v. 4 (2019): Publicação Contínua / Continuous Publication

					Visualizar v. 4 (2019): Publicação Contínua / Continuous Publication

Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo adotou no ano de 2019 a Publicação Contínua (PC). O objetivo é acelerar o processo de comunicação e socialização das pesquisas, disponibilizando-as de forma mais rápida as pessoas.

Publicado: 2019-01-31

Editorial

  • Educação do Campo e os desafios para a educação brasileira e editoração científica

    Gustavo Cunha de Araújo, Cícero da Silva
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8132

Artigos / Articles / Artículos

  • Concepções dos estudantes de uma escola do campo sobre tecnologia

    Crisna Daniela Krause Bierhalz, Eril Medeiros da Fonseca, Izalina de Vargas Oliva
    e3297
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e3297
  • Educação do Campo, multisseriação e formação de professores

    Jânio Ribeiro dos Santos
    e3834
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e3834
  • Vivências de estágio supervisionado em Ciências da Natureza em uma escola do campo: reflexão das práticas pedagógicas na formação inicial de professores da Educação do Campo

    Andiara dos Santos Araújo, Klayton Santana Porto
    e4132
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e4132
  • Organização da escola do campo: concepções e expectativas de professores

    Lindalva Maria Novaes Garske, Lucimara Afonso Castilho, Crisnaiara Cândido
    e5509
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5509
  • El proceso de formación del Instituto de Segunda Enseñanza de Artemisa en Cuba

    Liuván Nuñez Díaz
    e5894
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5894
  • #CiênciaÚtil: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em escolas do campo

    Regina Célia Sousa, Carolina Pereira Aranha, André Flávio Gonçalves Silva, Juliana Rodrigues Rocha
    e6110
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6110
  • Educação Especial no campo: uma análise do perfil e das condições de trabalho dos docentes no Piemonte da Diamantina - Bahia

    Osni Oliveira Noberto da Silva, Theresinha Guimarães Miranda, Miguel Angel Garcia Bordas
    e5944
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e5944
  • Desruralização escolar: um estudo sobre o fechamento de escolas do campo em um município do Estado do Rio de Janeiro

    Vanessa Lima Sanches, Marcia Lisbôa Costa de Oliveira
    e5906
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5906
  • Um olhar sobre o ensino nas classes multianos

    Geralda Maria de Bem, Cicero Nilton Moreira da Silva
    e5242
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5242
  • Paulo Freire e a alfabetização de jovens e adultos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

    Elisiani Vitória Tiepolo
    e5676
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5676
  • Educação (em tempo) Integral: o Programa Mais Educação numa escola do campo no município de Corumbá/MS

    Geraldo Garbelini Neto, Anamaria Santana da Silva
    e5387
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5387
  • A Pedagogia da Alternância nas licenciaturas em Educação do Campo: olhar sobre as produções acadêmicas

    Tamine Santos Saul, Ricardo Antonio Rodrigues, Neiva Maria Frizon Auler
    e5541
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5541
  • Pedagogia da Alternância proposta de formação: Casa Familiar do município de Coronel Vivida - PR

    Yolanda Zancanella, Andréia Aparecida Detogni
    e4936
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e4936
  • Uso das TIC’s por educandos do Ensino Médio de escolas do campo

    Franciele Cristiane Oliveira Costa Alves da Luz, Sandro Aparecido dos Santos, Elaine Maria dos Santos
    e5407
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5407
  • La apropiación de la educación virtual por parte de los colectivos sociales: las nuevas relaciones entre la tecnología, el conocimiento, y lo social

    Bety Díaz Subieta, Maynor Barrientos Amador
    e6908
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6908
  • Respuesta e impacto del Tecnológico de Ajalpan en entorno locales al desarrollo sostenible, mediante la medición y control

    Luis Antonio Pereda Jiménez, José Antonio Morales Flores, Sandra Melina Rodríguez Valdez, José Barbosa González
    e6913
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6913
  • Os desafios da Educação do Campo frente ao Agribusiness: um estudo de caso em Sumidouro - RJ

    Leandro Barros Oliveira
    e5492
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5492
  • Políticas municipais de formação docente: um olhar sobre a Educação do Campo no município de Santa Maria/RS

    Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Elisiane Machado Lunardi, Cláudia Bassoaldo Ramos, Maria Goretti Rocha Farias
    e5555
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5555
  • A construção de um formigueiro artificial como proposta de Educação Ambiental para a Educação do Campo

    Renan de Almeida Barbosa, Sabrina Silveira Rosa, Fernanda Schwalm, José Vicente Lima Robaina
    e5739
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5739
  • Fomento intercultural del quechua entre niños migrantes quechua hablantes y niños citadinos en Perú

    Jhon Holguin-Alvarez, Eslith Aguirre Joaquin, Isabel Menacho Vargas
    e6621
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6621
  • Interculturalidade e afirmação identitária dos Juruna da aldeia Boa Vista

    Taiane Lima Silva, Daniel dos Santos Fernandes
    e5297
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5297
  • La investigación científica: su aporte al desarrollo local en el municipio de Cabaiguán

    Raquel de la Cruz Soriano, Onelia Guevara Reyes, Gretter Ledesma Santos
    e7232
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e7232
  • Producción artesanal de la Canasta de Carrizo en Ajalpan, Puebla

    Verónica Flores Paniagua, Luis Antonio Pereda Jiménez, José Antonio Morales Flores, Sandra Melina Rodríguez Valdez
    e7233
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e7233
  • Pintar una imagen para el futuro: creando una relación internacional

    Abel Alfonso Castro, Isyoel Pérez Valdés, Steven Ochs
    e6583
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6583
  • Gestão democrática na Educação do Campo: a organicidade como possibilidade de protagonismo dos estudantes

    João Batista Begnami, Maria Isabel Antunes-Rocha
    e6139
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6139
  • Interdisciplinaridade na formação de professores em uma LEDOC: desafios de ensinar e aprender

    Maria Zenaide Alves, Wender Faleiro
    e5368
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5368
  • Educação, trabalho e formação profissional no MST: a experiência do Curso de Agroecologia da Escola Milton Santos

    Erika Porceli Alaniz, Neusa Maria Dal Ri
    e6789
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6789
  • Educação do Campo e Agroecologia: possibilidades de articulação a partir da identidade e diversidade em suas concepções e práticas

    Eugênio Alvarenga Ferrari, Marcos Marques de Oliveira
    e6701
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6701
  • Narrativas ficcionais - potenciais pedagógicos, estético e literário para a formação do aluno no espaço escolar

    Elivaldo Serrão Custódio, Rubelina Silva dos Santos
    e5813
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5813
  • Egressos de uma escola de assentamento: onde estão os filhos da Educação do Campo?

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Munir José Lauer, Carmem Lúcia Albrecht da Silveira
    e6042
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6042
  • Contextos e linguagens na Educação do Campo: uma discussão sobre a formação docente em matemática

    Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior
    e6123
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6123
  • As tecnologias digitais de informação e comunicação pelo prisma da linguagem digital

    Rodrigo Martins Bersi, José Carlos Miguel, Dagoberto Buim Arena
    e7063
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e7063
  • A cultura como resistência à estrutura agrária: o caso dos agricultores familiares na colônia do Apiaú-RR

    Selma Suely Baçal de Oliveira, Osmiriz Lima Feitosa
    e6389
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6389
  • Interfaces ambientais na Licenciatura em Educação do Campo: uma análise da proposta pedagógica

    Sérgio Luiz Lopes
    e5869
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5869
  • PRONERA in a paradigmatic perspective: The experience of Youth and Adult Education in the countryside

    Fabíola Andrade Pereira, Severino Bezerra da Silva
    e7024
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e7024
  • Sensibilização ambiental de estudantes da EJA de uma sala multisseriada no Projeto de Assentamento Porto Esperança em Confresa-MT

    Elaine Darc Ramos, Marcelo Franco Leão
    e4860
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e4860

Ensaios / Essays

Resenhas / Reviews

  • Educação no/do Campo: uma luta histórica

    Gabriela Barbosa Souza
    e6032
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6032

Entrevistas / Interviews

  • Educação do Campo em Arraias/TO: relato de uma experiência

    George Leonardo Seabra Coelho
    e6502
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6502

Dossiê Temático: Políticas para a educação e a diversidade sociocultural

  • Dossiê: Políticas para a educação e a diversidade sociocultural: avanços, limites e desafios no enfrentamento das desigualdades

    Joedson Brito dos Santos, Juciley Evangelista Freire, Adir Valdemar Garcia
    e6941
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6941
  • Alfabetização do campo no âmbito do PNAIC: demandas e desafios

    Sidmar da Silva Oliveira, Obdália Santana Ferraz Silva, Úrsula Cunha Anecleto
    e6419
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6419
  • O ensino em turmas multisseriadas e suas condições de trabalho: um olhar para as escolas do campo na região do Alto Solimões, Amazonas

    Jarliane da Silva Ferreira
    e6230
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6230
  • Escolarização, profissionalização e desenvolvimento em escola do campo: o caso de egressos da CEPE na Ilha de Cotijuba, Belém, Pará

    José Bittencourt da Silva
    e6247
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6247
  • Reflexões sobre os egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: os elementos para “Transformar (ação) Pedagógica” na Educação Superior

    Márcia Mariana Bittencourt Brito, Mônica Castagna Molina
    e6291
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6291
  • Reflexões sobre a dimensão do cuidado na busca da justiça curricular das escolas do campo do município de Humaitá (AM)

    Zilda Gláucia Elias Franco
    e6225
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6225
  • Legislação sobre posse de terras e Educação do Campo no Brasil

    Elizabeth Moreira Gomes, Alexandre Fraga de Araújo, Maria Isabel Antunes-Rocha
    e6406
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6406
  • Violência, luta e resistência: historicidade da educação rural à educação escolar indígena

    Leni Barbosa Feitosa, Idemar Vizolli
    e6233
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6233
  • Da teimosa resistência nasce a Escola Estadual do Campo Madre Cristina

    Sandra Maria Soares, Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra
    e5786
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e5786
  • Chico Bento e as representações sociais da infância

    José Douglas Alves dos Santos, Éverton Vasconcelos de Almeida
    e6446
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6446
  • Pressupostos do paradigma do Capital Humano aplicados à Primeira Infância

    Joedson Brito dos Santos
    e6433
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6433
  • Desigualdade racial e fracasso escolar de estudantes negras e negros

    Ladislau Ribeiro do Nascimento
    e6401
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.v4e6401

Dossiê Temático: 50 anos da Alternância no Brasil

Política Editorial / Editorial Policy

Diretrizes e Normas para Publicação / Guidelines and Instructions for Authors

Nominata de Avaliadores ad hoc / Reviewers and Referees

  • Nominata de Avaliadores ad hoc 2019 / Reviewers and Referees in the year 2019

    Revista Brasileira de Educação do Campo
    e8139
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8139