Editorial: Ways and struggles in the training of rural teachers in Brazil

Authors

  • Paulo Vitor Teodoro Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Welson Barbosa Santos Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Wender Faleiro Universidade Federal de Catalão - UFCAT

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e20310

Abstract

A educação do campo, no contexto do Brasil: uma urgência!

É com grande alegria que apresentamos aos(às) leitores(as) da Revista Brasileira de Educação do Campo este dossiê intitulado “Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil”. É um número especial que surge do reconhecimento da centralidade da formação docente como um delineador de resistência nas comunidades do campo. Para além disso, ele também foi pensando junto aos eventos acadêmicos – IV CECIFOP / II CIBEPOC / IV Encontro Goiano da Escola da Terra, realizados em novembro de 2024 na UFCat, e atravessados pelas dinâmicas da educação do campo.

O campo, em sua multifacetada realidade, é, de fato, um espaço de considerada produção de saberes, mas também um palco de históricas desigualdades, lutas por reconhecimento e de acesso à educação de qualidade. Seu avanço, em nosso tempo, é, em grande medida, fruto de um movimento de resistência forjado nas lutas dos movimentos sociais. Sendo assim, a formação de seus professores(as) não pode ser tratada como um apêndice das políticas públicas educacionais urbanas, mas sim como um projeto político-pedagógico autônomo, articulado com as realidades locais.

Diante disso, este dossiê se propõe a mapear e debater os desafios, as conquistas e as perspectivas que atravessam a constituição dos(as) educadores(as) que atuam na Educação do Campo. Trata-se de uma reflexão importante nesta metade da terceira década do século XXI, visto que o movimento por uma Educação do Campo de qualidade segue avançando. Para tanto, nosso esforço se concentrou em dar visibilidade às experiências que, em sua diversidade, partilham o compromisso com uma educação que reconhece a identidade cultural, os modos de vida e as especificidades socioambientais desses territórios. É nesse contexto que situamos os desafios assumidos pela Educação do Campo em nosso país.

Reunimos aqui contribuições oriundas de Trabalhos que têm por referência projetos de extensão e pesquisa, dissertações de mestrado e teses de doutorado, reconhecendo a potência da pesquisa desenvolvida nos grupos de pesquisa e nos programas de pós-graduação Brasil afora. Essa abertura a diferentes níveis de conclusão acadêmica reafirma nosso objetivo de construir um espaço de debate inclusivo, acolhedor, justo e sensível, que valorize a trajetória de pesquisadores(as) consolidados(as) junto à efervescência de novos olhares e caminhos na Educação do Campo, que a fortalecem.

 

A Tessitura dos Caminhos e Lutas

A expressão 'Caminhos e lutas', no título deste dossiê, reflete a natureza dialética da Educação do Campo, estabelecendo um diálogo direto com pesquisadores da área. Nesse sentido, consideramos que: se, por um lado, há um caminho metodológico sendo traçado na formação; por outro, há uma luta permanente por dignidade, financiamento e reconhecimento social e político para este povo, para esta cultura, para estes espaços e para o processo formador que se concretiza no campo. Esperamos que este dossiê colabore com o registro do estado da arte das pesquisas e, sobretudo, que sirva como um instrumento de mobilização e reflexão crítica, como parte de uma luta que se intensifica e ganha considerável espaço há algumas décadas no Brasil.

Nosso profundo agradecimento à dedicação de todos(as) os(as) autores(as) que aceitaram nosso convite e enriqueceram este volume com suas reflexões e trabalhos. Finalmente, agradecemos aos pareceristas que, com seu trabalho de leitura e apontamentos, zelaram pela excelência deste volume, e à equipe editorial da Revista Brasileira de Educação do Campo, pelo honroso apoio, oportunidade e convite!

Convidamos, assim, a todos(as) à leitura e à continuidade dos debates propostos. E desejamos que este dossiê inspire novas pesquisas, novos estudos e novas proposições, ao mesmo tempo em que reforça a importância de lutar por uma educação que abraça o campo em toda a sua potência.

 

Boa leitura!

Paulo Vitor Teodoro

Welson Barbosa Santos

Wender Faleiro

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Vitor Teodoro, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

.

Welson Barbosa Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

.

Wender Faleiro, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

.

References

Teodoro, P. V., Santos, W. B., & Faleiro, W. (2025). Editorial: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil. Rev. Bras. Educ. Camp., 10, e20310.

Published

2025-12-24

How to Cite

Teodoro, P. V., Santos, W. B., & Faleiro, W. (2025). Editorial: Ways and struggles in the training of rural teachers in Brazil. Brazilian Journal of Rural Education, 10, e20310. https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e20310

Issue

Section

Dossiê: Caminhos e lutas na formação de professores do Campo no Brasil