v. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication

					Visualizar v. 5 (2020): Publicação Contínua / Continuous Publication
Publicado: 2020-01-19

Editorial

  • Educação do Campo e a publicação científica em tempos de Pandemia da COVID-19

    Gustavo Cunha de Araújo, Cícero da Silva
    e11203
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11203

Artigo Especial / Special Article

  • The COVID-19 Distance Learning: Insight from Ukrainian students

    Yuliia Nenko, Nelia Кybalna, Yana Snisarenko
    e8925
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8925
  • Actitud de los estudiantes universitarios frente a la educación virtual en tiempos de la pandemia de COVID-19

    Edwin Gustavo Estrada-Araoz, Néstor Gallegos-Ramos, Helen Mamani-Uchasara, Karl Huaypar-Loayza
    e10237
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10237

Artigos / Articles / Artículos

Resenhas / Reviews

  • Resenha: Granereau, A. (2020). O Livro de Lauzun: onde começou a Pedagogia da Alternância. Fortaleza: Edições UFC.

    Alberto Dias Valadão
    e10380
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10380
  • Resenha: Fernandes, A. P. C. S. (2018). Educação Especial nas Ilhas. Curitiba: Appris.

    Iranildo da Silva Oliveira
    e8689
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8689
  • Resenha: Souza, M. A. (2016). Educação e Movimentos Sociais do Campo: a produção do conhecimento no período de 1987 a 2015. 2 ed. Curitiba: Ed.: UFPR.

    Isabela da Silva Nascimento, Fátima Moraes Garcia
    e8520
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8520
  • Resenha: Nosella, P. (2012). Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória: Edufes.

    Eucinéia Regina Müller, Erineu Foerste
    e7179
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7179
  • Resenha: Martins, F. J. (2020). A escola e a educação do campo. São Paulo: Pimenta Cultural.

    Gisele de Souza Gonçalves
    e10338
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10338

Entrevistas / Interviews

Dossiê temático: Formação e Trabalho Docente no Campo e Educação Especial

Ensaios / Essays

Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos

  • Dossiê temático: Política e Gestão da Educação em Tempos de Retrocessos nos Direitos Sociais e Liofilização da Esfera Pública

    Rosilene Lagares, Roberto Francisco de Carvalho, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
    e11142
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11142
  • O Programa Nacional da Educação na Reforma Agrária - PRONERA em “desmonte”: 20 anos de lutas e conquistas ameaçados pelo elitismo fundiário no cenário de 2016 a 2020

    Guilherme Martins Teixeira Borges, Maria Esperança Fernandes Carneiro
    e10501
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10501
  • Experimentações escolares da política de educação integral e(m) Tempo Integral: uma análise das práticas efetivadas em escolas públicas de Belém - PA

    Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Orlando Nobre Bezerra de Souza, Izete Magno Correa, Cintia Aurora Quaresma Cardoso
    e10868
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10868
  • O gerencialismo na gestão pública brasileira via parcerias público-privadas

    Antonio Sousa Alves, Albiane Oliveira Gomes
    e10863
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10863
  • Accountability contribuindo na efetivação da universalização do ensino especialmente na Educação do Campo

    Claudius Vinicius Souza Oliveira, Maria José de Pinho
    e10848
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10848
  • Redes de políticas, terceiro setor e os movimentos de privatização da educação brasileira

    Úrsula Adelaide de Lélis, Leonice Matilde Richter, Vilma Aparecida de Souza, Wane Elayne Soares Eulálio
    e10845
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10845
  • Reflexos da Pandemia na evasão/abandono escolar: a democratização do acesso e permanência

    Celestina Maria Pereira de Souza, Jhonata Moreira Pereira, Maria da Conceição de Jesus Ranke
    e10844
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10844
  • Perspectivas e dilemas da política de formação de educadores do campo diante do ultraconservadorismo

    Safira Rego Lopes, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
    e10839
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10839
  • A peleja por educação pública no contexto da Pandemia: reacendendo e alargando tramas

    Rosilene Lagares, Leonardo Victor dos Santos, Meire Lúcia Andrade da Silva, Italo Bruno Paiva Gonçalves
    e10835
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10835
  • A Universidade Federal da Fronteira Sul no cenário brasileiro: notas a partir de Darcy Ribeiro

    Dionei Ruã dos Santos, Sidinei Pithan da Silva, Maria Cristina Pansera de Araujo
    e10826
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10826
  • A sociedade em Zygmunt Bauman, a escola e o direito educativo em tempos de liofilização do espaço público

    Vanessa Dal Canton, Iarana de Castro Gigoski, Luci Mary Duso Pacheco
    e10681
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10681
  • Direito à Educação: Gestão Democrática e Políticas Públicas em Tempo de Pandemia/Covid-19 no Estado do Tocantins

    Elaine Aires Nunes, Roberto Francisco de Carvalho, Idemar Vizolli
    e10680
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10680
  • Educação de Jovens e Adultos do/no campo e as políticas educacionais: conquistas a partir dos movimentos sociais

    Adalberto Penha de Paula, Marina Comerlatto da Rosa
    e10676
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10676
  • A relação público-privado na expansão do atendimento à Educação Infantil no município de Teresina-PI

    Carmen Lucia de Sousa Lima
    e10675
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10675
  • Mais Gerente e menos Gestor: uma análise do marco regulatório direcionado à gestão da escola pública paraense

    Cassio Vale, Gilmar Pereira da Silva, Francisco Willams Campos Lima
    e10666
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10666
  • Limites e desafios da educação inclusiva no campo: a experiência do projeto educativo do MST

    Luis Henrique dos Santos Barcellos, Cláudio Rodrigues Silva, Agnes Iara Domingos Moraes, Julio Cesar Torres
    e10660
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10660
  • Os impactos da globalização sobre a Educação do Campo: políticas públicas de resistência

    Flávia Stefanello, Altair Alberto Fávero
    e10846
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10846
  • Judicialização do Direito à educação: gestão democrática em tempos da COVID-19

    Thiago Tavares da Silva Ferreira, Roberto Francisco de Carvalho
    e10665
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10665

Diretrizes e Normas para Publicação / Guidelines and Instructions for Authors

Política Editorial / Editorial Policy

Nominata de Avaliadores ad hoc / Reviewers and Referees

  • Nominata de Avaliadores ad hoc 2020 / Reviewers and Referees in the year 2020

    Revista Brasileira de Educação do Campo
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e11246