v. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication

					Visualizar v. 7 (2022): Publicação Contínua / Continuous Publication
Publicado: 2022-02-13

Editorial

  • Educação do Campo no contexto da Pandemia da COVID-19, Qualis CAPES e Avaliação Quadrienal

    Gustavo Cunha de Araújo; Cícero da Silva
    e15491
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15491

Artigo Especial / Special Article

  • Remote assessment: case study from Ukrainian higher education institutions

    Inna Kocha, Nataliia Baidiuk, Nataliia Stepanova, Yuliia Nenko
    e14665
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14665
  • Pedagogical innovations in Ukrainian educational institutions: social challenges and realities of war

    Oksana Panchenko, Valeriia Shynkarova, Tamila Maistryk, Olena Budnyk, Inna Nikolaesku, Lyudmila Matsuk, Kateryna Fomin
    e14557
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14557

Artigos / Articles / Artículos

Ensaios / Essays

  • Percepção da juventude rural sobre a apicultura desenvolvida em comunidades rurais do semiárido piauiense

    Josefa Andréia de Carvalho Rodrigues, Patrícia Sara Lopes Melo, Michelli Ferreira dos Santos, Maurício Fernandes da Silva, Juliana do Nascimento Bendini
    e13617
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13617
  • Implicações do processo de expansão do neoliberalismo na formação inicial docente: uma análise a partir dos documentos da UNESCO

    Lucas de Paula Rodrigues, Vânia de Fátima Matias de Souza
    e10478
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e10478

Entrevistas / Interviews

  • Ensino bilíngue em Moçambique: entrevista com Professor Doutor Feliciano Chimbutane

    Silvestre Filipe Gomes
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13420

Dossiê: Escola da Terra

  • Editorial - Dossiê Escola da Terra

    Alessandro Pimenta, Maciel Cover, Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus
    e14606
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14606
  • Programa Escola da Terra no Paraná: uma referência na política de formação continuada de professores no Paraná

    Ana Cristina Hammel, Marcos Gehrke
    e13810
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13810
  • A epistemologia do Escola da Terra no Distrito Federal: ensaios do Sistema de Complexos nas Escolas do Campo

    Clarice Aparecida Santos, Eliene Novaes Rocha, Maura Luciane Conceição de Souza
    e13816
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13816
  • Escola da Terra em Minas Gerais: repercussões da formação continuada nas escolas do campo

    Eliano de Souza Martins Freitas, Érica Fernanda Justino de Freitas , Maria de Fátima Almeida Martins, Nayara Cristine Carneiro do Carmo
    e13895
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13895
  • Escola da Terra no estado de Goiás: uma proposta interdisciplinar do debate de gênero para o currículo

    Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso, Welson Barbosa Santos, Wender Faleiro
    e13831
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13831
  • Escola da Terra no município de São Sebastião do Uatumã/AM: desafios na pandemia de Covid-19

    Gabriel Rodrigues do Nascimento, Érica de Souza e Souza, Heloisa da Silva Borges
    e13836
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13836
  • Processo histórico de criação do Assentamento Santo Antônio em Porto Nacional-TO: uma leitura histórica através da educação do campo

    George Leonardo Seabra Coelho, Greyg Lake Oliveira Costa
    e13904
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13904
  • Ciências da Natureza e Educação do Campo: reflexões formativas no âmbito do Programa “Escola da terra” da Amazônia Paraense

    Hellen do Socorro de Araújo Silva, Tiago Corrêa Saboia
    e13823
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13823
  • Contexto amazônico e a formação de professores/as do campo no Amazonas

    Heloisa da Silva Borges , Claudio Gomes da Victoria, Helena Borges da Silva, Érica de Souza e Souza
    e13333
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13333
  • O Programa Escola da Terra no Piauí: experiência educativa na direção da formação humana

    Luiz Jesus Santos Bonfim, Keylla Rejane Almeida Melo
    e13839
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13839
  • Teorias pedagógicas na Educação do Campo: percepções e constatações a partir da análise de projetos político-pedagógicos no contexto da Ação Escola da Terra na UFBA

    Manoel Gonçalves dos Santos, Luiz Bezerra Neto
    e13891
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13891
  • A importância do Projovem Campo – Saberes da terra no Bico do Papagaio, Tocantins

    Marcia Flausino Vieira Alves, Idemar Vizolli
    e12833
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e12833
  • O Programa Escola da Terra no Espírito Santo: formação continuada de professora(e)s do campo no módulo “Inclusão, interculturalidade e interdisciplinaridade”

    Fernanda Monteiro Barreto Camargo , Ozirlei Teresa Marcilino, Rosali Rauta Siller
    e13531
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13531
  • O Programa Escola da Terra e a formação docente na UFRRJ

    Ramofly Bicalho, Pedro Clei Sanches Macedo, Suelen Pereira Estevam
    e13827
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13827
  • O Programa Escola da Terra na formação continuada de professores e professoras de escolas do campo e quilombolas: práticas socioculturais como temas geradores no ensino da matemática escolar

    Raquel de Carvalho, Kaled Sulaiman Khidir, Rogério Ribeiro Coelho
    e13897
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13897
  • Perfil das/dos professoras/es cursistas da segunda edição do Programa Escola da Terra/Sergipe

    Tereza Simone Carvalho, Josefa de Lisboa
    e13838
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13838

Letters to the Editor / Carta ao Editor

  • Being a professor and researcher during the COVID-19 pandemic

    Deyla Paula de Oliveira, Gustavo Cunha de Araújo
    e14225
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14225
  • Síndrome visual informático: un problema emergente durante la emergencia sanitaria por COVID-19

    Edwin Gustavo Estrada Araoz, Jimmy Nelson Paricahua Peralta
    e14516
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14516

Dossiê Extensão Rural

  • Desafios atuais do ensino de Extensão Rural

    Laila Mayara Drebes, Alexandre da Silva, Marcos Roberto Pires Gregolin
    e15396
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15396
  • Propuestas de extensionistas de Argentina, Chile, Cuba, Ecuador, Guatemala y Uruguay para fortalecer su propia formación

    Fernando Landini
    e14589
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14589
  • A customização da Extensão Rural e suas implicações para o ensino

    Vivien Diesel, Marcelo Miná Dias, Pedro Selvino Neumann
    e14800
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14800
  • O “estado da arte” do ensino em Extensão Rural no Brasil

    Daiane Loreto de Vargas, Laila Mayara Drebes
    e14747
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14747
  • Desafios do ensino da Extensão Rural: práticas e metodologias na produção do conhecimento com agricultores e agricultoras familiares

    Vanilde Ferreira de Souza-Esquerdo, Shana Sampaio Sieber, Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco
    e14751
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14751
  • Núcleos de Estudo em Agroecologia (NEAs): conquistando corações e mentes para a agroecologia

    Ricardo Serra Borsatto, Vanilde Ferreira Souza-Esquerdo, Henrique Carmona Duval, Fernando Silveira Franco, Fabio Grigoletto
    e14754
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14754
  • A Extensão Rural e a Escola: diálogos na construção de Projetos de Vida no Campo

    Dionéia Maria Samua Vieira, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Luis Pedro Hillesheim
    e14717
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e14717

Política Editorial / Editorial Policy

Diretrizes e Normas para Publicação / Guidelines and Instructions for Authors

Nominata de Avaliadores ad hoc / Reviewers and Referees

  • Nominata de Avaliadores ad hoc 2022 / Reviewers in the year 2022

    Revista Brasileira de Educação do Campo
    DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15488