Estudios Rurales. Publicación del Centro de Estudios de la Argentina Rural, 11(22).

Villas-Bôas, R. L. (2013). MST conta Boal: do diálogo das Ligas Camponesas com o Teatro de Arena à parceria do Centro do Teatro do Oprimido com o MST. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, (57), 277-298.

Villas-Bôas, R. L., & Estevam, D (2020). Trabalho teatral latino-americano: pedagogias dissonantes em dois tempos históricos. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, 2(38), 1-24.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Como Citar

Pereira, K. A., Dias, M. A. da M., Borges Lima, R., & Rodrigues da Silva, V. (2023). O Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurguéia (NAGU): uma práxis cultural em defesa da vida. Revista Brasileira De Educação Do Campo, 8, e14602. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14602

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos