Anúncios

Edição Atual

v. 10 (2025): Publicação Contínua / Continuous Publication
Publicado: 2024-12-19

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares

  • Dossiê: Conhecimento e autonomia docente no campo do ensino das Áreas Curriculares

    Arinalda Silva Locatelli, Andrey Patrick Monteiro de Paula, Jéferson Muniz Alves Gracioli
    19519
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19519
  • Saberes socioculturais de povos indígenas do Tocantins: alguns diálogos interculturais no ensino

    Jurandi Suwate Xerente , José Ricardo e Souza Mafra , Elisangela Aparecida Pereira de Melo, Gerson Ribeiro Bacury
    e19443
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19443
  • Projeto Ciclo de Leitura da UFNT: uma experiência baseada na perspectiva histórico-cultural

    Gracieda dos Santos Araujo, Ana Márcia de Sousa Ribeiro Silva, Thais Vitória Araújo da Silva, Clecitânia Maia da Silva Pereira
    19475
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19475
  • Abordagens, considerações conceituais e subjetivas sobre Astronomia e Astrologia no contexto acadêmico

    Arthur Lima de Arruda, Dionata Almeida Reis, Erik Almeida Carvalho, Luis Vinicius de Alencar Cunha, Wagner dos Santos Mariano
    19472
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19472
  • Explorando Metodologias de Ensino em Ciências: Uma Análise a partir do Estágio Supervisionado no Colégio Estadual Osvaldo Franco em Araguatins-TO

    Drielly Duarte Teixeira, Suzilene Chagas Leite Rangel, Kenya Maria Vieira Lopes
    e19471
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19471
  • O que o Programa Residência Pedagógica me ensinou? análise dos aprendizados de um residente

    Patrick Monteiro de Paula, Joel Borges Freire
    19467
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19467
  • O Ensino por Investigação como promotor do Letramento Científico em Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental

    Moizés Barros Cordeiro, Rejane Gomes-Pimentel
    19465
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19465
  • A formação do professor reflexivo e identidade docente: reflexões e perspectivas formadas no Programa Residência Pedagógica

    Vitória dos Santos Cirqueira, Arinalda Silva Locatelli
    19458
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19458
  • Discussões acerca da memória da Ditadura Civil-Militar: patrimônio cultural, lembrança e educação

    Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo, Anezia Martins Arruda Lopes, Fabiana Oliveira de Sousa Silva
    19454
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19454
  • Reinventando/recontando a Ditadura: novas narrativas e perspectivas para abordar a ditadura militar no ensino de sociologia e história na educação básica

    Gabriel Francisco Cavalcante Júnior, Chirley Rodrigues Mendes
    e19451
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19451
  • Uma análise das contribuições da disciplina de Psicologia da Educação para a formação inicial de professores de matemática

    Sthefany Corso Mikulski, Claudenice Cardoso Brito
    e19449
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19449
  • Letramento literário e contação de histórias: da teoria à prática com um relato experiência do Programa de Residência Pedagógica

    Pedro Barroso da Silva Junior, Arinalda Silva Locatelli, Thiago de Melo Barbosa
    19447
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19447
  • Algumas das experiências vivenciadas pelos docentes licenciados em Matemática pelo IFTO durante a pandemia da Covid-19

    Kênya Maria Vieira Lopes, Marta Maria Pontin Darsie, Wesley Vieira da Silva
    19446
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19446
  • Educação-cartografia: descentralizando saberes na educação matemática

    Priscila Venancio Costa, Elisangela Aparecida Pereira de Melo
    19399
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19399
  • O ensino da literatura na formação leitora de aluno com deficiência visual dos anos iniciais

    Maria Sueneide da Silva Colares, César Alessandro Sagrillo Figueiredo Figueiredo
    19441
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19441
  • Programa Residência Pedagógica: o caminho aprendente de uma preceptora O caminho aprendente de uma preceptora

    Darlene Martins dos Santos, Andrey Patrick Monteiro de Paula, Arinalda Silva Locatelli
    19438
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19438
  • GerminAR-TE: oficinas com infâncias, arte e natureza que semeiam outras relações, outras convivências e outros mundos possíveis

    Pedro Lucas Nunes Lopes, Ana Paula Moreira de Souza Brito, Janaína Ribeiro de Rezende
    19437
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19437
  • A ausência de aspectos e conceitos envolvendo a etnobotânica no ensino de ciências da natureza e suas tecnologias: uma análise dos livros didáticos do novo ensino médio utilizados nas escolas estaduais de Araguaína

    Eduardo de Alcantara Alencar, Karen Letícia Gomes da Silva, Thauane Maria Pereira da Silva, Victor Almeida Rivero, Wagner dos Santos Mariano
    19436
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19436
  • Perspectivas no Ensino de Ciências e Tecnologias Digitais Desafios e Oportunidades

    Andréia de Oliveira Castro, Klebson Daniel Sodré do Rosário
    e19432
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.e19432
  • O PDDE e os aparatos pedagógicos: a disponibilidade e a utilização dos recursos de custeio no interior das escolas.

    Andressa da Silva Martins, Camila Cristina França Pereira, Iala Pereira Costa, Janessa Carvalho Vieira, Maria Victória Coelho Oliveira, Cleomar Locatelli
    19424
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19424
  • Geopoesia na Educação: Explorando Criatividade e Consciência Socioambiental em uma Escola Família Agrícola

    Elionay Ramos Félix , Eliane Cristina Testa
    19423
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19423
  • Oficina de brinquedos com materiais recicláveis: relato de experiência pedagógica na Educação Física Escolar

    Milena Pedro de Morais
    19421
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19421
  • O desenvolvimento da atitude interdisciplinar em futuros professores a partir da participação no Programa Residência Pedagógica

    Gerciane Oliveira de Souza, João Aurélio Rodrigues Aguiar , Andrey Patrick Monteiro de Paula
    19420
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19420
  • Os métodos de ensinar e de aprender e suas relações com a história e a memória da educação

    Francisca Rodrigues Lopes, José Ricardo Souza Mafra
    19419
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19419
  • A educação indígena Apinajé para as relações interpessoais e para o cuidado com o ambiente na história de origem Panhĩ

    Raimundo Nonato de Pádua Câncio, Gabriel Francisco Cavalcante Junior, Maria Victória Lima dos Santos, Raquel Cassiano dos Santos, Aline Campos, Gilberto Pereira Apinajé
    19415
    DOI: https://doi.org/10.70860/ufnt.rbec.19415
Ver Todas as Edições

POLÍTICAS

Foco e Escopo da Revista

A Revista Brasileira de Educação do Campo - RBEC, de publicação contínua, publica Artigos originais resultantes de pesquisas teóricas e/ou empíricas, revisões de literatura de pesquisa educacional, Artigos especiais de pesquisadores renomados da área ou de temas relevantes atuais para a educação, Dossiês Temáticos, Ensaios, Cartas ao Editor (Letter), Entrevistas e Resenhas de temas vinculados à Educação do Campo sob diferentes campos da pesquisa nacional e internacional, como: História da Educação do Campo; Movimentos Sociais; Políticas Públicas; Povos Indígenas e Educação; Formação Docente; Educação de Jovens e Adultos; Didática e Práticas Pedagógicas em Artes e Música; Arte na Educação do Campo; Interculturalidade na Educação do Campo; Pedagogia da Alternância; Questão Agrária e Campesinato; além de temas de outras áreas do conhecimento que dialoguem com a educação do campo. Recebe artigos em fluxo contínuo. ISSN: 2525-4863 |  Qualis/CAPES 2020: A4

The Brazilian Journal of Rural Education (Countryside Education), continuous publication, publishes original articles resulting from theoretical and/or empirical research thematic, essays and reviews of topics related to the Rural Education (Countryside Education) in different fields of international research, such as the Rural Education (Countryside Education) History; Social Movements; Public Policies; Indigenous Peoples and Education; Teacher Training; Youth and Adult Rural Education (Countryside Education); Didactic and Pedagogical Practices in Arts and Music; Art in Rural Education (Countryside Education); Interculturalism in Rural Education (Countryside Education); Pedagogy of Alternation; Land Reform and Peasantry.

La Revista Brasileña de la Educación Rural, publicación continua, publica artículos originales resultantes de teóricos, empírica, Artículo Temático; Ensayos, Entrevistas y Reseñas de temas relacionados con el campo de la educación rural en diferentes campos de la investigación nacional y internacional, tales como: Historia de la Educación Rural; Los Movimientos Sociales; Políticas Públicas; Pueblos Indígenas y la Educación; Formación del Profesorado; la Jóvenes y Adultos Rural; Didácticos y Pedagógicos Prácticas en Artes y Música; Arte en la Educación Rural; Interculturalidad en Educación Rural; Pedagogía de la Alternancia; Cuestión Agraria y Campesinado.

 

AIMS & SCOPE

The Brazilian Journal of Rural Education (Countryside Education), continuous publication, publishes original articles resulting from theoretical and/or empirical research thematic, essays and reviews of topics related to the Rural Education (Countryside Education) in different fields of international research, such as the Rural Education (Countryside Education) History; Social Movements; Public Policies; Indigenous Peoples and Education; Teacher Training; Youth and Adult Rural Education (Countryside Education); Didactic and Pedagogical Practices in Arts and Music; Art in Rural Education (Countryside Education); Interculturalism in Rural Education (Countryside Education); Pedagogy of Alternation; Land Reform and Peasantry.

The Scientific Journal's mission is to be a quality of scientific communication instrument that fosters important debates in the educational field, mainly in the Rural Education (Countryside Education) area of Brazilians and foreign Masters and PhD researchers and students accompanied by their mentors (minimum Doctor title), for scientific progress in the field and for producing knowledge.

Publishes papers in Portuguese, Spanish, French and English. The journal receives manuscripts streaming. It is a Scientific Journal open access, No charges - no fees - of manuscript submission and publication - no APCs.

The abbreviated title of the journal is Rev. Bras. Educ. Camp., Which should be used in bibliographies citing the journal.

 

TEMÁTICA Y ALCANCE

La Revista Brasileña de la Educación Rural, publicación continua, publica artículos originales resultantes de teóricos, empírica, Artículo Temático; Ensayos, Entrevistas y Reseñas de temas relacionados con el campo de la educación rural en diferentes campos de la investigación nacional y internacional, tales como: Historia de la Educación Rural; Los Movimientos Sociales; Políticas Públicas; Pueblos Indígenas y la Educación; Formación del Profesorado; la Jóvenes y Adultos Rural; Didácticos y Pedagógicos Prácticas en Artes y Música; Arte en la Educación Rural; Interculturalidad en Educación Rural; Pedagogía de la Alternancia; Cuestión Agraria y Campesinado.

La misión de la revista es ser un instrumento de calidad de la comunicación científica que promueve debates importantes en el campo de la educación, sobre todo en el ámbito de la Educación Rural de los brasileños y extranjeros maestros e investigadores de doctorado y estudiantes acompañados por sus tutores (titulación mínima doctor), para el progreso científico en el campo y para la producción de conocimiento.

Publica textos en Portugués, Español, Francés e Inglés. La revista recibe manuscritos en continuamente. Es una revista científica abierta y libre, sin pagos de tasas de presentación y publicación de los textos presentados en la revista.

El título abreviado de la revista es Rev. Bras. Educ. Camp., Que debe ser usado en bibliografías, citando la revista.