Fator de Impacto / Journal Impact Factor
Classificação JCI Categoria (JCR 2021 - Journal Citation Indicator - Clarivate)
We inform that the Brazilian Scientific Journal of Rural Education will adopt from 2019 the Continuous Publication (PC). The goal is to accelerate the process of communication and socialization of research, making them available more quickly, according to Scielo. It is important to point out that this type of publication is being widely used by several national and international journals, as well as making it easier to publish articles indexed in databases for research.
O Dossiê foi idealizado na ocasião do III Seminário das Mulheres do Campo, das Águas e das Florestas (2017) que tem acontecido anualmente na Universidade Federal do Rio Grande/FURG e realizado em parceria com diversos grupos, coletivos, instituições e mulheres de movimentos sociais, como por exemplo, as mulheres líderes dos quilombos, mulheres do MST, do Movimento de Consciência Negra, entre outras. Assim, as Organizadoras desse Dossiê entendem que existem “formas de fazer e de pensar” o conhecimento a partir da realidade das mulheres do campo, das águas e das florestas. A partir disso, denominam de “epistemologia de nosotras” àquelas produzidas pelas e para as mulheres, em sua maioria, relacionadas à perspectiva feminista; mas também, a busca de diálogos com as experiências, os saberes e os fazeres produzidos pelas mulheres, em especial, em território latino-americano. Assim, esse número especial tem o objetivo de “convocar” os/as pesquisadores/as à reflexão sobre a experiência comum das mulheres que escrevem a sua agência histórica desde as margens.
Caros leitores(as), avaliadores(as) e autores(as),
Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo acaba de publicar o seu terceiro número de 2018, referente a edição set./dez. 2018.
Caros leitores(as), avaliadores(as) e autores(as),
Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo acaba de publicar o seu segundo número de 2018, referente a edição mai./ago. 2018.
Caros leitores(as), avaliadores(as) e autores(as),
Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo acaba de publicar o seu primeiro número de 2018, referente a edição jan./abr. 2018.
O dossiê reúne trabalhos que discutem fundamentos sociais, históricos, políticos, culturais, filosóficos, pedagógicos e psicopedagógicos das Ciências da Natureza na Educação do Campo no Brasil, explorando as relações entre a dimensão da formação de professores, sujeitos e práticas de ensino em espaços escolares e não escolares, conhecimento, cultura e desigualdades educacionais. Logo, compreender e difundir a Educação do Campo e, em especial, sua habilitação em Ciências da Natureza, nos diversos setores e níveis educacionais com a proposição de ações efetivas de enfrentamento de seus desafios, constitui-se num passo importante e necessário à valorização da Educação do Campo e a possibilidade da garantia do exercício pleno de direitos pelos povos camponeses.
Caros leitores(as), avaliadores(as) e autores(as),
Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo acaba de publicar o seu segundo número de 2017, referente a edição jul./dez. 2017.
Apresentamos aos nossos leitores o volume 1, n. 2, da Revista Brasileira de Educação do Campo – RBEC, ISSN 2525-4863, periódico do Departamento de Educação do Campo, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis. Esta edição traz 19 artigos dos recebidos no período de submissão, de julho a outubro de 2016 e, alguns, recebidos no primeiro semestre. Considerando o escopo da revista e a política editorial, 2 artigos discutem a perspectiva epistemológica da Educação do Campo e suas interfaces, 6 focalizam a Formação de professores nas Licenciaturas em Educação do Campo, 3 tratam de experiências formativas de camponeses em escolas do campo na perspectiva da Pedagogia da Alternância, 2 focalizam Material didático da Educação do Campo, 3 discutem Movimentos Sociais, Educação do Campo e Questões agrárias, 2 estabelecem relação entre sistema educativo e inclusão social e 1 trata de Cultura Popular e interfaces com a educação. Destacamos neste número a presença de pesquisadores de Cuba, Quênia e Moçambique, sendo publicados um artigo em Espanhol, um em Inglês e outro em Português.
É com imensa satisfação que a Revista Brasileira de Educação do Campo – RBEC, periódico do Departamento de Educação do Campo, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis, Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Linguagens e Códigos: Habilitação em Artes e Música traz a público seu primeiro número, composto de artigos que abordam temas relevantes para a pesquisa em Educação do Campo. Para iniciar a circulação da RBEC, apresentamos aos nossos leitores o volume 1, n. 1, Jan./Jun., em 3 agosto de 2016. Como essa edição não focaliza uma temática específica, ela traz oito artigos vinculados aos seguintes temas: Produção do conhecimento acadêmico a respeito da Educação do Campo; Movimentos Sociais e relação com Educação do Campo; Formação de professores da Educação do Campo na perspectiva da Pedagogia da Alternância; Experiência formativa técnico-profissional de trabalhadores do campo e desenvolvimento sustentável; Saberes matemáticos e história de vida de atores do campo; e Processo educativo e o currículo de escolas do campo.
Classificação JCI Categoria (JCR 2021 - Journal Citation Indicator - Clarivate)
Dear colleagues,
We inform you that the Revista Brasileira de Educação do Campo (Brazilian Scientific Journal of Rural Education) has just been accepted in the Emerging Sources Citation Index database of Clarivate Analytics (Thomson Reuters / Web of Science). We appreciate the support of all colleagues.
Gustavo Cunha de Araújo (Editor-in-Chief)
Cícero da Silva (Assistant Editor)
Brazilian Journal of Rural Education | Published by: Universidade Federal do Tocantins | Tocantinópolis city, Tocantins State, Brazil | Frequency: 4 volumes per year (quarterly - ahead of print)| Editor-in-Chief: Gustavo Cunha de Araujo |Editorial Assistant: Cícero da Silva | Contacts: +556334716421 | Email: rbec@uft.edu.br | ISSN: 2525-4863 | DOI: 10.20873/uft.2525-4863
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