Notes on differentiated educational practices in MST: The pedagogical principles revealed from some methodologies used in movement education

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p68

Mots-clés :

ducação, MST, princípios pedagógicos, práticas educativas diferenciadas.

Résumé

O presente artigo assinala alguns princípios pedagógicos e práticas educativas diferenciadas no MST conjecturando uma nova concepção de educação para os sujeitos do campo. Com base em pesquisa de mestrado concluída, em alguns questionamentos suscitados na Jornada de Formação de Professores e a práxis como educadora de crianças, foi possível iniciar uma discussão sobre princípios pedagógicos e práticas educativas mais abrangentes no MST. O Movimento valoriza o contexto dos sujeitos que vivem no campo e às crianças e adolescentes, potencializando uma formação de caráter político e humano. Os princípios pedagógicos e as práticas educativas mais abrangentes são abordados como um diferencial para uma aprendizagem com sentido para a vida. Igualmente, desponta a importância do ensino sistematizado e o desafio de diferenciar as práticas educativas respeitando as diversidades sociais e culturais para que os que mais precisam.

Palavras-chave: Educação, MST, Princípios Pedagógicos, Práticas Educativas Diferenciadas.

 

Notes on differentiated educational practices in MST: The pedagogical principles revealed from some methodologies used in movement education

ABSTRACT. This article points out some pedagogical principles and differentiated educational practices in MST speculating a new conception of education for the subject field. Based on completed master's research on some questions raised in the Teacher Training Day, and praxis as children educator, it was to start a discussion about pedagogical principles and most comprehensive educational practices in MST. The Movement values ​​the context of the subjects living in the countryside and children and adolescents enhance one political and human character formation. The pedagogical principles and the most comprehensive educational practices are addressed as a differential to learning meaningful for life. It also stands out the importance of systematic teaching and the challenge of differentiating educational practices respecting the social and cultural diversity for those most in need.

Keywords: Education, MST, Pedagogical Principles, Differentiated Educational Practices.

 

Notas sobre las prácticas educativas diferenciadas en MST: los principios pedagógicos revelados de algunas metodologías utilizadas en la educación del movimiento

RESUMEN. Este artículo señala algunos principios pedagógicos y prácticas educativas diferenciadas en MST especulando una nueva concepción de la educación para el campo. En base a la investigación realizada de maestría sobre algunas cuestiones planteadas en el Día de formación del profesorado y la praxis como los niños educador, era comenzar una discusión acerca de los principios pedagógicos y prácticas educativas más completas de MST. El Movimiento valora el contexto de los sujetos que viven en el campo y los niños y adolescentes aumenta la formación de un carácter político y humano. Los principios pedagógicos y las prácticas educativas más completas se tratan como un diferencial a un aprendizaje significativo para la vida. También se destaca la importancia de la enseñanza sistemática y el desafío de la diferenciación de las prácticas educativas, respetando la diversidad social y cultural para los más necesitados, aprender y aprender bien.

Palabras-clave: Educación, MST, Principios Pedagógicos, Las Prácticas Educativas Diferenciadas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Barros, M. R. de S. (2013). Os Sem terrinha: uma história da luta social no Brasil (1981-2012). (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Freire, P. (1982). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

Mészáros, I. (2008). A educação para além do capital. São Paulo, SP: Boitempo.

MST. (1996). Princípios da educação no MST. Caderno de Educação, (8).

MST. (1999). Crianças em Movimento: As Mobilizações Infantis no MST. Coleção Fazendo Escola (2). São Paulo.

MST. (2007). Cartilha “Textos para estudo e debate”. 5º Congresso Nacional do MST Reforma Agrária: Por Justiça Social e Soberania Popular.

MST. (2011). Educação da Infância Sem Terra. Orientação para o trabalho de base. In Caderno a infância. (1). São Paulo.

Neto, B. A. (2009). A educação rural no contexto das lutas do MST. Campinas, SP: Autores Associados.

Pistrak, M. (2000). Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo, SP: Expressão Popular.

Rosseto, E. R. A. (2009). Essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós: a educação de crianças sem terrinha no MST. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.

Santomé, J. T. (2003). A educação em tempos de neoliberalismo. Porto Alegre, RS: Artmed.

Publié-e

2017-04-18

Comment citer

da Mata, L. K. de L. (2017). Notes on differentiated educational practices in MST: The pedagogical principles revealed from some methodologies used in movement education. Brazilian Journal of Rural Education, 2(1), 68–85. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n1p68

Numéro

Rubrique

Paper

Articles similaires

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.