Dialogues on the relationship between the role of research ethics committees and research methods in the field of education
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19517Resumo
Diálogos sobre a relação entre o papel dos comitês de ética em pesquisa e os métodos de pesquisa na área da Educação
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) visa assegurar o cumprimento do bem-estar dos participantes da pesquisa por meio da revisão detalhada dos protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos. São diversos os obstáculos identificados na literatura que demonstram o quão moroso pode ser o processo de submissão para o pesquisador, podendo inviabilizar o tipo de delineamento de pesquisa proposto. Objetivamos investigar possíveis relações entre os métodos de pesquisa utilizados em pesquisas na área da Educação e dificuldades vivenciadas por pesquisadores quando submetem seus projetos de pesquisa aos CEP. Consideramos que as reflexões acerca dos entraves envolvendo a submissão de pesquisas ao CEP podem representar importantes indicativos para o aperfeiçoamento das pesquisas em Ciências Humanas. Como procedimento metodológico, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental na biblioteca científica SciELO (Scientific Electronic Library Online). Temos como hipótese que o tipo de escolha metodológica empregada nas pesquisas da área da Educação pode estar relacionada aos aspectos burocráticos de submissão de pesquisas ao CEP. Como resultados, pudemos identificar que não foram localizados estudos que analisassem possíveis relações entre o tipo de escolha metodológica adotada nas pesquisas na área da Educação e a submissão ao CEP. Consideramos relevante a ampliação de estudos que objetivem investigar possíveis relações entre a submissão de projetos de pesquisa ao CEP e as escolhas metodológicas empregadas nas pesquisas na área da Educação, uma vez que há a predominância de estudos de natureza qualitativa.
Palavras-chave: comitê de ética, educação, pesquisa bibliográfica, métodos de pesquisa.
Dialogues on the relationship between the role of research ethics committees and research methods in the field of education
ABSTRACT. The Research Ethics Committee (CEP) aims to guarantee the fulfillment of the well-being of research participants through a detailed review of research protocols that involve human beings. There are several obstacles identified in the literature that demonstrate how slow the presentation process for the researcher can be, which potentially makes the type of research design proposed unfeasible. Our objective is to investigate possible relationships between research methods used in investigations in the Education area and the difficulties that researchers experience when presenting their research projects to the CEP. We consider that reflections on the obstacles that imply the presentation of investigations at the CEP could represent important indications for the improvement of research in Human Sciences. As a methodological procedure, we carried out bibliographic and documentary research in Scielo's scientific library. We assume that the type of methodological choice used in research in the field of Education may be related to the bureaucratic aspects of the presentation of investigations at the CEP. As a result, we were able to identify that no studies were found that analyzed possible relationships between the type of methodological choice adopted in research in the area of Education and the inclusion in the CEP. We consider it relevant to expand studies that aim to investigate possible relationships between the presentation of research projects at the CEP and the methodological options used in research in the Education area, as studies of a qualitative nature predominate.
Keywords: ethics committee, education, bibliographical research, research methods.
Diálogos sobre la relación entre el papel de los comités de ética de la investigación y los métodos de investigación en el ámbito de la educación
RESUMEN. El Comité de Ética en Investigación (CEP) tiene como objetivo garantizar el cumplimiento del bienestar de los participantes de la investigación a través de la revisión detallada de los protocolos de investigación que involucran a seres humanos. Hay varios obstáculos identificados en la literatura que demuestran cuán lento puede ser el proceso de presentación para el investigador, lo que potencialmente hace inviable el tipo de diseño de investigación propuesto. Nuestro objetivo es investigar posibles relaciones entre los métodos de investigación utilizados en investigaciones en el área de Educación y las dificultades que experimentan los investigadores al momento de presentar sus proyectos de investigación al CEP. Consideramos que las reflexiones sobre los obstáculos que implican la presentación de investigaciones al CEP pueden representar indicaciones importantes para la mejora de la investigación en Ciencias Humanas. Como procedimiento metodológico, realizamos investigación bibliográfica y documental en la biblioteca científica de Scielo. Presumimos que el tipo de elección metodológica utilizada en la investigación en el campo de la Educación puede estar relacionada con los aspectos burocráticos de la presentación de investigaciones al CEP. Como resultado, pudimos identificar que no se encontraron estudios que analizaran posibles relaciones entre el tipo de elección metodológica adoptada en investigaciones en el área de Educación y el sometimiento al CEP. Consideramos relevante ampliar estudios que tengan como objetivo investigar posibles relaciones entre la presentación de proyectos de investigación al CEP y las opciones metodológicas utilizadas en las investigaciones en el área de Educación, ya que predominan estudios de carácter cualitativo.
Palabras clave: comité de ética, educación, investigación bibliográfica, métodos de investigación.
Downloads
Referências
Azevedo, M. A. (2022). Bioética Fundamental. Porto Alegre: Tomo.
Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016 (2016, 7 de abril). Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 maio 2016. Seção 1, 98, 44-46.
Chauí, M. (1994). Convite à filosofia. São Paulo: Ática.
Da Silva, P. F., Ishii, I., & Krasilchik, M. (2020). Código de Ética Docente: um Dilema. Educação em Revista, 36. https://doi.org/10.1590/0102-4698215216
Diniz, D. (2002). Ética na pesquisa em ciências humanas: novos desafios. Ciência & Saúde Coletiva, 13(2), 417-426. https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000200017
Diniz, D., & Guillem, D. (2002). O que é Bioética. São Paulo: Brasiliense.
Erickson, F. (1985). Qualitative methods in research on teaching. Michigan: The Institute for Research on Teaching.
Francisco, D. J., & Santana, L. (2017). Resolução 510/2016: Reflexões desde a inserção em um Comitê de Ética em Pesquisa. Revista Mundaú, 2. https://doi.org/10.28998/rm.2017.n.2.3315
Freitas Campos, R. H. (2020). A pesquisa em ciências humanas, ciências sociais e educação: questões éticas suscitadas pela regulamentação brasileira. Educação e Pesquisa, 46, e217224. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217224.
Furukawa, P. O., & Cunha, I. C. K. O. (2010). Comitês de ética em pesquisa: desafios na submissão e avaliação de projetos científicos. Revista Brasileira de Enfermagem, 63(1), p. 145–147. https://doi.org/10.1590/S0034-71672010000100025
Goldin, J. R. (2000). Consentimento informado em crianças e adolescentes. [Internet]. Recuperado de: http://www.ufrgs.br/bioetica/conscria.htm. Acesso em: 25 mar. 2024.
Gil, A. C. (2018). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Kipper, D. J. (2016). Ética em pesquisa com crianças e adolescentes: à procura de normas e diretrizes virtuosas. Revista Bioética, 24(1), 37–48. https://doi.org/10.1590/1983-80422016241104.
Lordello, S. R., & Silva, I. M. (2017). Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde: um panorama geral. Rev. SPAGESP, 18(2), 06-15. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167729702017000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2024.
Lourenço, E. A. G., Hayashi, M. C. P. I., & Almeida, M. A. (2009). Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR. Revista Brasileira de Educação Especial, 15(02), 319-336. https://doi.org/10.1590/S1413-65382009000200010
Mainardes, J. (2017). A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Educação, 40(2), 160–173. 10.15448/1981-2582.2017.2.26878. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26878
Merriam, S. B. (1998). Qualitative research and case study applications in education. São Francisco (CA): Jossey-Bass.
Minayo, M. C de. S. (2014). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14° ed. Rio de Janeiro: Hucitec.
Muccioli, C., Dantas; P. E. C., Campos, M., & Bicas, H. E. A. (2008). Relevância do Comitê de Ética em Pesquisa nas publicações científicas. Arquivos Brasileiros em Oftalmologia, 71(6), 773-77. https://doi.org/10.1590/S0004-27492008000600001
Nora, C. R. D., et al. (2022). Ética e segurança do paciente na formação em enfermagem. Revista Bioética, 30(3), 619-627. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/bioet/a/sqMWbFNKKqdGHkRGw6GrZZk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 18. Mar. 2024.
Nosella, P. (2008). Ética e pesquisa. Educação & Sociedade, 29(102), 255–273. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000100013.
Omote, S. (2014). Produção acadêmica em Educação Especial. In Omote, S., Oliveira, A. A. S., & Chacon, M. C. M. (Orgs.). Ciência e conhecimento em Educação Especial. São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE.
Prezenszky, B. C., & Mello, R. R. (2019). Pesquisa bibliográfica em educação: análise de conteúdo em revisões críticas da produção científica em educação. Revista Diálogo Educacional, 19(63), 1569-1595. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO01
Rêgo, A. P. M., Mercado, L. P. L., & Costa, C. J. de S. A. (2023). Cuidados éticos nas interações síncronas no contexto as aulas on-line. Educar em Revista, 39. https://doi.org/10.1590/1984-0411.82903
Rodrigues, D., Lessa, D., & Priolli, D. G. (2022). Ethical dilemmas for pediatricians administering palliative sedation to children in Brazil. Revista Bioética, 30(2), 413–422. https://doi.org/10.1590/1983-80422022302537en
Schmidt, M. L. S. (2008). Aspectos éticos nas pesquisas qualitativas. In Guerriero, I. C. Z., Schmid, M. L. S., & Zicker, F. (Orgs.). Ética nas pesquisas em Ciências Humanas e Sociais na Saúde (pp. 47-52). São Paulo: Hucitec.
Silva, A., Carvalho, R., Neto, F., & Oliveira, E. (2013). Submissão e aprovação de protocolo de pesquisa em um comitê de ética: percepções dos pesquisadores. Revista Brasileira de Bioética, 9(1-4), 103–117. https://doi.org/10.26512/rbb.v9i1-4.7762
Siquelli, S. A., & Hayashi, M. C. O. I. (2015). Ética em pesquisa de educação: uma leitura a partir da resolução 196/96 com expectativas da resolução 466/12. Revista História & Perspectivas, 27(52). Recuperado de: https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/30961. Acesso em: 1 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Priscila Caroline Miguel, Adriana Alonso Pereira, Gustavo Cunha de Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).