Avisos

DOSSIÊ - EDUCAÇÃO DO CAMPO: CULTURAS E TERRITÓRIOS

2025-01-30

DOSSIÊ

EDUCAÇÃO DO CAMPO: CULTURAS E TERRITÓRIOS

 

ORGANIZADORES:

Profa. Me. Ozana Luzia Galvão Baldotto (UFES); Profa Dra Maria Isabel Antunes Rocha (UFMG);  Prof. Dr. Charles Moreto (IFES); Prof. Dr. Erineu Foerste (UFES).

                          

O território campesino possui diferentes sujeitos como os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos, os indígenas e outros povos que produzem suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural (BRASIL, Decreto nº 7.352, de 04 de novembro de 2010).

Estes sujeitos possuem características específicas na forma de produzir sua existência: há aqueles que estão ligados a alguma forma de organização social e outros não, existe a diferença de gênero, etnia, religião, entre outras especificidades.  Enfim, são diferentes formas de se organizar e lutar pela própria existência de vida no campo.

O Dossiê objetiva envolver os temas que permeiam a Educação do Campo, entre eles as escolas com classes multisseriadas, as normativas que amparam a modalidade, as diversas formas e experiências educacionais em território campesino, entre outros temas que envolvem a Educação do Campo.    

Outrossim, o Dossiê será subsidiado por um referencial teórico que contempla autores como: Paulo Freire, Jean Claude Forquin, Carlos Rodrigues Brandão, Milton Santos, Miguel Gonzalez Arroyo, Galdêncio Frigotto, Monica Castagna Molina, Roseli Salete Caldart, entre outros autores do Movimento da Educação do Campo.

Submissão: 15 de Janeiro a 13 de abril/2025

OBS.: Condições obrigatórias para o artigo ser publicado:

  1. Pelo menos um dos autores deve ser doutor(a).
  2. O artigo precisa estar nas normas APA e não ABNT.
  3. Seguir as demais normas e diretrizes da revista (https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/about/submissions ).
  4. No ato da submissão, marcar no metadado “Dossiê Educação do Campo: Culturas e Territórios”.
Leer más acerca de DOSSIÊ - EDUCAÇÃO DO CAMPO: CULTURAS E TERRITÓRIOS

Número actual

Vol. 10 (2025): Publicação Contínua / Continuous Publication
Publicado: 2024-12-19

Dossiê Expomatec: Conhecimento e Autonomia Docente no campo do Ensino das Área Curriculares

Ver todos los números

TEMÁTICA Y ALCANCE

La Revista Brasileña de la Educación Rural, publicación continua, publica artículos originales resultantes de teóricos, empírica, Artículo Temático; Ensayos, Entrevistas y Reseñas de temas relacionados con el campo de la educación rural en diferentes campos de la investigación nacional y internacional, tales como: Historia de la Educación Rural; Los Movimientos Sociales; Políticas Públicas; Pueblos Indígenas y la Educación; Formación del Profesorado; la Jóvenes y Adultos Rural; Didácticos y Pedagógicos Prácticas en Artes y Música; Arte en la Educación Rural; Interculturalidad en Educación Rural; Pedagogía de la Alternancia; Cuestión Agraria y Campesinado.

La misión de la revista es ser un instrumento de calidad de la comunicación científica que promueve debates importantes en el campo de la educación, sobre todo en el ámbito de la Educación Rural de los brasileños y extranjeros maestros e investigadores de doctorado y estudiantes acompañados por sus tutores (titulación mínima doctor), para el progreso científico en el campo y para la producción de conocimiento.

Publica textos en Portugués, Español, Francés e Inglés. La revista recibe manuscritos en continuamente. Es una revista científica abierta y libre, sin pagos de tasas de presentación y publicación de los textos presentados en la revista.

El título abreviado de la revista es Rev. Bras. Educ. Camp., Que debe ser usado en bibliografías, citando la revista.